Please ensure Javascript is enabled for purposes of website accessibility

Idioma

28/01/2022 | Plusoft

Novo modelo de cobrança na API do WhatsApp Business: o que muda?

LinkedInFacebookTwitterEmail

Recentemente, o Facebook/Meta anunciou que a partir de 1º de fevereiro de 2022 trocará o modelo de cobrança e precificação das contas que utilizam a API do WhatsApp Business.  

Atualmente, a precificação do serviço é feita com base em notificações, que são aquelas mensagens padrão que os consumidores recebem sobre uma compra ou um pedido de pesquisa de avaliação.  

Entenda os benefícios que esse formato trará para diferentes tipos de negócio e saiba como aproveitar o novo modelo! 

Como vai funcionar o novo modelo de cobrança do WhatsApp Business 

O modelo atual de cobrança é realizado por meio das notificações pré-pagas e padronizadas, como o status de um pedido, aviso de boleto atrasado ou avaliação de atendimento.  

Esse tipo de disparo é contabilizado pela plataforma quando a empresa manda uma mensagem pré-definida para o cliente ou quando o usuário responde após 24 horas da última mensagem enviada por ele. 

Após o dia 1º de fevereiro, o Facebook/Meta alterará a forma de cobrança para empresas que utilizam o WhatsApp Business. Para isso, serão utilizadas duas categorias para diferenciação: conversas iniciadas por clientes e conversas iniciadas pela empresa

As conversas iniciadas por clientes são voltadas para o atendimento e suporte, já as conversas iniciadas pelas empresas são os envios de promoções, pagamentos e rastreamento de envios. 

Entenda melhor: 

As conversas iniciadas dentro do período de 24 horas são chamadas de sessões. Cada sessão é iniciada quando a empresa envia a primeira mensagem, sendo ela uma resposta ao usuário ou um primeiro contato da empresa com alguma promoção ou informação. 

É válido lembrar que o usuário não é apenas pessoa física, mas sim qualquer número de telefone que a empresa entra em contato. 

Se, após o dia 1º de fevereiro de 2022, a troca de conversas entre empresa e usuários ultrapassar o período de 24 horas, uma nova sessão será cobrada. 

O grande benefício dessa atualização é que, independentemente do volume de mensagens entre empresa-cliente dentro da sessão, será realizada apenas uma cobrança a cada 24 horas. 

A API do WhatsApp Business oferecerá conversas gratuitas 

Pensando em proporcionar uma oportunidade de as pequenas e médias empresas promoverem uma boa experiência com seus clientes e explorar um pouco melhor o serviço, as mil primeiras conversas de cada mês serão gratuitas, independente de elas serem iniciadas pela empresa ou pelo usuário. 

É a chance de montar uma estratégia e interagir com o consumidor antes mesmo de iniciar os pagamentos! 

Outros pontos de entrada também possibilitarão a conversa gratuita, sendo eles os CTAs de anúncios de clique para o WhatsApp ou de páginas do Facebook que são colocados nos sites como forma de redirecionar a conversa para o canal de contato. Ambas as opções só podem ser utilizadas pelos usuários e a gratuidade só é válida no primeiro contato. 

Por que utilizar o WhatsApp em suas estratégias?  

O WhatsApp é o aplicativo de mensagens móveis mais usado no mundo, contabilizando cerca de 2 bilhões de usuários ativos. O Brasil está em segundo lugar no ranking dos países que mais utilizam a plataforma, com 108, 4 milhões de usuários, perdendo apenas para a Índia. 

Grande parte da população brasileira que possui acesso à internet utiliza a plataforma para se comunicar, o que abre a possibilidade de usar o canal para gerar mais proximidade com o consumidor, já que o app de mensageria possui quase 100% de penetração no público. 

Além disso, o WhatsApp é uma ferramenta ágil, que entrega a solução para o cliente com praticidade e eficiência, reduz o tempo de espera e o custo do atendimento. 

E o WhatsApp Business, modalidade do app utilizada por empresas, ajuda as a companhias a implementar suas estratégias de atendimento ao público com maior facilidade, proporcionando fidelização e aumento na preferência pela marca.