Please ensure Javascript is enabled for purposes of website accessibility

Idioma

17/01/2024 | Plusoft

NRF 2024: IA Generativa e Retail Media nas ofertas de empresas

LinkedInFacebookTwitterEmail

No último dia da edição de 2024 da NRF, foquei nas tendências que estão se materializando nas ofertas das empresas: IA Generativa e Retail Media.

Todo ano esperamos “qual é a boa” – aquilo que “vai mudar o rumo das coisas”. Giramos entre hype, frustrações, expectativas e, claro, realizações gradativas.

Na verdade, no mercado, conhecimentos vão se agregando, atingindo cada vez mais seu objetivo e muitas vezes acertam o que não foi previsto.

Sobre isso, na NRF tivemos:

Duas boas citadas acima – IA Generativa e Retail Media. Três expectativas correndo pelas laterais: Robótica carregada de IA, Realidade Aumentada e Self-Checkout.

Uma frustração? Óculos virtuais! E não, ninguém ousou falar em ‘metaverso’. Vamos explorar mais detalhes das boas:

  • Tudo agora tem IA Generativa

Anteriormente, todo o mercado se voltou para o termo ‘smart’ – smart TV, smartphone e outros produtos… Agora, os termos ‘IA’ e ‘IA Generativa’ vêm substituindo esse espaço. Um exemplo: TV com Inteligência Artificial.

Investigando, vemos que essa tecnologia está aparecendo para montar descrição de produtos, chatbots e peças de marketing.

Ou seja, onde o conhecimento está armazenado em textos, conversas e vídeos, nós já podemos ter aplicações funcionais.

Vi empresas buscando a tão sonhada Generativa para leitura de números, métricas, bases de dados (estruturadas ou não), mas não achei nada realmente pronto.

Com certeza chegaremos lá, assim que as empresas encontrarem uma infraestrutura confiável para a publicação dos dados privados.

De toda forma, está claro que a IA Generativa já ultrapassou rapidamente a escala ‘metaverso’ de expectativa X entrega.

  • Retail Media

Muitos expositores mostraram cases e produtos para gestão centralizada de media e audiência in-door.

Além disso, foi muito legal ver o Digital Signage aparecendo com força na feira novamente. Principalmente agora que há telas em LED e em FULL HD para praticamente qualquer tamanho e formato.

Contudo, um case de RM que realmente olhe a base de dados em todos os tipos de canais de abordagem ainda é raro.

No Brasil, a Plusoft tem esse produto e também fornece todo o time de planejamento e execução dos planos de Retail Media personalizada.

Expectativas

  • Robótica com IA: Eu acho que não demorará 5 anos para vermos os robôs mais presentes.

Agora, não serão só guias de gôndolas ou mais um ‘ativo de signage’.

De fato, os robôs executarão tarefas completas, como reposição e deslocamento de produtos. Mais segurança e mais eficiência.

O Brasil ainda esbarra no CAPEX (tipo de custo necessário para manter e expandir as operações de uma empresa) e no TIR (indicador que, quando aplicado ao fluxo de caixa, torna os valores de retorno iguais às despesas trazidas a valor presente), mas acredito que ficará cada dia mais viável.

Fico imaginando a combinação do robô da Apptronik (ou mesmo o mais recente da Tesla) com o que vi no último Web Summit, em Lisboa (imagens abaixo).

Robô da Apptronik, o Apollo, presente na NRF 2024 (fez até pose pra selfie!):

Robô da SingularityNET, no Web Summit Lisboa, em 2023:

Realmente, poderemos ver robôs humanoides cada vez mais presentes.

Para finalizarmos, um adendo sobre os óculos de realidade virtual: seguindo a linha do HoloLens 2 da Microsoft, a Meta colocou as versões do Quest (até o Pro) para treinamento de funcionários, sem intenção de focar em cases de entretenimento.

Vamos ver o que realmente vai acontecer com o lançamento do Apple VR Pro. E assim se encerram os 3 dias muito proveitosos da NRF.

Nosso muito obrigado por acompanhar a cobertura da Plusoft e até a próxima! 👋🏻

Este artigo é assinado por Fagner Aires, Diretor Comercial e Retail Media da Plusoft*