Please ensure Javascript is enabled for purposes of website accessibility

Idioma

02/02/2024 | Plusoft

Como monitorar e gerenciar a reputação de marca no digital

LinkedInFacebookTwitterEmail

Você sabia que o primeiro passo da maioria dos seus clientes é buscar a reputação da sua marca?

De acordo com uma pesquisa divulgada recentemente pela Buscar ID, 79% dos compradores realizam uma pesquisa minuciosa sobre a reputação de uma marca antes de efetuar qualquer contato ou compra.

A maior parte das pessoas que faz parte da porcentagem acima chega a usar, surpreendentemente, entre 2 ou 5 fontes diferentes de pesquisa prévia.

O Google e os demais pesquisadores online são a principal porta de entrada para o consumidor na fase da pesquisa de produtos e marcas.

As lojas e sites online são procurados por 26% do total, contudo os buscadores são os preferidos de mais da metade das pessoas.

Use as métricas a seguir a favor da sua marca:

-> Mais de 80% dos consumidores compraram um produto após ler as avaliações de outros produtos.

-> 66% dos clientes estão dispostos a continuar se relacionando com a marca, portanto querem receber comunicações e contatos.

Adicionalmente, os estudos revelaram que leads provenientes de recomendações apresentam uma taxa de conversão 30% superior em comparação com aqueles gerados por outros canais de marketing, como anúncios em redes sociais ou mídia programática.

Os dados acima destacam a importância fundamental de oferecer produtos de alta qualidade, proporcionar um atendimento excepcional, adotar práticas comerciais transparentes por parte das empresas e estar sempre atento à reputação de marca.

Esses elementos são cruciais, pois asseguram experiências positivas aos consumidores e, simultaneamente, a construção de uma sólida reputação online.

Enquanto isso, o valor que evidencia a significativa taxa de conversão proveniente de recomendações reitera a influência do boca a boca, ou “member get member”.

A singularidade desse método reside na confiança inerente a uma recomendação pessoal.

Além de impulsionar as taxas de conversão, as indicações também desempenham um papel vital na formação de relacionamentos mais robustos com os clientes e no fomento da fidelidade à marca.

Como posso ter controle da percepção da minha marca de forma proativa, antecipando crises ou prevendo upgrades em produtos e desejos do meu público?

Saiba como o nosso ecossistema e expertises te auxiliam no dia a dia e na imagem da sua marca a curto, médio e longo prazo:

Tenha uma melhor compreensão do público sem a necessidade de mobilizar um investimento alto para isso

Com o Social Listening (escuta social) e Monitoring (monitoramento social), é possível acompanhar e analisar as conversas e interações dos usuários nas redes sociais, ajudando a entender melhor o público-alvo e as suas necessidades.

Esteja sempre atualizado

Analise a concorrência e as estratégias nas redes sociais, pois assim a sua empresa pode adaptar a estratégia e se destacar ainda mais no mercado.

Encante os seus clientes

Forneça um atendimento ao cliente mais eficiente e personalizado, centralizando informações e permitindo que a equipe de atendimento gerencie tickets e resolva problemas rapidamente.

Em suma, a participação de especialistas no sucesso e na permanência de percepções positivas sobre a sua marca não expira.

Problemas no fluxo de atendimentos? Veja como solucionar!

Como está o fluxo do atendimento da sua marca atualmente referente ao gerenciamento de crises?

Trouxe soluções criadas por nós da Plusoft para os problemas mais comuns encontrados nesse âmbito:

-> Monitoria de interações nas redes sociais, como assuntos de fraudes, crises e afins.

-> Disparo de alertas pré-definidos via e-mail para todos os nomes previamente relacionados.

-> Mapeamento de estratégias com base nas classificações realizadas nas interações coletadas.

-> Envio de respostas automáticas para comentários de Facebook.

-> Distribuidor automático de casos (controle de atendimentos por operador, com acompanhamento de status e prazos).

-> Identificação de lovers e haters para prioridade de atendimento.

Nossos especialistas estão prontos para tirar suas dúvidas ou para agendar uma demonstração completa para você e o seu time.

Artigo assinado por Bruno Alves, vice-presidente de Inovação e Marketing da Plusoft.