Please ensure Javascript is enabled for purposes of website accessibility

Idioma

17/08/2021 | Plusoft

7 maneiras de interagir com clientes de forma criativa e inovadora

LinkedInFacebookTwitterEmail

Interagir com clientes é adotar meios de fortalecer o relacionamento e melhorar a experiência da pessoa com a marca, fidelizando-a.

Antes da era digital, existiam limitações que permitiam o contato entre empresa e cliente apenas em lojas físicas e por telefone. Com o surgimento e popularização da internet, no entanto, os sites foram se modernizando até se tornarem lojas virtuais e excelentes canais de interação com o público.

E como utilizar a tecnologia para melhorar sua relação com o seu público-alvo? Continue a leitura do nosso artigo e confira 7 dicas que ajudarão você a interagir com os seus clientes com criatividade e inovação!

1. Invista em um blog para a empresa

Além de ter um site institucional contendo os produtos ou serviços do negócio, é fundamental também possuir um blog. Isso porque os conteúdos publicados nele servem para nutrir os potenciais clientes com informações que serão úteis na sua jornada de compra.

Idealmente, é preciso que o blog tenha conteúdos voltados para:

  • pessoas que estão em um primeiro contato com a marca e ainda desconhecem que precisam de um produto ou solução;
  • pessoas que têm consciência das suas dores e estão à procura de alguma solução;
  • pessoas que estão prontas para fechar negócio.

Como é possível perceber, um blog pode ser utilizado de forma eficiente dentro de uma estratégia de marketing de conteúdo. Isso porque, à medida que a audiência passa a ser nutrida de informações valiosas, ela tende a se aproximar da decisão de fechar uma compra.

Embora o funil de vendas não seja algo linear, o blog pode trazer excelentes resultados de médio e longo prazo ao negócio.

2. Esteja presente nas redes sociais

Quem não tem, pelo menos, uma rede social nos dias de hoje, não é mesmo? Trata-se de um meio bastante eficiente de interagir com o público e aumentar o alcance da marca.

Cabe à empresa identificar em quais plataformas a sua persona está mais presente e, com base nisso, estudar as particularidades de cada rede social e extrair o máximo possível de resultados.

Vale salientar que cada plataforma apresenta apelos diferentes. O Twitter, por exemplo, trabalha mais com pequenos textos. Já o Instagram tem um foco maior em imagens e vídeos de curta duração. O LinkedIn, por sua vez, é uma plataforma para obtenção de networking, onde muitas empresas também estão à procura de talentos.

3. Ofereça material rico

Quando um cliente em potencial está em busca de resolver algo ou saber mais sobre determinado tema, materiais ricos são uma grande ajuda por trazerem uma visão mais aprofundada sobre um aspecto específico.

Uma das formas mais conhecidas é o e-book, mas sua empresa pode também lançar mão de conteúdos como:

  • newsletters;
  • vídeos;
  • webinars;
  • podcasts;
  • infográficos, entre outros.

4. Invista em conteúdo personalizado

Uma das principais maneiras de se destacar no marketing digital, interagindo e vendendo para os clientes, é conhecer a persona do negócio.

A definição do perfil deve ser fruto de bastante pesquisa e, quando já houver uma noção das características do cliente ideal da empresa, é preciso investir em conteúdo que seja o mais personalizado possível. A razão disso é que a persona precisa ter a impressão de pessoalidade na interação com a empresa.

Uma das melhores formas de fazer isso na Internet é por meio do SEO, ou Search Engine Optimization. Em poucas palavras, esse é o mecanismo por trás do ranqueamento de páginas no Google e em outros navegadores. Para ser encontrado facilmente, é preciso, além de fazer um conteúdo relevante para a persona, usar palavras-chave relacionadas ao negócio e ao estágio da pessoa no funil de vendas.

5. Aposte em diferentes canais pelos quais a voz do cliente pode ser ouvida

Antes de a internet se popularizar, o telefone era praticamente o único canal de contato entre a empresa e o cliente. Hoje, no entanto, é possível interagir com ele por e-mail, chatbots e redes sociais, cabendo ao negócio fazer um levantamento de quais meios de comunicação o seu público costuma usar mais. Uma das estratégias usadas nesse sentido é o atendimento omnichannel, que consiste em adotar e integrar múltiplos canais, no intuito de facilitar e agilizar o atendimento ao cliente.

Suponha que uma pessoa solicitou contato com a empresa pelo Messenger do Facebook, mas, por algum motivo, não concluiu uma compra. Mesmo assim, todas as informações do contato foram salvas e, caso a companhia continue a conversa com ele em outro canal, como o telefone, ele não precisará informar os seus dados de novo.

Com o uso de uma plataforma de atendimento que seja omnichannel, todos os dados passam a ser registrados em um histórico único, simplificando o atendimento e aumentando a satisfação do cliente ao entrar em contato novamente com a marca.

6. Aproveite o marketing de influenciadores

Influenciadores digitais são pessoas com uma quantidade relevante de seguidores nas redes sociais. Logo, fazer uma parceria com elas pode trazer muitos ganhos ao negócio, por conta do maior alcance da marca e pelo fato de influenciadores terem autoridade.

Em outras palavras, se um influencer faz suas compras em um único supermercado, por exemplo, é sinal de que aquele estabelecimento oferece diferenciais e se destaca no mercado.

7. Adapte o conteúdo para dispositivos móveis

Muitas pessoas usam mais o celular do que o computador hoje em dia, até mesmo para o trabalho. Isso significa que as aplicações para dispositivos móveis devem ser responsivas e ter um tempo de carregamento das páginas rápido, no intuito de não prejudicar a experiência do consumidor.

É um grande erro achar que um site feito para computador terá o mesmo desempenho no celular. Por isso, é preciso atentar para essa questão e assegurar uma boa experiência do usuário.

A interação com o público ajuda a expandir o alcance da marca e consolidá-la no mercado. Quando a empresa busca estruturar bem essa parte do negócio, as vendas e a fidelização dos consumidores tendem a aumentar. Dessa forma, os custos são menores, já que é mais barato vender para o mesmo cliente do que investir tempo e dinheiro na prospecção de leads.

Interagir com clientes ajuda a fortalecer o relacionamento e melhorar a experiência do cliente, aumentando a sua fidelização. Como vimos, existem diversas formas de se aproximar do público e se tornar inesquecível na mente deles, não só oferecendo produtos e serviços, mas também compartilhando conhecimento e nutrindo os consumidores com informações úteis e relevantes.

O que achou das 7 dicas de como interagir com clientes? Continue em nosso blog e aproveite para compartilhar este post nas redes sociais!