Please ensure Javascript is enabled for purposes of website accessibility

Idioma

19/10/2022 | Plusoft

Era da inovação: o que muda na área de Treinamento e Desenvolvimento?

LinkedInFacebookTwitterEmail

A era da inovação impactou a velocidade de aprendizagem. As pessoas estão se tornando cada vez mais autodidatas, buscando por ferramentas que facilitem do ensino às interações sociais. 

Esse movimento dá ênfase para os novos modelos de trabalho, novas áreas de conhecimento e maneiras de executar as funções dentro de uma organização. Por isso, há estudos que têm buscado entender como a área de treinamento e desenvolvimento pode se preparar para o novo cenário. Vamos juntos nos aprofundar nesse tema? 

Qual é o impacto da era da inovação na área de treinamento e desenvolvimento? 

Aos poucos, os cargos estão passando por transformações importantes e as competências para preenchê-los estão acompanhando essas mudanças, fazendo com que os profissionais se adequem a essas novas exigências do mercado e busquem por novos conhecimentos de forma contínua ao longo da vida profissional. 

Essa mudança constante no escopo de habilidades necessárias para se desempenhar uma tarefa tem feito a área de T&D incorporar práticas como upskilling e reskilling em seus escopos. O intuito é preparar os colaboradores para essa virada que tem acontecido gradualmente, fazendo com que eles estejam aptos para desempenhar novas funções. 

Essa é uma tática muito importante para manter o negócio competitivo e aquecido no mercado, preparando as pessoas para lidar cada vez melhor com a tecnologia e todas as vantagens que chegam junto com ela no ambiente corporativo. 

Para isso, é preciso reestruturar a educação corporativa e como ela é feita, aprofundando as habilidades e aptidões que os profissionais já possuem e melhorando-as para se encaixarem às novas exigências do mercado. 

Com esse estudo direcionado, é possível montar trilhas de aprendizagem específicas e efetivas para cada setor, integrando os novos aprendizados no fluxo de trabalho já realizado e resultando em uma mudança gradual e positiva para todos. 

O que significa upskilling e reskilling? 

Para entender melhor esse movimento trazido pela era da inovação, vamos falar um pouco mais sobre as novas práticas adotadas na capacitação dos times? 

Reskilling é, basicamente, a requalificação do profissional para ocupar outro cargo dentro da empresa. Então, é preciso treinar as pessoas para executar demandas diferentes e se adaptarem a uma nova rotina.  

Essa prática é uma opção para quando a organização opta por manter o colaborador mesmo após a adoção de uma tecnologia que fará a automação da sua antiga função, otimizando tempo e recursos. 

upskilling é o oposto pois prepara a pessoa para crescer dentro da função que já desempenha atualmente, passando por um treinamento apenas para desenvolver habilidades que conversam melhor com o novo escopo das atividades. É uma atualização benéfica para todos. 

Quais são os principais desafios dessa mudança? 

Identificar esses gargalos entre a competência atual dos profissionais e adaptá-los às novas exigências de suas funções exige a estruturação de programas e a adesão de ferramentas que tornem a aprendizagem efetiva e bem-feita

A realidade é que muitas empresas ainda não estão preparadas para lidar com essa situação e não possuem um planejamento concreto para incorporar a educação corporativa dentro do negócio, o que dificulta essa atualização. 

É preciso entender os benefícios de uma plataforma de educação corporativa e como escolher a que mais se adequa aos objetivos do seu negócio e às necessidades dos seus colaboradores, seja para essa atualização ou para estimular o engajamento e o pertencimento

Em um conteúdo disponível neste link, é possível entender como implementar uma ferramenta de educação corporativa no negócio e garantir bons resultados ao preparar os colaboradores. Confira!