Please ensure Javascript is enabled for purposes of website accessibility

Idioma

02/06/2022 | Plusoft

Plataforma de Experiência de Aprendizagem (LXP): o que é e quais são as principais vantagens

LinkedInFacebookTwitterEmail

Conhecida como LXP (Learning Experience Platform), ou plataforma de experiência de aprendizagem, esse ambiente de aprendizagem é um recurso que vem sendo cada vez mais utilizado para alavancar a educação corporativa. 

Para entender a fundo o que é essa plataforma e os motivos pelos quais essa experiência de aprendizagem tem sido efetiva dentro das organizações, precisamos explicar como a tecnologia começou a ser inserida no campo da educação corporativa. 

Inicialmente as empresas utilizavam o Learning Management System (LMS), um método que fornecia um amplo catálogo de cursos e oferecia uma boa experiência para o usuário, mas não permitia muitas mudanças ou interatividade no conteúdo. 

Com a evolução das necessidades e a mudança dos requisitos para treinamentos, foi necessário investir em melhorias para a até então LMS, pensando em trazer uma experiência de aprendizagem mais diversificada e satisfatória. E é sobre isso que vamos falar neste post, aproveite e boa leitura! 

Entenda a diferença entre LXP e LMS 

O mercado de treinamento e desenvolvimento tem passado por uma longa transformação, fazendo um uso maior da tecnologia e tornando-a uma aliada para oferecer uma experiência de aprendizagem mais positiva e benéfica para os trabalhadores. 

A realidade é que o setor está se expandindo em um tempo muito curto e exigindo das empresas um posicionamento mais atual, que acompanhe as mudanças que estão acontecendo em todos os setores e, principalmente, as necessidades de treinamento e capacitação contínua das pessoas. 

Por isso, é importante entender as diferenças entre as metodologias da LXP e LMS, seus principais benefícios e como são implementadas no dia a dia.  

Sistema de Gestão de Aprendizagem (LMS) 

Conhecida também como Sistema de Gerenciamento de Aprendizagem, a LMS é projetada para atender as necessidades mais básicas dos colaboradores. Os treinamentos e conteúdos disponibilizados nela são completos, porém não permitem muitas modificações ou interações entre os usuários da plataforma. 

A transmissão de conteúdos nesse sistema é feita de forma vertical; ou seja, apenas gestores e pessoas autorizadas definem quais trilhas compartilhar com as pessoas e os formatos em que os conteúdos serão reproduzidos, não havendo a participação de outras pessoas ou interação.  

Por essa razão, a LMS é considerada um sistema fechado e de formato restrito, já que não permite a interação e participação efetiva dos usuários, dificultando o envolvimento e engajamento na relação aprendizagem-ensino, um ponto importante na transmissão e absorção de conhecimento. 

A proposta de ensino dessa abordagem disponibiliza os conteúdos de forma padronizada e sistemática, seguindo uma lógica de aprendizagem, o que torna o processo mais monótono e desinteressante com o passar do tempo. 

Plataforma de Experiência de Aprendizagem (LXP) 

Já a LXP proporciona um ambiente de ensino centrado na experiência de aprendizado dos usuários, permitindo uma melhor gestão e compartilhamento de conteúdos. A jornada de ensino é mais fluida e interativa, pois a plataforma é desenvolvida por um software personalizável. 

O que quer dizer que, a partir da interação dos usuários, a plataforma LXP recomenda conteúdos e trilhas relacionadas ao gosto e interesse da pessoa, além de permitir o compartilhamento e a inserção de materiais e conteúdos dentro da plataforma.  

A experiência de aprendizagem acontece porque o perfil do usuário é analisado e o software envia os conteúdos com assuntos e formatos que são pertinentes às preferências do aluno. Dessa forma, a jornada de aprendizagem fica mais dinâmica e interativa. 

Com uma trajetória mais ativa e estimulante, faz com que as pessoas se comprometam com o aperfeiçoamento e o desenvolvimento de suas habilidades. 

LMS x LXP 

Ambos são ambientes virtuais de aprendizagem e apesar de serem utilizados na educação a distância, a LXP foi construída com uma tecnologia de ponta e método pedagógicos mais avançados e eficientes, que acompanham as necessidades dos usuários de acordo com as mudanças em seus perfis. 

Por esse motivo, a LXP vem ganhando cada vez mais espaço não só na educação corporativa, mas também nas instituições de ensino, porque garante uma experiência de aprendizagem única e fluida para os alunos. 

Quando realizamos uma comparação entre as abordagens LXP e LMS, podemos citar algumas diferenças notáveis na usabilidade: 

  • Sistema aberto (LXP) x sistema fechado (LMS); 
  • Conteúdo pré-definido (LXP) x conteúdo personalizado (LMS); 
  • Versões finalizadas (LXP) x atualizações constantes (LMS); 
  • Processo monótono (LXP) x processo dinâmico (LMS). 

Como já citado antes, a LXP confere mais liberdade para o usuário contribuir para o seu aprendizado e dos demais com novos materiais em diferentes formatos, e para os gestores e avaliadores também traz uma nova perspectiva de avaliação e acompanhamento da evolução de cada pessoa. 

A mensuração torna a análise dos resultados mais fácil e prática, além de impulsionar a implementação de novas abordagens e trilhas de acordo com o que está sendo identificado nos relatórios. 

Benefícios da união das plataformas LXP e LMS 

Ambas as plataformas podem se complementar e trazer ainda mais controle, engajamento e estratégia para o seu negócio no que diz respeito a educação corporativa e aprimoramento das habilidades dos colaboradores. 

Se a LMS sozinha possui certas limitações, quando junto da LXP, pode expandir o seu potencial e garantir que suas ofertas cheguem com mais assertividade para os usuários, que poderão aproveitar as trilhas de conteúdos e os materiais com mais autonomia. 

A grande diferença é a ajuda da LXP para que os conteúdos da LMS se tornem mais visíveis e atrativos para o público, que poderão aproveitá-los e garantir uma boa absorção, com mais engajamento e envolvimento diário. 

Juntas, as plataformas garantem: 

  • Gerenciamento do aprendizado: a LXP fornece aos usuários flexibilidade, agilidade e adaptabilidade para criar seus próprios caminhos e gerenciá-lo de acordo com suas necessidades, correspondendo a seus gostos e requisitos; 
  • Aprendizagem contínua: para que o profissional absorva com mais profundidade o conteúdo, é preciso manter seus conhecimentos atualizados sempre, e a LXP pode auxiliar nesse ponto, indicando conteúdos e materiais para suprir necessidades de curto, médio e longo prazo; 
  • Proficiência no aprendizado: enquanto na LMS avaliar o desempenho e os impactos dos novos conteúdos para os usuários é dificultoso, em conjunto com a LXP é possível garantir o alinhamento e cruzamento das informações para que a pessoa progrida em seu próprio desenvolvimento e aprimoramento de competências. 

Como uma plataforma LXP funciona na prática? 

A LXP tem o objetivo de tornar o ensino mais simples, interessante e acessível, eliminando as burocracias e a monotonia das experiências de aprendizagem que grande parte das plataformas oferecem.  

Para isso, conta com uma gama de soluções de Tecnologia da Informação, Inteligência Artificial, algoritmos, design e interface intuitivos para apresentar algo mais acessível para os usuários. Mas, como todas essas funcionalidades juntas fazem tudo isso acontecer? É isso que você vai descobrir! 

Processo mais interativo  

A LXP possui um ambiente que proporciona a interação nos mais diferentes aspectos: chat on-line, comunidades e/ ou grupos de discussão, fóruns, redes sociais e outros diversos espaços digitais para o compartilhamento de materiais e experiências, debate de ideias e esclarecimento de dúvidas. 

Além desses tópicos, a plataforma promove uma experiência de aprendizagem mais interativa por meio da gamificação, que inclui uma jornada mais lúdica e com recompensas, e os conceitos de mídias sociais. 

Essa é uma forma mais fácil de incorporar a plataforma no dia a dia das pessoas e em suas diferentes rotinas, sendo elas em escolas, universidades ou empresas. 

Aprendizagem contínua e ativa 

Com o avanço tecnológico, tem sido cada vez mais fácil acessar informações e esse processo é extremamente benéfico para os novos modelos de aprendizagem que tem surgido, trazendo o aluno como o protagonista da construção da sua jornada. 

Essa autonomia faz com que a aprendizagem, em todos os seus âmbitos, seja modificada para se tornar mais eficiente para aqueles que estão em busca do desenvolvimento, garantindo a ampliação do conhecimento de acordo com as próprias necessidades, encaixada em sua rotina e materiais em formatos adequados para cada jornada. 

Experiência de aprendizagem satisfatória  

A autonomia que a LXP proporciona traz um novo aspecto da experiência de ensino, fazendo com que o usuário encontre nesse método mais simples uma maneira de se manter engajado e por dentro dos assuntos que mais estão alinhados com seus objetivos. 

Conforme vão progredindo e atingindo novas metas pessoais, os algoritmos presentes nesse sistema direcionam cada usuário para uma experiência de aprendizagem cada vez mais alinhada com o seu crescimento e aprimoramento. 

A plataforma se adequa aos movimentos do usuário e garante um alto nível de personalização e proporciona novos desafios, direcionamento para sanar dificuldades e dúvidas, alavancando a aprendizagem. 

Vantagens de aderir a uma plataforma LXP 

Quando pensamos na LXP oferecendo uma experiência separada do sistema LMS, podemos eleger outros benefícios que fazem a diferença na jornada do usuário e garantem uma aprendizagem mais ativa e descomplicada. 

Então, para que fique ainda mais claro como essa plataforma funciona na prática e em diferentes cenários da educação, separamos algumas vantagens: 

Experiência focada em pessoas 

Por ser uma plataforma colaborativa, pouco burocrática e que permite a interação dos usuários uns com os outros, com os materiais e principalmente na inclusão de novos conteúdos plataforma, está voltada para fornecer uma experiência focada em pessoas e no melhor aproveitamento das funcionalidades. 

Quanto mais as pessoas interagem, mais o algoritmo entende os gostos e necessidades e se adaptam, criando uma aprendizagem adaptativa. A tecnologia utilizada é um grande diferencial e garante esse destaque para a LXP. 

Alinhamento de interesses 

Com todas as funcionalidades e o incentivo a interação dos usuários, a plataforma enriquece a experiência de aprendizagem alinhando os interesses não só entre alunos, mas também com os gestores e educadores que estão presentes na plataforma. 

O que significa que todas as áreas são conectadas e interagem entre si para garantir uma jornada ainda mais completa e esclarecedora, permitindo que os gestores e educadores indiquem conteúdos e estejam presentes na construção da trajetória das pessoas. 

Versatilidade 

A LXP é uma plataforma versátil, que permite mudanças e atualizações sempre que for identificada a necessidade de aprimorar o que já está disponível para os usuários. Além de ser um ambiente com uma enorme base de dados e conteúdos, ela se expande e atualiza com todas as interações que ocorrem. 

Isso porque consolida informações, utiliza a tecnologias como machine learning e análise de dados para relacionar os conteúdos entre si para gerar novos materiais pertinentes e que acrescentem na experiência. 

O sistema mantém o espaço aberto para a inserção de ações de educação, exigindo pouco tempo para a implementação e execução, garantindo que em poucos minutos os cursos estejam prontos para serem utilizados. 

Learning Analytics 

Para entender a efetividade dos conteúdos e de tudo o que está sendo estudado dentro da plataforma, é preciso avaliar os resultados. O Learning Analytics faz a análise de toda a base de dados, cruzando com as interações dos usuários para trazer informações importantes para os gestores e educadores. 

Com essa tecnologia é possível qualificar e quantificar os dados, oferecendo relatórios personalizados e individuais do desempenho de cada usuário, trazendo pontos de melhoria e principais dificuldades, além de indicar trilhas para auxiliar nesses pontos. 

Um ambiente LXP passa por cada ponto da jornada da educação, auxiliando nos feedbacks e garante que a experiência seja melhor aproveitada e assistida de perto, com um suporte qualificado. 

Como escolher uma boa plataforma de experiência de aprendizagem para o seu negócio? 

Assumir a responsabilidade de incentivar os colaboradores em seu desenvolvimento e acompanhá-los durante essa jornada não é uma tarefa simples, e para capacitá-los da melhor forma, é preciso contar com uma plataforma completa e eficiente. 

Por isso, é preciso levar em consideração alguns tópicos antes de fechar parceria com um ambiente de aprendizagem. Analise abaixo alguns dos requisitos principais que um software com a proposta de ser LXP precisa ter: 

  • Oferecer experiência personalizada; 
  • Suporte on-line e disponível; 
  • Permitir diferentes formatos de conteúdo; 
  • Ter um ambiente interativo; 
  • Proporcionar uma experiência gamificada
  • Realizar social learning; 
  • Possuir integração com as mídias sociais; 
  • Disponibilizar bons relatórios. 

Todos esses são pontos que devem ser considerados e são importantes para proporcionar uma experiência de aprendizagem dinâmica, simples, interativa e eficaz para os seus colaboradores. 

Esse é um grande exercício de gestão e exige dedicação para escolher e adaptar uma nova metodologia dentro da empresa, incentivando os profissionais a utilizarem a plataforma para desenvolverem suas habilidades e garantirem melhores resultados. 

A LXP pode ser muito útil para incentivar a educação corporativa, mas você sabe a diferença entre treinamentos de colaboradores e educação corporativa? Esse é um tema que abordamos em um blogpost. 

Que tal se aprofundar no assunto e proporcionar para seus colaboradores uma experiência ainda mais satisfatória? Acesse este link e leia o conteúdo completo.