Please ensure Javascript is enabled for purposes of website accessibility
Plusoft

Idioma

01/08/2022 | Plusoft

Universidade corporativa: 5 funcionalidades que uma solução eficiente precisa ter

LinkedInFacebookTwitterEmail

A universidade corporativa vem para trazer mais assertividade, engajamento e melhorar o relacionamento empresa-colaborador. Um dos seus principais benefícios é a aprendizagem contínua, que garante o melhor alinhamento aos valores e à cultura do negócio. 

Antes de contratar uma ferramenta que te auxilie nessa jornada, é preciso entender quais são as suas funcionalidades e como se encaixa nas necessidades da sua empresa e, principalmente, se vai agregar valor ao desenvolvimento dos profissionais. 

Por isso, separamos 5 tópicos que devem ser analisados antes de você tomar a decisão. É importante que a ferramenta que vai abrigar a universidade corporativa traga mais eficiência, segurança e precisão para os próximos passos do seu negócio.  

Veja o que considerar na hora da sua escolha e boa leitura! 

  1. Interface intuitiva e didática 

O ideal é que a ferramenta seja fácil de manusear, sem muitos segredos, já que todas as pessoas da empresa terão acesso e deverão utilizá-la. Então, quanto mais fácil e intuitiva, melhor para o engajamento e a usabilidade das equipes. 

Dessa forma, evita o crescimento de uma barreira em busca do conhecimento, e incentiva os profissionais a se aperfeiçoarem. A automação é um dos pontos importantes para que a interface seja intuitiva e a utilização mais simples. 

  1. Diferentes formatos  

Falando em automação, é importante que a plataforma escolhida aceite hospedar diferentes tipos e formatos de materiais, pois isso trará ainda mais engajamento por parte dos profissionais e facilitará a troca de experiências e o aprendizado como um todo. 

Se a universidade corporativa ainda permite o envio de materiais pelos próprios usuários, garante um melhor aproveitamento e integração dos profissionais que estão estudando aquele mesmo conteúdo. 

Para entender mais a fundo o que é uma universidade corporativa e os seus principais benefícios para o negócio, confira um conteúdo completo sobre este assunto por meio deste link.  

  1. Atendimento personalizado  

Para tirar as dúvidas dos profissionais e garantir um bom aproveitamento do conteúdo estudado e de todos os materiais que são disponibilizados na universidade, é importante contar um atendimento personalizado. 

Há ferramentas que contam com um chatbot que cuida das tratativas com os alunos, e outras que ainda encaminham para profissionais da própria empresa que entendem do assunto e fazem uma curadoria, auxiliando a esclarecer todos os questionamentos, dando direcionamento. 

  1. Segurança  

Os usuários que utilizam uma ferramenta, seja ela qual for, precisam se sentir seguros, em um ambiente que possua dados corretos e esteja em conformidade com as regras da empresa, em que dificulta o vazamento, extravio ou a perda de informações importantes. 

Por isso, quanto mais segura for a plataforma, mais os usuários se sentirão confortáveis em utilizá-la e aproveitar todo o potencial que pode ser dedicado a essa tarefa.  

  1. Dados educacionais e relatórios 

Para que os gestores possam acompanhar a evolução da sua equipe e auxiliar nos pontos de melhoria, uma universidade corporativa deve apresentar relatórios com dados educacionais que mostram toda a evolução percorrida por cada pessoa. 

Com esses dados em mãos, é possível descobrir novas habilidades dos colaboradores, explorar esses pontos no dia a dia para obter mais eficiência e resultados na área, e dar apoio com os pontos de dificuldade, além de aproximar a relação entre gestor e equipe. 

Em um outro conteúdo disponível em nosso blog, é possível descobrir quais são os erros cometidos ao utilizar uma plataforma de aprendizagem digital e como evitá-los.