Please ensure Javascript is enabled for purposes of website accessibility

Idioma

26/03/2024 | Natalia Bittencourt

HIMSS 2024: IA e outras inovações na saúde

LinkedInFacebookTwitterEmail

Insights Plusoft + São Cristóvão Saúde no HIMSS 2024, evento com mais de 35 mil profissionais de todo o mundo em Orlando, Flórida (EUA). 
Por Carol Lopes e Marina Romero, Diretora Comercial e Head Comercial de Saúde, Farma e BPO da Plusoft, e Patrícia Hatae, Head de TI da São Cristóvão Saúde. 

Aprender com as novas melhores práticas do mercado da Saúde e impulsionar ainda mais a tecnologia do Brasil na área, essa foi a nossa missão no HIMSS 2024 – Building the Future of Health IT.  

Na tradução, o tema de um dos maiores eventos do mundo, para 2024, significa ‘Construindo o futuro da TI em Saúde’, foco que nunca saiu da linha de frente na atuação da Plusoft e do São Cristóvão Saúde. Estivemos em Orlando, Flórida (EUA), acompanhando a comitiva da Associação Brasileira de CIOS da Saúde (ABCIS). 
O nosso grupo reuniu as maiores autoridades da Saúde no Brasil com o mesmo propósito: trazer os novos avanços tech na experiência do cliente e aplicá-las nacionalmente. 

Principais tendências 

O evento focou em formas mais dinâmicas de atender às necessidades de toda a cadeia da saúde (pacientes, beneficiários e prestadores de cuidado), que estão em constante evolução.  

Dentre as principais tendências, ressaltamos:  

  • Uso de Inteligência Artificial em aprimoramento de diagnóstico de doenças 
  • Automação de tarefas administrativas 
  • Personalização de tratamento de pacientes, com a criação de planos de tratamento com foco em otimização dos recursos e melhora no resultado 

Interoperabilidade e Segurança de Dados 

  • Facilitar o compartilhamento de dados entre diferentes sistemas de saúde 

“Isso permitirá que os profissionais envolvidos tenham uma visão completa do histórico médico do paciente, o que pode levar a um melhor atendimento”Patrícia Hatae.  

  • Proteger os dados contra hackers: a segurança cibernética é uma grande preocupação no setor de saúde, sendo necessário investir em medidas de segurança robustas para proteção. 
  • Aumentar a conscientização sobre as ameaças cibernéticas: é importante que todos os profissionais estejam cientes das ameaças cibernéticas e de como se proteger contra elas. 

Novas tecnologias e inovações em TeleSaúde e Saúde Virtual 

Outro tópico que chamou a nossa atenção foi a importância da TeleSaúde e Saúde Virtual, que continuam a crescer, ganhando destaque e popularidade.
As novas tecnologias e inovações incluem:  

  • Aumento do uso de videochamadas para consultas médicas 
  • Desenvolvimento de novos aplicativos de saúde, desde o monitoramento de passos até o agendamento de consultas 
  • Expansão da telemonitoração, que permite que os profissionais de saúde monitorem os pacientes remotamente e reduz custos 

“Participar da HIMSS 2024, vivenciar e acompanhar as tendências no setor da saúde, é uma imersão inspiradora, onde a inovação e tecnologia se encontram para criar impacto e transformações positivas nas vidas das pessoas. Em meio a esse ambiente dinâmico, encontramos não apenas soluções ou insights, mas também conexões que nos impulsionam a inovar e promover uma saúde mais acessível e eficaz para todos.” Patrícia Hatae 

Voltamos para o Brasil extremamente inspiradas em enriquecer a experiência dentro da Saúde, que envolve uma parceria ainda mais sólida entre o profissional e a tecnologia. 
A principal intenção é melhorar a experiência do cliente no atendimento humano com a ajuda de máquinas e soluções que facilitem todas as interações com pacientes e enriqueça o ecossistema da saúde com dados. 

O futuro já está aqui e ele já deixou claro que a IA vai transformar profissionais de saúde em profissionais de tecnologia nos próximos anos.  
Conforme avançamos para a era da IA cognitiva, isso trará mais desafios, mas também muitas oportunidades de oferecer mais aos pacientes.  

O nosso mundo é hiperconectado e ampliado pela tecnologia e a área da Saúde já é extremamente impactada por isso diariamente, como o uso das soluções Plusoft dentro da jornada do grupo São Cristóvão Saúde, por exemplo.  

O que você achou das tendências e qual é a sua visão sobre o futuro da Saúde em alinhamento com inovações no Brasil?