Please ensure Javascript is enabled for purposes of website accessibility

Idioma

08/04/2024 | Plusoft

A importância da comunicação com o produtor rural

LinkedInFacebookTwitterEmail

Por Victor Iaremchuc – Responsável pelo setor Agro da Plusoft

“Sabemos que o agronegócio brasileiro investe muito em tecnologias da “porteira para fora”, como drones para monitoramento das plantações ou aplicação de defensivos, maquinário para eliminar pragas e insumos poderosos para aumentar a produção de determinada cultura. Porém, empresas do setor também precisam investir da “porteira para dentro”.

Hoje, vamos falar da importância de se ter um canal estruturado, rápido e de fácil acesso para que sua empresa possa falar com o seu cliente: o produtor rural.

Então se, porventura, for do setor agro, como cooperativas agrícolas, sucroenergéticas, fabricantes e revendedores de insumos/sementes, este artigo é para você!

Cada vez mais, o produtor está se tornando mais conectado e tecnológico. Segundo a pesquisa “Inside the Farmer’s Mind”, cerca de 85% dos produtores brasileiros, independente de tamanho, utilizam o WhatsApp como principal ferramenta de comunicação para fins relacionados a negócios da fazenda – sendo que a tendência é que esse número aumente cada vez mais com o passar das gerações.

Por conta dessa evolução, é muito importante as empresas investirem em facilitar essa comunicação através de soluções, como Bots (principalmente no WhatsApp) e Apps para atender às necessidades do fazendeiro.

Pensando em bots, abaixo estão citadas algumas funcionalidades:

Autoatendimento para dúvidas de utilização e armazenagem de insumos (incluindo imagens e vídeos);

Solicitação de visita de agrônomos ou consultores;

Consultas (ex: prazo de entrega e solicitação de 2ª via de boleto).

Já nos Apps…

Acompanhamento do preço de commodities para operações como Barter;

Status da armazenagem de grãos;

Programas de fidelidade;

Relatório das últimas visitas dos agrônomos (ex: acompanhamento dos talhões durante a safra).

Todas essas funcionalidades são feitas a fim de agilizar e dar uma melhor experiência para o produtor, pensando sempre em fidelizá-lo à sua empresa.

Além disso, sabemos que uma das dificuldades do setor é que seu negócio consiga gerir – ou tenha uma gestão – dos dados desses produtores. Essas ferramentas são uma maneira “fácil” de se conseguir esse tipo de informação (seja cadastral ou até mesmo de preferências e/ou intenções de compra), pois elas são preenchidas durante a jornada de interação com sua marca.

Gostou?
Para saber mais, entre em contato conosco e agende um bate-papo!”

Victor Iaremchuc