Please ensure Javascript is enabled for purposes of website accessibility
Plusoft

23/11/2021 | Plusoft

Consumidor 5.0 – Quem é e como oferecer o atendimento ideal

LinkedInFacebookTwitterEmail

Você conhece o termo empoderamento? Ele reúne bem as características do consumidor 5.0.

Esse perfil de cliente possui maior consciência sobre a importância do seu poder de compra para as empresas, assim como os direitos existentes nessa relação e a possibilidade de trocar uma marca pela concorrência. Dessa forma, a pessoa desenvolve um maior nível de exigência para com o atendimento oferecido pelas empresas, o que eleva a competitividade entre as marcas.

Esse posicionamento não existia com tanta intensidade nos consumidores do passado, mas é indispensável acompanhar as mudanças e se adaptar para garantir a satisfação.

Pensando nisso, preparamos este artigo sobre o consumidor 5.0. Continue a leitura e fique por dentro!

Quem é o consumidor 5.0?

O consumidor 5.0 reflete as principais mudanças de mundo que surgiram com maior democratização do acesso à internet e do uso de smartphones: agilidade, praticidade, dinamicidade e criticidade.

Por esse motivo, é indispensável que as marcas se adaptem a essa realidade. Em outras palavras, é preciso se vestir de acordo com o evento para não desagradar os participantes, que são os clientes, nem abrir lacunas que possivelmente podem ser preenchidas pela concorrência mais antenada e preparada.

Quais mudanças ocorreram no perfil dos consumidores?

É natural que os hábitos de consumo e comportamentais mudem de acordo com as transformações do mundo. Para entender as mudanças e se adaptar adequadamente, listamos as principais características de cada consumidor, do 1.0 até o 4.0. Veja:

  • consumidor 1.0: os únicos canais de atendimento eram o telefone ou a loja física, a relação entre cliente e marca era unicamente de vendas diretas e o único critério de escolha era o preço dos produtos/serviços;
  • consumidor 2.0: a concorrência aumenta e os meios de comunicação evoluem. As empresas precisam se dedicar um pouco mais para conquistar o cliente e destacar os diferenciais dos produtos/serviços oferecidos;
  • consumidor 3.0: a maior facilidade de acesso à internet traz um certo empoderamento ao cliente, que exige mais personalidade e posicionamento das marcas para satisfazer suas exigências de compra;
  • consumidor 4.0: o acesso à internet passa a ser ainda maior, o que tornou necessária a maior adaptação das empresas para o meio digital e melhores estratégias de conquista do público.

Quais as características do consumidor 5.0?

Ao entender a evolução do comportamento dos consumidores, fica nítido que o consumidor 5.0 apresenta inúmeras diferenças em relação às versões anteriores, o que torna um desafio para as empresas se adequarem e conseguirem satisfazê-lo. Entenda mais sobre as características desse perfil.

Tem intimidade com a tecnologia

A tecnologia oferece mais praticidade e rapidez nas operações. Por isso, tornou-se tão presente no dia a dia dos consumidores. Hoje, é comum que clientes de diferentes faixas etárias prefiram digitar do que escrever, ler livros digitais em vez de físicos e assim por diante. 

Afinal, basta ter um smartphone em mãos para realizar dezenas de atividades de forma prática e rápida, o que antes poderia ser algo impensável. 

Como satisfazê-lo?

É essencial mostrar que conhece bem os gostos e interesses desse público e adotar soluções tecnológicas em todas as fases de compra, desde a pesquisa por soluções de um eventual problema até o pós-venda ou feedback da compra.

Preocupa-se com o coletivo

Uma das vertentes relacionadas com o perfil do Consumidor 5.0 é o pensamento em pautas e causas que impactem o coletivo.

Como satisfazê-lo?

Pautas relacionadas ao meio ambiente, racismo, preconceito de gênero, homofobia e outras questões são vistas com mais relevância. Logo, é recomendado que as marcas também participem de conversas sobre o assunto.

Falar ou não falar sobre esses temas diz muito sobre seus valores e posicionamentos. Assim, em vez do silêncio, opte por deixar clara a visão da marca sobre tais questões de interesse coletivo, antes que os consumidores insatisfeitos ou os concorrentes passem a falar por você.

Valoriza a dinâmica no consumo

As facilidades oferecidas pela tecnologia deixaram o consumidor 5.0 mal acostumado — ou muito bem acostumado. Isso quer dizer que, sempre que for possível comprar sem sair de casa, entrar em contato com as marcas fora do horário comercial e nos dias da semana que forem mais cômodos, o ciente optará por esse caminho.

Como satisfazê-lo?

Se a sua empresa ainda não oferece todas essas comodidades que tornam a experiência mais eficiente, a concorrência ou já o faz ou vai fazer. Então, não durma no ponto e aprenda a superar as expectativas.

Influencia e é influenciado

Os influenciadores digitais se tornaram parte importante da decisão de compra do público. De acordo com pesquisas do Opinion Box, 55% das pessoas já compraram algo indicado ou utilizado por criadores de conteúdo. É por motivos como esses que vídeos de crítica e review de produtos são tão famosos.

Como satisfazê-lo?

É importante ter em mente que não precisa ter milhares de seguidores para influenciar alguém a comprar determinado produto ou serviço. A recomendação de familiares e amigos costuma ser decisiva para muitas pessoas escolherem um produto ou determinada marca. 

Além disso, a opinião de desconhecidos que fizeram compra e expõem suas visões nos sites e nas redes sociais da marca, ou até mesmo em portais de reclamação, também são fundamentais para a decisão de compra. Assim, peça sempre o feedback dos clientes para usá-los como prova social e não deixe de responder a todos.

Pesquisa on-line antes de comprar

9 em cada 10 clientes pesquisam on-line antes de realizar uma compra, como mostra a pesquisa do SPC. Isso torna ainda mais evidente que, em vez de brigar por qual é melhor, entre loja física e virtual, realizar a integração para satisfazer os usuários é a melhor saída.

Como satisfazê-lo?

Para isso, é importante otimizar ambos os serviços e facilitar a busca do usuário ao incluir detalhes sobre o que pretende vender, fotos de qualidade, atendimento rápido e eficiente para tirar dúvidas e muito mais. 

Então, conseguiu enxergar as inúmeras mudanças no consumidor 5.0 e a importância de se adaptar a elas para não tornar uma marca obsoleta?

Como as transformações e inovações continuam sempre surgindo, é recomendado investir em ferramentas de monitoramento para ficar sempre um passo à frente e em ferramentas de atendimento, o que evita a estagnação de vendas e abandono dos clientes.

O nosso conteúdo foi útil para você? Assine a nossa newsletter e continue por dentro das nossas atualizações e satisfaça o seu cliente! 


pt_BR