Please ensure Javascript is enabled for purposes of website accessibility

Idioma

25/06/2021 | Plusoft

Marketing de relacionamento: qual a importância de investir nessa estratégia?

LinkedInFacebookTwitterEmail

A concorrência entre as empresas de um mesmo segmento é cada vez maior. Por isso, conquistar espaço no mercado e atrair mais clientes é um desafio diário no mundo dos negócios. Para fidelizar seu público-alvo e angariar novos clientes, muitas organizações estão utilizando o marketing de relacionamento dentro do seu planejamento.

Essa estratégia ajuda os gestores a estruturarem ações eficientes para a empresa, entenderem as necessidades do seu público e identificarem oportunidades, a fim de criar uma relação mais próxima com eles.

Para desenvolver o marketing de relacionamento, as corporações precisam oferecer uma experiência do cliente agradável e utilizar diferentes canais de comunicação para facilitar o atendimento e reunir informações que ajudem a formar um perfil consistente do usuário, por meio das interações feitas entre a pessoa e os canais sociais da marca.

Neste artigo, conheça as suas vantagens e veja qual é a importância de investir nessa estratégia!

O que é marketing de relacionamento?

O marketing de relacionamento é um conjunto de ações que visa a construção de relações contínuas e crescentes com o público, aproximando a empresa do cliente. Quando executado de forma correta, o marketing de relacionamento fideliza consumidores, melhora os resultados do negócio e cria autoridade de mercado.

Quais os benefícios do marketing de relacionamento?

Ao investir no marketing de relacionamento, você não estará apenas beneficiando os lucros da organização, mas também o atendimento, os colaboradores, a imagem da empresa e diversos outros pontos.

Conheça, a seguir, as principais vantagens dessa estratégia:

Segmentação facilitada

O marketing de relacionamento faz com que os gestores foquem em clientes de acordo com o perfil comportamental de cada público. Com isso, é possível segmentá-los, a fim de entregar um conteúdo, produto ou serviço que eles necessitam, facilitando de forma significativa o processo de nutrição e retenção.

Otimização do direcionamento das ações

Com a segmentação de consumidores e uma melhor identificação de oportunidades, você consegue criar ações mais bem direcionadas. Isso ajuda a reduzir o número de pessoas que desistem de uma compra, por exemplo, otimizando o funil de vendas.

Assim, a taxa de conversão é maior, o que gera novos compradores para a sua empresa e mais chances de fidelização.

Obtenção de feedbacks

O marketing de relacionamento aproxima os clientes da organização e, como consequência, você obtém um número maior de feedbacks dos usuários. Em um mercado competitivo, essa estratégia faz toda a diferença para a marca que deseja atrair consumidores, gerar mais vendas e ganhar destaque.

Um número maior de feedbacks também permite que os gestores e a sua equipe saibam o que as pessoas pensam do seu produto ou serviço —o que influencia positivamente nas ações da empresa, já que é possível criar ações mais alinhadas às necessidades dos clientes.

Custos baixos

Muitos empresários não sabem, mas manter um cliente é muito mais barato do que conquistar novos. Sendo assim, ao aplicar o marketing de relacionamento, é possível diminuir os custos operacionais.

Geralmente, isso ocorre porque os clientes são fidelizados, o que garante pessoas que sempre vão comprar o seu produto ou serviço ou, até mesmo, divulgá-los nas redes sociais.

Fidelização de clientes

A fidelização é uma etapa muito importante do funil de vendas para que o negócio continue crescendo. Por isso, mesmo após a realização de uma compra, é interessante manter contato com ela para estabelecer um bom relacionamento.

Dessa forma, cria-se uma aproximação entre o cliente e a marca, o que aumenta as chances de fidelização. Com essa estratégia bem aplicada, é possível fazer com que ele volte a comprar mais vezes com a sua empresa em futuras oportunidades.

Ainda, um consumidor fidelizado é alguém que recomenda a sua marca para familiares e amigos, defende os seus valores e apoia todas as suas ações de forma espontânea.

Aumento das vendas

O crescimento das suas vendas é mais um dos benefícios do marketing de relacionamento. Isso porque uma estratégia bem direcionada proporciona clientes fidelizados, mais feedbacks e a expansão da sua marca. Assim, é possível conquistar melhores resultados e lucros.

Engajamento do público

Quando uma empresa se aproxima do seu público e o fideliza, ela consegue transformá-lo em um verdadeiro fã da marca. Nas redes sociais, por exemplo, isso pode gerar compartilhamentos, comentários, curtidas e mais interações por parte dos clientes, o que se torna um grande benefício para as ações de marketing e os seus resultados.

Autoridade da marca

O marketing de relacionamento ajuda a promover o seu negócio e ganhar destaque no seu segmento. Diante disso, é possível estar cada vez mais perto de conquistar autoridade na área. Obter esse crédito significa se tornar uma referência no seu nicho e ser mais procurado pelos consumidores.

Melhor ROI

A partir do momento em que você cria uma estratégia de marketing de relacionamento, o seu cliente entra no seu foco de atenção. Com a eficiência dessas ações, é possível reter o seu público, melhorar as vendas e, consequentemente, aumentar o Retorno sobre o investimento (ROI) da sua empresa.

Portanto, há o aumento do faturamento e o surgimento de novas oportunidades, o que já coloca a sua marca à frente dos seus concorrentes.

Por que é importante investir em uma estratégia de marketing de relacionamento?

Além de garantir os benefícios citados, é importante investir nessa estratégia com o objetivo de contribuir para o sucesso da sua marca. Outro ponto relevante é que, em um mercado competitivo, não basta oferecer apenas o seu produto ou serviço. É preciso encontrar diferenciais que ajudem a encantar os consumidores e destacar o seu negócio em meio à concorrência.

No entanto, para que essas ações sejam positivas e gerem frutos, é fundamental que a marca esteja alinhada com esse objetivo e tenha táticas bem direcionadas para os clientes.

Nesse momento, é interessante utilizar diferentes meios de comunicação para se aproximar do público, como as redes sociais. Elas têm grande potencial e permitem que as empresas criem conteúdos e conversem diretamente com os seus potenciais consumidores.

Além disso, ter a tecnologia como aliada nessas tarefas pode ser um grande diferencial para a empresa. Um exemplo disso são os sistemas de CRM, que ajudam a gerir com mais eficiência o relacionamento com clientes. Também existem ferramentas que fortalecem a presença nas redes sociais e ajudam a atender com personalização.

Nós da Plusoft trabalhamos essas soluções que visam a otimização do atendimento e a centralização da relação com o cliente em uma única plataforma. Portanto, ajudamos a melhorar a sua estratégia de marketing de relacionamento, de forma que você conquiste todos os benefícios citados.

Entre em contato com a gente e entenda como bons profissionais junto a um sistema de qualidade otimizam as tarefas da sua empresa!