Please ensure Javascript is enabled for purposes of website accessibility

Idioma

09/07/2021 | Plusoft

Como o uso dos dados ajuda a definir uma estratégia de marketing de relacionamento?

LinkedInFacebookTwitterEmail

De acordo com uma pesquisa da Boston Digital realizada nos Estados Unidos, 54% dos consumidores param de seguir marcas sobre as quais não consideram o conteúdo relevante e 34% das pessoas tomam essa decisão se classificam a mensagem como “chata”. Dados como esses sinalizam para a importância de construir estratégias de marketing de relacionamento.

Afinal de contas, fazer isso contribui para construção e disseminação da marca, aumentando a atração, fidelização e o número de advogados da marca. Apesar da relevância dessas estratégias, atingir esses objetivos é um desafio, já que é preciso constantemente se mostrar relevante e interessante para o público, como apontam os dados.

Considerando a alta competitividade do mercado e que os consumidores atuais, chamados de 5.0, têm como principais características o maior nível de exigência, não investir em estratégias de marketing de relacionamento certamente é um erro. Pensando nisso, preparamos este post com informações de como as ferramentas de dados podem auxiliar no desenvolvimento de medidas mais certeiras. Confira!

Qual a importância das estratégias de marketing de relacionamento?

O planejamento estratégico é indispensável em todos os setores de uma corporação, das vendas ao atendimento. No caso do marketing de relacionamento, isso não seria diferente. 

Como falamos, a competitividade é enorme e os consumidores altamente exigentes. Diante disso, é importante pensar em diferenciais competitivos que fazem a sua marca ser escolhida pelos investidores, sócios, fornecedores, colaboradores e clientes. É isso que marcas queridas e conhecidas pelo público fazem.

Netflix

A Netflix é um exemplo de marca que não pode ficar de fora quando o assunto é estratégias de marketing de relacionamento. Essa fama surgiu pela capacidade da marca de levantar uma enorme quantidade de clientes fiéis e defensores da marca, que interagem com frequência nas campanhas digitais com comentários e viralização dos conteúdos, por exemplo.

Uma das principais razões por trás desse sucesso, além de entregar um serviço de qualidade para o público-alvo, é o foco nas experiências dos clientes e humanização da marca, especialmente no atendimento: a Netflix interage de forma personalizada com os consumidores, utiliza linguagem autêntica e focada não em agradar a todos, mas, sim, seu público-alvo.

Como os dados podem ajudar nas estratégias de marketing de relacionamento?

Se você se perguntou como a Netflix — e outras marcas de sucesso que não foram citadas, como Apple, Nike, Adidas etc. — consegue atuar de forma tão assertiva com o público e, ainda, personalizar a linguagem, considerando que a empresa tem milhões de clientes, saiba que uma das respostas para isso é o uso de ferramentas de dados.

Duvida? Então saiba que, durante as eleições presidenciais dos EUA em 2016, parte da vitória de Donald Trump ocorreu por conta da análise de dados — juntamente ao auxílio da psicometria, por exemplo —, que, a partir das informações descobertas sobre os eleitores, desenvolveu conteúdos personalizados para cada tipo deles, com base em seus medos, desejos e visões de mundo.

Para utilizar as ferramentas de dados a favor de uma marca, é preciso realizar a coleta, que pode incluir dados da concorrência, notícias, redes sociais, estatísticas internacionais etc. e avaliar todas as informações de forma quantitativa e qualitativa. Quando todos esses processos ocorrem de forma profissional e alinhados com objetivos específicos, é possível obter inúmeras vantagens.

Facilidade para a tomada de decisões

De fato, as empresas precisam ser cada vez mais humanas — e errar é humano. No entanto, diante da alta concorrência e de consumidores com exigência cada vez mais elevada, tomar decisões erradas pode significar o desperdício de recursos, queda na produtividade e motivação dos colaboradores e crise na reputação — dependendo do erro, uma marca pode ficar sempre atrelada a um posicionamento errôneo.

Nesse sentido, as ferramentas de dados funcionam para aumentar as chances de acerto e fazer com que as decisões possam ser tomadas com mais segurança. Quer dizer, muito mais importante que contar com a intuição, experiências passadas e análises superficiais, é preciso que as decisões sejam embasadas em dados analisados de forma profissional. 

Direcionamento para as necessidades do negócio

E se a sua empresa direcionar as estratégias de marketing de relacionamento para um público que nem consome seus serviços? Situações como essas não são tão difíceis de ocorrer e podem ser evitadas com a análise de dados.

Por exemplo, pense novamente na Netflix. A marca utiliza linguagem e posicionamento pensando no relacionamento com um público-alvo muito específico, em vez de querer abraçar todos, numa tentativa de aumentar o volume de vendas.

Ações como essas tornam os clientes fiéis e advogados da marca. Porém, se não houvesse um estudo do público por meio de dados, dificilmente a empresa saberia quem é sua persona e qual linguagem utilizar ao interagir com todos.

Evitam perda de tempo

Desperdiçar tempo também faz parte da lista dos maiores pecados que uma empresa pode ter. Isso porque os consumidores 5.0, além de serem muito exigentes, são impacientes ao extremo. O que pode ser pior para uma pessoa impaciente que fazê-la perder tempo, depois que ela confiou e se dedicou à sua marca?

Com o auxílio de ferramentas de dados, a sua empresa pode construir produtos, serviços, atendimentos e experiências para o cliente, com maiores chances de ser relevante para o seu público-alvo, o que evita ele ficar insatisfeito por perder tempo com algo que não é do próprio interesse. 

Adotar o uso dos dados também eleva a probabilidade de as estratégias construídas serem capazes de atrair os clientes. Quer dizer, se o mercado exige rapidez, não é só o consumidor que não gosta de perder tempo: os dados fazem com que o planejamento estratégico seja mais assertivo quanto aos esforços necessários para atração e fidelização, por exemplo.

Conseguiu entender como usar dados nas estratégias de marketing de relacionamento pode ser benéfico? Além dos benefícios mencionados, é válido falar em centralizar as informações, reduzir chances de erros, ajudar a transformar informações em ações etc. Nesse sentido, algumas ferramentas podem auxiliar com os dados, como é o caso da plusoft Omni CRM, plusoft Social, plusoft Al etc.

Quer entender como as ferramentas podem ser úteis nesse processo? Acesse o nossa página de produtos e descubra mais informações!