Please ensure Javascript is enabled for purposes of website accessibility

Idioma

25/05/2021 | Plusoft

Como melhorar o atendimento ao cliente? Veja 7 melhores soluções

LinkedInFacebookTwitterEmail

Entender como melhorar o atendimento ao cliente é fundamental para o bom funcionamento de uma empresa. Afinal, essa atividade procura satisfazer os consumidores por meio de um serviço de qualidade e, assim, aumentar as chances de gerar mais vendas e oportunidades para o negócio.

Oferecer um atendimento efetivo e de qualidade melhora a confiança dos consumidores em seu produto ou serviço, aumenta o reconhecimento da marca e reduz custos. Por isso, muitos gestores buscam estratégias para aprimorar processos e garantir resultados mais satisfatórios para a empresa.

Neste artigo, apresentaremos as melhores dicas para você otimizar o atendimento ao cliente. Acompanhe!

1. Cultive um bom relacionamento

Uma das principais etapas para aprimorar o atendimento ao cliente é o estabelecer um bom relacionamento com ele. Isso porque, como dizia o “pai do marketing” Philip Kotler, conquistar um novo consumidor é muito mais caro que manter um atual.

Então, investir no relacionamento com o cliente traz muitos benefícios para a organização. Por exemplo, a fidelização desses indivíduos gera pessoas satisfeitas com seu serviço e, ainda, os motiva a indicarem seu negócio a familiares e amigos.

Para aplicar essa estratégia, é importante que os gestores estudem as mudanças do mercado e entendam os perfis dos seus consumidores. A partir disso, é possível criar soluções eficientes para atender às necessidades desses indivíduos. Portanto, mantenha contato com seus clientes para aproximá-los da empresa.

Tenha em mente que os consumidores desejam ser ouvidos. Por isso, dê atenção para essas pessoas e procure sanar dúvidas ou problemas. Dessa forma, é possível melhorar a experiência do cliente com a marca e aumentar as chances de realizar uma venda.

2. Utilize novos canais de comunicação

Melhorar o atendimento ao cliente significa estar presente em diferentes canais e atualizar os meios de comunicação de acordo com seu público. Apesar de o atendimento ao consumidor tradicional, feito pelo telefone, ser uma prática ainda usada, ela tende a diminuir com o tempo. Afinal, cada vez mais pessoas estão conectadas na internet e desejam se comunicar por outros canais.

Por isso, hoje, é fundamental uma marca criar um perfil em redes sociais como Facebook e Instagram, além de ter um site. Essas plataformas funcionam como um meio de atendimento ao cliente e conferem mais comodidade ao público.

Outra vantagem de usar esses canais de comunicação para seu negócio é a flexibilidade que eles proporcionam e a possibilidade de fidelização. Isso evita usuários insatisfeitos com a demora no atendimento e melhora o contato com o público.

3. Analise a jornada do cliente

Mais uma solução sobre como melhorar o atendimento é analisar a jornada do cliente. Esse conceito aborda experiência que os consumidores têm com a sua empresa, o que inclui seu caminho desde o primeiro contato com a marca até a etapa de compra e o pós-venda. 

A partir dessa análise é possível entender quais canais o seu público está presente, quais ele tem preferência e como é seu comportamento em cada um deles.

Nesse ponto, contar com a automação de marketing é indispensável. Essas ferramentas auxiliam os gestores a integrarem os canais e coletar mais dados para desenvolver uma estratégia mais eficiente. Geralmente, esse recurso também ajuda a criar uma jornada do cliente mais personalizada e preditiva.

Ainda, a Inteligência Artificial pode ter um papel fundamental nesse processo. Com ela, é possível aumentar a eficiência de marketing da empresa e encontrar informações mais relevantes sobre o consumidor.

4. Aposte em chatbots

Outra prática sobre como melhorar o atendimento ao cliente diz respeito ao uso de chatbots, um atendente virtual que simula uma conversa e conta com diversas funções que otimizam o atendimento para dúvidas mais comuns.

Geralmente, ele é implementado em diferentes canais, como websites, redes sociais, Facebook Messenger e WhatsApp. Vale ressaltar que esse sistema está disponível 24 horas para atender seus consumidores. 

Os chatbots são úteis para realizar diferentes tarefas, como:

  • vendas;
  • soluções de dúvidas dos consumidores;
  • emissão de segunda via de boletos;
  • agendamento de consultas em clínicas, entre outras atividades.

Desse modo, é possível impactar os clientes de maneira positiva e melhorar a impressão que eles têm da sua marca.

5. Invista em uma estratégia omnichannel

Atualmente, ser omnichannel é essencial para as organizações. Isso porque 60% dos consumidores trocam de canal durante uma compra ou no decorrer da sua experiência com a marca. Além disso, segundo uma pesquisa realizada pela Harvard Business Review, os consumidores omnichannel tendem a gastar mais que aqueles que utilizam apenas um canal.

Portanto, criar diferentes canais de comunicação para sua empresa e unificá-los pode otimizar o atendimento ao cliente. Se o seu negócio une a loja virtual com a física, é possível diminuir problemas durante a etapa de compra.

Outras vantagens de investir no omnichannel incluem o aumento nas vendas e a integração dos canais, além de facilitar a personalização do cliente e ajudar a empresa a se adequar à transformação digital do mercado.

6. Adote a computação na nuvem

Essa tecnologia é uma grande aliada das organizações, pois possibilita o armazenamento de dados dos clientes de forma rápida e simplificada. Com um sistema na nuvem, também é possível acessar as informações em qualquer lugar ou dispositivo.

Assim, fica mais fácil para os gestores tomarem decisões importantes na empresa e melhorar a produtividade da equipe.

7. Conte com o auxílio de um software de CRM

Por fim, a última solução sobre como melhorar o atendimento ao cliente se trata do uso de uma ferramenta de Customer Relationship Manager (CRM). Para além da tecnologia, esse recurso é uma estratégia que coloca o consumidor como foco e centraliza todo o relacionamento com o seu cliente.

Por meio dessa solução, é possível melhorar a fidelização, a relação com os consumidores, conquistar sua confiança e impulsionar seus resultados de vendas. Além de tudo, essa é uma prática eficaz de automação para as organizações, sendo bastante intuitiva, acessível e fácil de executar.

Agora que você sabe como melhorar o atendimento ao cliente, não deixe de investir nessas dicas para otimizar o desempenho e as oportunidades do seu negócio. Muitas vezes, não se preocupar com esse ponto e ignorar o uso da tecnologia pode fazer com que sua empresa perca o poder de competitividade, reduza o rendimento da equipe e não concretize vendas.

Gostou deste conteúdo? Confira também as 6 dicas para melhorar a experiência do cliente nas vendas de fim de ano!