Please ensure Javascript is enabled for purposes of website accessibility

Idioma

15/01/2024 | Plusoft

Varejo de alimentos na NRF 2024: veja as tendências aqui

LinkedInFacebookTwitterEmail

A Plusoft marcou presença no NRF Big Show em Nova York, o maior evento mundial de varejo e o nosso primeiro destaque vai para tendências no varejo de alimentos.

Trouxemos novidades em CRM, Mercado e Consumo, Tecnologia, Supply Chain e Operações, com muita ênfase em Inteligência Artificial e Data Analytics, buscando resolver os desafios dos varejistas.

Entre eles, o que envolve o cliente como um todo: Diferenciação, rentabilização e a fidelização no varejo de alimentos.

Entenda em detalhes

O NRF Big Show reúne cerca de 40.000 especialistas em varejo, representando quase 100 países.

Entre os convidados, estão lojas de departamentos, home centers, varejistas independentes, drogarias, supermercados e etc… Todo o ecossistema do varejo alimentício.

O primeiro dia de NRF já trouxe um ponto alto: a North American Grocery Retail Trends in 2024, sessão mais disputada do domingo, com convidados da The Kroger Co. e da Forrester Research.

A entrevista aconteceu no palco da sala Firework e o espaço ficou lotado. Nossa percepção: foi muito interessante ver a junção das pesquisas e experiências da Forrester Research e The Kroger Co.

Eles abordaram a evolução do setor de varejo de alimentos, com foco em supermercados e discorreram sobre clientes, processos, tecnologia, Inteligência Artificial, funcionários e retail media.

Durante a sessão, alguns experimentos de grandes varejistas com Inteligência Artificial generativa foram compartilhados com a audiência.

Ou seja, foi super completa! Em detalhes: os convidados, Yael Cosset e Sucharita Kodali, destacaram a necessidade de adaptação dos varejistas às mudanças no comportamento do consumidor.

1) a busca por ofertas em diferentes players;

2) a valorização da conveniência;

3) as diferentes jornadas, muito além das compras online. A flexibilização nas formas de delivery (retirada na loja, entrega programada e entrega imediata);

4) o desejo de ter uma a experiência cada vez mais personalizada, seja na loja física ou online.

O papel da IA teve ênfase nas áreas de recomendações personalizadas, chatbots para atendimento ao cliente e automação de tarefas operacionais.

Além disso, as menções à Inteligência Artificial Generativa foram em contextos como geração de texto de marketing, vídeos generativos, fotos estáticas generativas e personalização de campanhas.

Transformação digital nos processos de negócios

O foco foi investir em engenharia de dados, visando maior eficiência na coleta e tratamento dos dados antes de análises e modelagens mais avançadas.

Também exploraram o self checkout, mas deixaram claro que os varejos americanos ainda não encontraram um formato onde o cliente do varejo de alimentos realmente valorize o pagamento ‘independente’.

A aceitação do consumidor a essa tecnologia depende da experiência de compra desejada, variando conforme a conveniência e o nível de engajamento desejados.

Para aprimorar a experiência dos funcionários, sugeriram o uso de tecnologia e IA para otimizar tarefas, melhorar o ambiente de trabalho e reduzir a carga operacional por meio de automação, chatbots e sistemas inteligentes.

Por último, falaram sobre o Marketing de Precisão e Retail Media: adotar estratégias de marketing de precisão, utilizando dados para segmentar e personalizar campanhas.

Outra oportunidade destacada como propícia para o monetização: participação no espaço de retail media.

As sugestões enfatizam a necessidade de adaptação, inovação e uso eficaz de tecnologias emergentes no varejo para manter a satisfação do cliente e a eficiência operacional.

Na minha opinião, foi a melhor do primeiro dia!

Artigo assinado por Fagner Aires, Diretor Comercial e Retail Media da Plusoft.