Please ensure Javascript is enabled for purposes of website accessibility

Idioma

01/06/2021 | Plusoft

Não perca as 7 melhores formas de fazer marketing pelo WhatsApp

LinkedInFacebookTwitterEmail

Fazer marketing pelo WhatsApp é uma estratégia adotada por muitas empresas. O motivo é simples: uma pesquisa feita pela Mobile Time sobre essa plataforma revelou que 99% da população brasileira tem o aplicativo instalado e 76% dos usuários já usaram a rede para se comunicar com empresas. Por meio dessa estratégia, o contato com os consumidores é mais efetivo e há maior chance de conversões de vendas. 

Sabemos que, às vezes, é um desafio levar a inovação de forma contínua para dentro de uma empresa. A boa notícia é que, neste caso, você pode fazer isso usando ferramentas simples e que estão presentes no dia a dia da maioria das pessoas.

Para te ajudar nesse desafio, separamos as 7 melhores maneiras de fazer marketing pelo WhatsApp e como isso pode ser benéfico e gerar bons resultados para uma empresa, continue lendo este artigo! 

Entenda o que é WhatsApp marketing

Esse é o nome dado a estratégia de marketing que utiliza o WhatsApp como um canal de comunicação, pela qual é possível vender produtos, serviços, soluções, etc. O marketing dentro dessa rede funciona a partir do envio de mensagens personalizadas, com o auxílio dos recursos presentes na plataforma WhatsApp Business, desenvolvida pela própria empresa para facilitar o contato com clientes em em perfis comerciais. 

Um dos principais benefícios do marketing pelo WhatsApp é o fato de ele não apresentar nenhum custo. O aplicativo é gratuito para o envio de mensagens de áudio e texto e não limita o alcance das envios, diferentemente de outras redes sociais.

Além de ser uma estratégia econômica, ela apresenta altas taxas de conversão. Segundo a Digital Defynd, a taxa de abertura do WhatsApp marketing é de 70%, maior do que a de qualquer campanha de e-mail marketing.

Além disso, o aplicativo torna possível conversar com o consumidor de um modo mais próximo — afinal, se você tem o número dele, é porque houve um consentimento e uma curiosidade para que a empresa entrasse em contato. 

Agora, falaremos sobre as melhores dicas de marketing pelo WhatsApp! Vamos lá?

1. Implemente uma estratégia multicanal

A estratégia de marketing traçada para o WhatsApp pode estar conectada a outros canais de comunicação. Você pode, por exemplo, enviar um conteúdo que está no Instagram e convidar o usuário a lê-lo. Outras possibilidades são direcioná-lo para uma página de vendas e convidá-lo para se cadastrar na newsletter da empresa, interligando todos os canais ao enviar ao usuário conteúdos que sejam de seu interesse.

Quanto mais canais forem explorados, melhor, pois isso aumenta a autoridade e posicionamento digital de um negócio. Inclusive, é possível fazer uma conexão entre conteúdos nessa estratégia multicanal. Por exemplo: vai mandar uma mensagem oferecendo um produto? Aproveite e encaminhe um post com um tutorial de uso!

2. Envie mensagens relevantes e atraentes

Incluir o WhatsApp na estratégia de marketing da empresa não significa mandar várias mensagens vendendo algum produto ou serviço. Assim como nas outras redes sociais, o conteúdo é o que mais atrai e converte.

Por isso, quando for estruturar a estratégia para essa plataforma, você deve sempre pensar em maneiras de entregar conteúdos diversificados e que façam sentido para o cliente, com base no seu histórico de compras ou interações já realizadas.

Dicas, tutoriais, mensagens perguntando se o consumidor tem alguma dúvida sobre o produto ou a empresa etc. São inúmeras as opções de dados que podem ser entregues pelo WhatsApp. As propagandas também devem estar na pauta, mas não podem ser sua única abordagem.

3. Personalize os envios

Muitas empresas têm dificuldade de manter contato com os clientes e os motivos para isso são variados: falta de disponibilidade para atendimento, excesso de mensagens etc. 

Uma das consequências dessa falta de organização é o envio de mensagens que não fazem sentido com o perfil do consumidor ou momento do cliente dentro do funil de vendas. Esse descompasso costuma acontecer porque muitos negócios seguem a lógica de mandar uma mensagem automatizada para todos os contatos. O que, de certa forma, é negativo.

Segundo uma pesquisa da SmarterHQ, 72% dos consumidores só interagem com uma mensagem se ela for personalizada, o que mostra como os clientes são pouco tolerantes com estratégias que não são assertivas.

Esse é um problema relativo ao atendimento, mas que impacta nas vendas. Afinal, se os consumidores não leem as mensagens que recebem, podem acabar não comprando daquela empresa, ou até se sentirem desestimulados por terem recebido uma mensagem que claramente foi enviada sem levar em conta suas preferências de compra.

4. Organize os contatos

Quanto mais números interagirem com sua marca, mais a lista de contatos vai aumentar. Sem organização, isso pode virar um cenário caótico: mensagens podem demorar para serem respondidas, haverá dificuldade para encontrar um nome específico etc.

Para evitar que isso ocorra, não há muito segredo: é preciso organizar os contatos! Você pode, por exemplo, salvar o nome do cliente e, ao lado, especificar que é um lead na fase de atração, conscientização ou decisão. Essa é uma estratégia que vai agilizar sua rotina e evitar que um lead receba material inadequado ao seu momento.

5. Use gatilhos mentais

Na hora de realizar uma ligação de qualificação, é muito comum o uso de gatilhos mentais. Isso também pode ser aproveitado nas mensagens! Os gatilhos mentais são estímulos que auxiliam o cérebro a tomar uma decisão mais rápido e podem, por exemplo, ser aproveitados na hora de oferecer uma promoção. 

Frisar que a oferta estará disponível por pouco tempo é um exemplo de gatilho de escassez. Assim, por receio de perder a oportunidade, muitas pessoas optam por ao menos abrir a mensagem para ter a certeza de que não perderão a chance de adquirir um produto que pode ser de seu interesse.

Outros exemplos de gatilho são a exclusividade, a prova social (como depoimentos de outros clientes) e a autoridade. Esta última pode ser construída por meio da produção de conteúdos para o blog ou pela divulgação do recebimento de um prêmio, por exemplo. 

6. Envie promoções exclusivas

Como mencionamos, o conteúdo continua sendo o que mais atrai um lead. No entanto, no marketing pelo WhatsApp, a pessoa responsável pela gestão do canal lidará com consumidores que estão em diversas etapas do funil de venda. Alguns podem estar prestes a tomar a decisão de comprar algum produto que a empresa oferece, enquanto outros talvez estejam em um primeiro contato. 

Por isso, é importante planejar uma estratégia que contemple diversos usuários, inclusive os que estão na etapa de decisão. Nesse caso, invista no envio de mensagens falando sobre promoções exclusivas de acordo com os interesses do consumidor.

Caso esses interesses não estejam claros, vale a pena entrar em contato perguntando quais produtos ou serviços ele teria interesse em receber mais informações.

7. Dê os próximos passos

Agora é o momento de executar todas as dicas e tornar a comunicação da empresa em que você trabalha mais fluida com os clientes! Como mencionamos, o WhatsApp é uma ferramenta eficiente e com um alto potencial de geração de valor para os consumidores.

Se você busca por uma maneira mais prática de fazer marketing pelo WhatsApp, uma solução tecnológica pode ser de grande auxílio, automatizando e enviando mensagens, identificando os problemas dos consumidores, monitorando seu comportamento muito mais! 

Se você tem interesse nesse tipo de ferramenta, conheça as que a Plusoft oferece!