Please ensure Javascript is enabled for purposes of website accessibility

Idioma

11/03/2021 | Plusoft

Marketing nas redes sociais: 5 dicas cruciais para potencializar resultados

LinkedInFacebookTwitterEmail

Colocar sua marca em evidência, ganhar reputação, investir na experiência do consumidor e destacar as vantagens de seus produtos e serviços diante da concorrência são objetivos de muitos gerentes de marketing e empreendedores. Para atingir todas essas vantagens, e outras que você verá listadas abaixo, é necessário um bom trabalho de marketing nas redes sociais, com planejamento e estratégia. 

Neste texto, você encontrará dicas essenciais para inovar nas ações de marketing nas redes sociais, espaços que têm conquistado cada vez mais presença de audiência.

Confira!

Por que inovar nas ações de marketing nas redes sociais?

Um bom profissional sabe que um negócio de sucesso envolve trabalho, determinação, foco e planejamento. Pois, mesmo com o produto tendo todas as qualidades possíveis para o seu cliente, é necessário que sua dedicação vá além e garanta que seu público-alvo tenha acesso a informações sobre os benefícios e diferenciais do produto ou serviço oferecido. 

É nesse contexto que as redes sociais são capazes de atingir o público certo, gerar compartilhamento, consolidar a imagem da empresa, potencializar a comunicação e divulgar a marca pela internet.

Além do mais, as mídias sociais estão sendo acessadas por mais pessoas e por um período cada vez mais longo. Uma pesquisa feita pela GlobalWebIndex, publicada pela revista Época Negócios, investigou 45 dos maiores mercados de internet no mundo e estimou que o tempo de cada pessoa em sites ou aplicativos de mídias sociais aumentou de 90 minutos, em 2012, para 143 minutos nos três primeiros meses de 2019.

Esse número é ainda maior no Brasil: de acordo com o estudo, somos o segundo país “mais social”, com cada brasileiro ficando, em média, 225 minutos conectados por dia nas redes sociais

Para utilizar os benefícios das redes sociais em favor do negócio, as empresas precisam desenvolver um plano de ação adequado para o ambiente digital. Não sabe por onde começar? Elencamos cinco iniciativas para criar uma presença consolidada nas mídias e engajar a audiência.

Quais as principais dicas de marketing para as redes?

Abaixo, seguem dicas para alcançar bons resultados nas redes sociais. Acompanhe!

1. Use os dados das suas redes para definir um cronograma de postagem

Quem trabalha na área de marketing sabe que os dados são um dos pontos mais importantes a serem verificados nas redes sociais. O profissional da área sempre deve analisar aspectos como resultados com maior acesso, público-alvo que as postagens atingem, horários nos quais os clientes têm mais diálogo com a página, curtidas, comentários e compartilhamentos. 

Todas essas informações serão fundamentais para que você faça um planejamento de postagem, que contenha os seguintes itens: 

  • horário das publicações;
  • tema dos conteúdos;
  • quais chamadas serão usadas para se comunicar com o público;
  • quais estratégias de interação com o público serão adotadas;
  • quais dias do mês terão sorteios;
  • qual será o melhor dia para publicar vídeos curtos, textos, frases, imagens e outros formatos que as redes permitem.

O ideal é que, por meio dessa organização feita pela produção de um calendário, você evite cair na mesmice e sempre ofereça postagens de qualidade e com um bom diálogo com seu público. Afinal, como sempre temos muitos perfis pessoais e profissionais fazendo postagens, um bom conteúdo sempre faz a diferença.

2. Crie uma linha editorial alinhada à identidade visual

O marketing visual é fundamental para que sua marca seja reconhecida entre tantas outras. As cores, a formatação das letras, o formato do desenho, os gráficos, infográficos e checklists são muito atrativos para o consumidor.

Além do mais, é importante ter consciência de que a imagem carrega consigo uma significação e, por isso, muitas pessoas reagem melhor a postagens com imagens do que a textos explicativos ou extremamente longos.

Sendo assim, ao criar a sua linha editorial, faça um alinhamento com a identidade visual. Tenha formas equilibradas, que sejam coerentes com a sua página, com o produto e com a empresa.

Por exemplo, mesmo que você poste uma frase curta ao lado de uma imagem, tente incluir um toque especial da sua marca. Se possível, tenha uma fonte padronizada, e procure trazer um conteúdo que não seja composto apenas por frases clichês, mas que dialogue com a sua área profissional.

3. Use uma linguagem apropriada

“Qual é a linguagem do seu público-alvo?”. Essa é uma das primeiras perguntas que precisam ser respondidas. Afinal, para manter uma linha de comunicação ativa, é necessário que os internautas se sintam compreendidos. 

Posto isso, ao traçar o perfil do seu público, como idade, profissão, interesses, problemas e soluções, busque enfatizar a linguagem que é a mais ideal para estabelecer a comunicação:

  • formal ou informal;
  • com uso de gírias ou um vocabulário mais técnico;
  • amigável ou mais distante. 

Por exemplo, provavelmente, você já viu em seu feed algum compartilhamento de um comentário da empresa Netflix no Twitter ou no Instagram que viralizou, certo? Os usuários tiram um print e compartilham. Isso acontece porque há ali uma comunicação profissional e bem direcionada para o público.

4. Promova concursos e sorteios

Os concursos e sorteios podem trazer resultados muito bons de alcance para a página. Contudo, lembre-se de que regras são fundamentais para que o objetivo seja alcançado:

  • marcar, pelo menos, 1 amigo na postagem;
  • curtir a página da foto oficial;
  • curtir a foto oficial;
  • compartilhar nos stories (essa é opcional, afinal, algumas pessoas podem deixar de participar por ter que publicar algo em seu perfil pessoal. Então, esse último ponto cabe uma análise de contexto).

Além de promover sorteios, você também pode, por meio deles, estabelecer parcerias com outras empresas e segmentos. Assim, há uma grande chance de atingir um público cada vez mais participativo para a sua rede.

5. Aposte em ferramentas de relacionamento com a audiência

Investir em uma boa ferramenta para o marketing nas redes sociais é, com certeza, algo que trará um ótimo resultado. Um exemplo é o plusoft Social.

Com o plusoft Social, você terá um software que promoverá a integração de todos os seus canais de comunicação, com respostas automatizadas e disponível 24 horas nas redes sociais. Assim, você poderá intensificar o seu fluxo de atendimento sem perder a qualidade.

Além disso, você poderá ter todo o suporte do CRM, assim:

  • a equipe produzirá mais, já que terá contato com uma fonte de dados organizada, segura e detalhada;
  • as vendas aumentarão, pois os vendedores terão acesso a informações importantes que agilizarão o trabalho;
  • o atendimento será mais rápido, por meio do uso do chatbot, por exemplo;
  • todos os dados dos clientes estarão em um mesmo local;
  • você e seus clientes entenderão melhor a empresa e seu produto.

Uma ferramenta, quando bem desenvolvida e usada, com certeza potencializará os seus resultados de marketing nas redes sociais. Cada publicação é uma oportunidade para o seu negócio, pois é engajamento e crescimento para a marca.

Se você quer se informar mais sobre o assunto e buscar alternativas, entre em contato conosco, estamos aqui para trazer as melhores informações!