Please ensure Javascript is enabled for purposes of website accessibility

Idioma

11/07/2019 | Plusoft

O que eu quero é agora! Inteligência artificial para economizar tempo e dinheiro

LinkedInFacebookTwitterEmail

Time is Money. E tempo é pra já, para ontem, principalmente na era de agendas tão corridas em que vivemos nos dias de hoje. Se tempo é uma das moedas mais preciosas da atualidade, a tecnologia corre a passos largos para suprir essa constante necessidade do tudo é para agora. Inteligência artificial, automação e internet das coisas já são algumas das respostas para esse anseio.

O as soon as possible (ASAP) é mesmo um estilo de vida, segundo o relatório “10 principais tendências de consumo”, do Euromonitor International: os estilos de vida do mundo moderno estão conectados com isso sim. Porém, não apenas por isso, quanto mais bem encaixada com vida pessoal & vida profissional a tecnologia estiver, mais querida e absorvida ela será.

 

É rápido, mas precisa ser seguro

 

Experiências sem atritos com aquela marca preferida, facilidade na hora de planejar a jornada de compra, ser atendido quando quiser, ter a sua privacidade respeitada e se sentir seguro ao compartilhar dados. Se de um lado a tecnologia é ótima para trazer agilidade em diversas frentes, do outro ela precisa agregar confiança ao consumidor.

A tendência é, de fato, levar ainda mais a sério a discussão da segurança de dados, até porque estamos falando de ambientes 100% digitais, e que são passíveis de ataques, caso não estejam desenvolvidos sob os protocolos adequados segurança.

E mesmo com esse Q de segurança que ainda deixa os clientes com o pé atrás, a Gartner fez um levantamento que também detectou que o objetivo em usar essas tecnologias é mesmo poupar e ganhar:

Para 58% das pessoas entrevistadas, usar tecnologias de inteligência artificial tem o foco principal em economizar tempo. Já para 53% a IA vem como a aliada perfeita para poupar dinheiro.

Tem mais, a Gartner revelou que os usuários de tecnologia a veem como extremamente necessária para conseguirem bons negócios. É aquela oferta específica que os bots mostraram, ou a melhor rota para o destino dos sonhos que o AVI detectou no atendimento e por aí vai.

 

Conforto em qualquer lugar

 

Você se lembra de quando era comum ouvir “ah mas eu não me sinto confortável usando a tecnologia x”? Pois é, isso está caindo em desuso. Para 70% das pessoas contar com IA, por exemplo, é muito confortável, sem problema algum e a consideram como parte essencial da rotina. Uma boa resposta a isso é também o fato de as pessoas acreditarem que, ações que demandem a voz ou a autenticação facial, são sim muito mais seguras se feitas com a ajuda dos bots.

E nas questões do dia a dia, mais pessoais, nem se fala. Sair do trabalho e acionar a banheira para que ela comece a encher, já é realidade. Falar com o AVI e pedir que ele repasse a sua lista de compras, também. Programar todo o dia com a ajuda da inteligência artificial, então, tranquilo. Poupa-se tempo, dinheiro (porque não precisa mais de alguém para fazer isso para você) e, ao mesmo tempo, ganha-se em qualidade de vida.

Um ótimo dado apresentado pelo Euromonitor International é que as pessoas estão usando muito a internet das coisas para ficar de olho no monitoramento de suas casas. Em 2015 isso era normal para 35% dos usuários, mas em 2017 o número saltou para 53%. É conectividade para estar ligado à sua casa, não importa de onde.

 

Bem-vindo à internet 5G.

 

Enquanto a conexão 4G se espalha nos países em desenvolvimento, a internet móvel 5G começa a dar as caras nos lugares mais desenvolvidos. E, cá entre nós, não demora muito ela também fará parte da vida de milhares e milhares de pessoas no globo.

Até porque muito da necessidade que vemos hoje em dia é a questão da comunicação. Estamos juntos online, mas muito distantes pessoalmente. Se não temos tempo para o contato físico, podemos ouvir música com a pessoa que gostamos naquele intervalo entre uma estação ou outra do metrô — tudo dentro do ambiente virtual.

O Facebook, por exemplo, já entendeu isso e uma das melhorias no Messenger para 2019 é exatamente a questão da funcionalidade de vídeo. As pessoas poderão interagir de forma dinâmica, divertida, com a realidade aumentada, e terão muito mais rapidez nas suas conexões por vídeo.

Enfim, o ASAP não fica mais no contexto da resposta do e-mail de trabalho. O ASAP é regra, ganhou o aliado perfeito junto com a inteligência artificial e agora anda lado a lado com as empresas e consumidores — seja na vida pessoal ou profissional, tempo é dinheiro, e dinheiro todos querem economizar.

 

Por Marildo Matta, CEO da Virtual Interactions.