Please ensure Javascript is enabled for purposes of website accessibility

Idioma

02/03/2021 | Plusoft

5 ferramentas de marketing essenciais para melhores resultados

LinkedInFacebookTwitterEmail

Você usa ferramentas de marketing na sua empresa? Se a resposta for “não”, saiba que você pode perder grandes oportunidades de expandir o seu negócio. Afinal, para obter excelentes resultados com o marketing, é necessário desenvolver campanhas criativas que atraiam a atenção do seu público-alvo. Por esse motivo, o uso de ferramentas que garantam a otimização e o sucesso de suas ações se torna imprescindível, principalmente quando o foco é fortalecer a relação com o cliente.

Por meio dessas ferramentas, a interação com o consumidor ocorre de forma personalizada e automatizada. Essa ação permite tornar a jornada do cliente dinâmica e eficiente, uma vez que o envio dos conteúdos que serão responsáveis por nutrir o leads são direcionados para as pessoas certas, no momento exato.

Contudo, diante de tantas opções de ferramentas, como escolher a melhor? A primeira dica para acertar na escolha é identificar quais são as necessidades e as metas da sua empresa. Saber disso permite que você encontre a ferramenta que atenda a todas as suas necessidades.

Para facilitar essa busca, separamos neste artigo 5 ferramentas de marketing que você precisa conhecer. Acompanhe a leitura!

1. SEMrush

Esta ferramenta está entre os principais recursos voltados às estratégias de SEO de equipes que desejam obter resultados expressivos em marketing digital. Sua principal finalidade é analisar a posição competitiva da empresa com base em seus concorrentes, por meio de análise de dados e parâmetros específicos.

Dessa forma, podemos afirmar que o SEMrush é uma ferramenta que faz o diagnóstico de websites e possibilita gerar uma série de dados importantes para medir o posicionamento na busca orgânica. Na prática, esse recurso garante vários pontos necessários para uma boa inspeção e controle de ações de marketing no meio digital. Entre eles, é possível avaliar:

  • quais são as palavras-chave que seus concorrentes usam com maior frequência;
  • em qual posição estão os seus concorrentes na busca orgânica, bem como na busca paga, com base em suas palavras-chave;
  • quais são os sites que têm links para os sites de seus concorrentes;
  • informações importantes sobre o histórico de pesquisa, como volume de buscas orgânico do seu site e dos seus concorrentes.

Essa ferramenta não conta com versões gratuitas. Entretanto, é possível obter um benefício ao se cadastrar usando e-mail e senha. Nesse caso, ao completar o processo de validação do cadastro, você adquire dez buscas gratuitas, tendo algumas limitações dentro das opções de visualização.

Quanto ao valor do pacote, o preço mínimo é de US$99,95 mensais. Sendo recomendado para negócios que operam com marketing de conteúdo e desejam atingir melhores resultados no posicionamento de termos na busca orgânica do Google.

2. Figma

O Figma é uma ferramenta de marketing que foi criada para atender aos designers, pois garante que grupos trabalhem em um mesmo projeto de maneira simultânea por meio da plataforma, de modo a tornar o processo mais ágil e eficiente. De forma prática, temos um recurso de interfaces que facilita bastante as funções de quem faz a gestão da equipe de marketing, visto que essa ferramenta concentra ações em um mesmo ambiente.

3. Hubspot

De forma semelhante ao RD Station, o Hubspot disponibiliza as funcionalidades ligadas ao gerenciamento e automação de dados de consumidores. A diferença é que ele garante uma maior gama de recursos. Podemos citar como exemplo o Content Management System (CMS), que permite criar um site otimizado e responsivo integrado à própria plataforma.

A criação do termo Inbound Marketing e toda a sua metodologia se deu pelos fundadores da Hubspot. Nesse mesmo momento, eles conseguiram desenvolver uma ferramenta robusta e eficiente de automação de marketing digital.

Na parte comercial, os valores estabelecidos pelo Hubspot no mercado são relativamente mais altos que o RD Station. Mesmo assim, esse recurso apresenta várias vantagens, sendo uma delas a possibilidade de usar um CRM, que não tem custo de manutenção, integrado à plataforma de marketing.

Dessa forma, ao qualificar um cliente do Inbound, sua equipe já visualiza esse consumidor e todo o seu histórico no CRM da Hubspot. Caso você esteja na fase de procura de qual recurso de marketing adotar, é fundamental pesquisar bem as funcionalidades de cada ferramenta e conversar com outros usuários sobre os resultados alcançados ao adquirir cada serviço, de modo a não olhar somente valores.

4. Google Trends

Outro excelente recurso disponibilizado pelo Google é o Trends. Essa ferramenta é ótima para acompanhar, avaliar e comparar assuntos por meio da quantidade de pesquisa atribuída a cada tema. Por mais que não apresente um nível elevado de detalhamento, é considerado um recurso valioso para fazer pesquisas de identificação de lacunas, além de auxiliar na definição de pautas e ações.

O Google Trends pode ser bem explorado por qualquer pessoa, já que é uma plataforma bastante intuitiva e fácil de usar. Outra vantagem é que ela é disponibilizada de forma gratuita para o público. Desse modo, você é capaz de alcançar bons resultados sem necessariamente investir nesse recurso.

5. Plusoft Social

Por fim, é válido citar também a ferramenta plusoft Social. Ela é fundamental para que você possa elevar seus resultados em marketing e vendas. Isso porque sua principal finalidade é melhorar a sua presença no meio digital e possibilitar melhores resultados na interação com o consumidor. Ela permite entender o perfil do cliente e definir quais as melhores estratégias de comunicação, segundo dados e informações coletadas nas redes sociais.

Assim, é possível disponibilizar atendimento em tempo real nos canais sociais e entregar ao consumidor um serviço personalizado. Com a agilidade e a customização do atendimento, os resultados na interação com seu público serão cada vez melhores, permitindo que a sua marca ganhe maior visibilidade e atuação no mercado digital.

Essas foram as ferramentas de marketing essenciais para melhores resultados em seu negócio. Percebe-se que todas elas apresentam características específicas e que contribuem para o sucesso da sua campanha de marketing. Por isso, antes de definir qual a melhor opção, é necessário avaliar a realidade da sua marca e seus objetivos.

Gostou do artigo e deseja saber mais sobre esses recursos de marketing? Então, entre em contato conosco e converse com um de nossos especialistas!