Please ensure Javascript is enabled for purposes of website accessibility

Idioma

30/01/2024 | Plusoft

Destaques da NRF 2024 com especialistas em Varejo e Consumo

LinkedInFacebookTwitterEmail

Nossa primeira edição do People Tech Day de 2024 aconteceu essa semana em parceria com o Instituto Mulheres no Varejo e trouxe como tema uma agenda completamente voltada para a mais importante exposição global de Varejo e Consumo, a NRF!

Reunimos mais de 140 convidados para uma agenda com conteúdo relevante e estratégico da NRF, apresentado em painéis e palestras por especialistas brasileiros em varejo e consumo. Veja abaixo os destaques:

Palestra: Construção de ecossistemas com Julio Takano, CEO da KT Arquitetura de Negócios

Você já ouviu falar na comunidade Retail Lovers (pessoas apaixonadas por conhecer varejo)?

Nesta comunidade, foi construído um ecossistema lucrativo e que fideliza o cliente com descontração, identificação e inovação – fatores que levam à conexão.

Pense que a sua marca pode proporcionar 10 minutos de férias na vida do cliente, desconectando-o da sua rotina dentro de uma loja pensada de maneira diferente das demais, entregando experiência e conveniência.

Esse lugar é chamado de Terceiro Lugar. A empresa que se dedica a fazer essa entrega a seus clientes, tem mais chances de construir a sua própria comunidade de lovers.

Por que terceiro lugar? Pense na sequência casa, trabalho e o seu ambiente ocuparia a terceira posição.

Geralmente, o terceiro lugar é um ponto de venda conectado, fígital, omnicanal. Tudo inteligente, com o foco no cliente.

Como é definida uma loja inteligente?

  • ERP + CRM + APP
  • Mobile Checkout
  • Provador inteligente
  • Click & Collect
  • Drive thru
  • WhatsApp Business
  • Digital Signage (sinalização digital)
  • Loja autônoma

Neste ecossistema, a palavra-chave é colaboração. Para proporcionar esse ambiente de brilhar os olhos e de interação máxima, indústria, distribuição e varejo agem coletivamente.

O propósito é criar a loja com o maior e melhor canal de distribuição de serviços, servindo como um oásis.

Outro ponto é o novo conceito de ponto de venda multiambiente, que vai do premium ao massivo e do produto ao serviço oferecendo experiência e convivência em um ecossistema completo.

APLICABILIDADE

O combo ideal: 10 minutos de férias por dia + Micro momentos de experiências (identifique os interesses mais latentes do seu público, seja em entretenimento ou outra forma de surpreender) + Loja Fígital (física e digital).

Painel: Eficiência e Eficácia nos negócios, com Marina Canto (Diretora de Produto da Vivara), Monique Pizetti (CEO da Super Moniari) e Maria Teresa Cristina Zanon (Diretora Executiva do Ibevar)

O painel abordou diversas frentes de temas tocados na NRF, mas o ponto alto foram os insights colhidos na palestra do Lee Peterson, VP da WD Partners, e que estão interligados com a pauta da palestra do Julio Takano.

O painel abordou a experiência da omnicanalidade, palavra que não é nova, mas passa por atualizações frequentes.

O novo papel da loja física é ser não só um local transacional, mas de experimentação, onde a marca possa se conectar com os clientes de maneira sensorial, agregando valor.

Já o site, deve atuar de forma complementar, trazendo o informacional de maneira completa.

Uma loja que não possui isso dificilmente se diferencia de um e-commerce, onde com poucos cliques, você já recebe o produto em casa.

Palestra: Fazendo valer a pena: insights da NRF 2024, com Jorge Inafuco (sócio da LeadersLab e professor do MBA FIA e Anelise Campoi, fundadora da ACampoi Arquitetura e Consultoria, professora da ESPM e IEDI (Instituto Europeu de Design)

O foco da palestra foi destacar temas futuristas e como saímos da era da abundância para a era da reciclagem, reconstrução, transformação e regeneração – que vai nos guiar nos próximos anos.

As novas tendências de 2024 que vão impulsionar a transformação:

1 – Economia circular com o consumidor como guardião do produto;

2 – IA empática: menos script e mais companhia e mentoria;

3 – Reality Check: amplitude emocional nas experiências físicas do PDV.

Em poucos anos, todos nós teremos assistentes virtuais seja para trabalho, conversar ou mais.  Mas é importante colocar que IA é meio, e não fim, como a internet.

Temos que seguir com um olhar voltado para os humanos nas frentes necessárias, contratando, selecionando, integrando e treinando melhor colaboradores, por exemplo.

A IA também pode ser usada para manter o colaborador feliz, para saber se ele está engajado, se tem match com a cultura da empresa, governança e acessibilidade.

Muitas vezes estamos tão preocupados com o cliente que não olhamos para o time com governança e acessibilidade.

Por fim, foram apresentados 6 tópicos de destaque da NRF para dar mais relevância aos pontos físicos do ponto de vista dos palestrantes:

  • Valores
  • Produtos e experiências
  • Operações
  • Talentos
  • Modelos de negócio
  • Propósito