Please ensure Javascript is enabled for purposes of website accessibility

Idioma

20/01/2024 | Plusoft

Consumidor em 2024: comportamento e estratégias

LinkedInFacebookTwitterEmail

Vamos conhecer os tipos de comportamento do consumidor em 2024?

O comportamento está destinado a passar por transformações significativas em 2024 e representará um marco crucial na evolução do relacionamento com as marcas.

Ou seja, serão moldadas novas expectativas, comportamentos de compra e formas de interação para cada consumidor em 2024.

Isso acontece como um ciclo de vida eterna, onde inovações tecnológicas, mudanças culturais e demandas crescentes redefinem constantemente a experiência do consumidor.

Com base no relatório ‘Consumidor do futuro 2024’ – publicado pela WGSN, uma das autoridades globais em previsão de tendências e consumo – você se prepara com o acompanhamento de novos hábitos e prioridades.

Foram identificados 4 perfis para classificar o consumidor em 2024. Cada um deles deve ser priorizado, analisando os propulsores de comportamentos, desejos e necessidades dessas pessoas.

Aqui compartilho também planos de ação que podem ser implementados hoje mesmo para conquistar cada um dos grupos. Que tal?

Prepare-se para uma imersão estratégica, onde a identificação precisa desses perfis se traduz em oportunidades tangíveis para aprimorar a sua relação com quem mais importa!

Vamos aos perfis do consumidor em 2024:

Perfil 1: Reguladores

Enfrentando a desafiadora “névoa cerebral”, dificuldade de processar toda a sobrecarga de dados do mundo atual, e resistindo a mudanças abruptas, os Reguladores voltam-se para o comércio sem contato.

É um meio de preservar o controle e o equilíbrio entre vida pessoal e profissional. Notavelmente, a Geração X destaca-se como particularmente inclinada ao controle.

A capacidade individual de lidar com a incerteza pode variar, mas, em 2024, os Reguladores enfrentam um desafio comum: manter o comando de suas próprias vidas.

Em épocas antes consideradas ‘normais’, a habilidade de enfrentar uma dose moderada de mudanças, mesmo que desafiadoras ou desastrosas, era maior.

À medida que os anos se desenrolam sob o peso de transformações contínuas, a exaustão se instala e as pessoas anseiam por uma rotina estável, tanto nos domínios do lar quanto no ambiente profissional.

Estratégia de engajamento para os Reguladores:

Lojas ambulantes

O modelo ‘click-and-collect’, quando o cliente faz a compra em uma loja virtual e faz a retirada do produto em um ponto físico, eliminando o tempo de espera da entrega, será ainda mais relevante para essa segmentação.

Já é uma ação posta em prática pelo mercado brasileiro, mas adaptações aos novos estilos de vida, gerando formatos híbridos, devem acontecer. E sim, isso envolve robôs. Por quê?

Por causa do desinteresse do público em ser dono de um carro ou a ascensão das bicicletas, das caronas e dos meios personalizados de deslocamento, os varejistas precisam estar atentos às adaptações.

Em 2024, os Reguladores optarão por coletas externas de itens do dia a dia, como papel higiênico, café e medicamentos. Os motivadores chave? Praticidade e agilidade.

Comércio por voz e home commerce

Imagine que você está assistindo a um programa de televisão, se interessa por um item específico (vamos usar vestuário como um exemplo) e recebe o mesmo produto em casa e em questão de horas. Em 2024, isso será possível.

Para o grupo, o comércio por voz está destinado a impulsionar o comércio residencial, um ecossistema já em crescente demanda por tecnologia inteligente.

No entanto, o que irá solidificar o comércio residencial em 2024? A resposta é dividida em duas partes:

Em primeiro lugar, uma alternativa para aqueles que enfrentam dificuldades ao pesquisar produtos na internet.

Na sequência, vem a necessidade dos Reguladores de evitar o ato de mexer no celular constantemente sem interações em ocasiões sociais, com familiares ou amigos.

Perfil 2: Conectores

Distante da cultura da pressa, mas não caracterizado pela preguiça, esse coletivo está redefinindo a ideia de compartilhamento.

Eles optam por compras coletivas e investem em serviços de assinatura, ao mesmo tempo em que abandonam seus empregos, percebendo o sucesso por meio de uma nova perspectiva.

Para este perfil de consumidor, crises econômicas representam períodos de ‘destruição criativa’, momento no qual surge novas ideias, maneiras de se fazer negócios e crescer no empreendedorismo.

Eles também visam o compartilhamento como parte do estilo de vida e um exemplo que vem se tornando ainda mais comum é a compra fraccionada de um imóvel, por exemplo.

Estratégia de engajamento para os Conectores:

Repense rótulos e etiquetas

Os Conectores estão atentos aos pequenos detalhes e, para o grupo, os rótulos importam.

Se a marca garante compromisso com sustentabilidade e garante a autenticação, isso funciona como propulsores de valor que resultam em receita e publicações nas redes sociais.

A tecnologia de rastreamento já é utilizada há um bom tempo, mas será uma das expectativas do consumidor em 2024.

Como foco em elevar o rastreamento, a plataforma Sustainable Markets incluiu uma funcionalidade de rastreio onde o cliente acompanha a peça escolhida desde a produção até a venda e até mesmo à revenda.

A inclusão do papel social ou ambiental das marcas em rótulos para informar o público e possibilitar transparência já é comum, mas serão um fator de decisão ainda maior no próximo ano.

DAOs (Organizações Autônomas Descentralizadas)

Os Conectores consideram que o conceito de propriedade tem abordagem descentralizada.

Isso, em suma, significa que a gestão da empresa é compartilhada por uma comunidade ou um conselho executivo, onde as decisões são coletivas.

Perfil 3: Construtores de memórias

Os Construtores de Memórias priorizam o momento presente e focam na simplificação da vida como um todo, investindo na abundância do tempo.

O mecanismo de enfrentamento do grupo também envolve o passado, que é onde encontra-se conforto porque ele não muda e é estável.

Estratégias de engajamento para os construtores de memórias:

Economia do cuidado

Os produtos que facilitam um envelhecimento saudável serão a principal prioridade, representando inúmeras oportunidades nos segmentos de beleza, alimentação, bebidas e tecnologia.

Compras coletivas

A prática econômica das compras coletivas deverá assumir nuances mais personalizadas em 2024, impulsionada pelas novas dinâmicas familiares e pelo conceito de moradia multigeracional.

Eles enxergam nas compras coletivas não apenas vantagens econômicas, mas também benefícios significativos para a comunidade.

Perfil 3: Neo-sensorialistas

No último grupo de consumidor em 2024, concentra-se os consumidores híbridos que buscam o auge de ambos os mundos.

Quais mundos são esses? A utilização de carteiras digitais para compras presenciais e a busca por momentos em realidade virtual que podem se traduzir em experiências reais.

Estratégias de engajamento para os Neo-sensorialistas:

Recompensas metaeconômicas

Por causa de um crescimento da economia dos fãs, das recompensas em jogos e das carteiras digitais, as empresas devem ajustar-se ao perfil dos Neo-sensorialistas, entusiastas das criptomoedas.

Se a monetização digital não for viável, explore estratégias de parceria centradas em NFTs, jogos e participação em eventos no metaverso.

Metaverso

Os adeptos do Neo-sensorialismo manifestarão interesse em tecnologias que possibilitem a experiência sensorial completa do metaverso, desde dispositivos hápticos até recursos que envolvem o sentido do olfato.

Aqui, fica um ponto de interrogação enorme para mim, dado que o Metaverso está ainda – em linhas gerais – no âmbito do potencial tecnológico pelo menos desde 2022.

Este artigo é assinado pela Diretora Comercial da Plusoft, Carol Lopes.