Please ensure Javascript is enabled for purposes of website accessibility

Idioma

22/12/2020 | Plusoft

5 vantagens da automação de marketing para o seu negócio

LinkedInFacebookTwitterEmail

Para se dar bem no mercado de serviços e garantir bons resultados nas ações de venda e no atendimento ao cliente, os gestores devem buscar a todo momento novas formas de atender o seu segmento. Isso porque, cada vez mais, o modo de trabalho das empresas sofre transformações que possibilitam obter maior eficiência e qualidade nos serviços prestados. Tendo em vista esse cenário, os gestores que não se atentam às inovações tecnológicas para a sua área acabam perdendo grandes oportunidades.

Por isso, é sempre bom estar de olho nas novidades para o seu nicho de negócio. A esse respeito, uma das ferramentas que fazem parte dessa nova era de transformações é a automação de marketing. Por meio dela, é possível aprimorar os processos de relação com o consumidor, por meio de atendimentos personalizados, e planejar as estratégias de vendas de acordo com os objetivos do seu negócio.

Você sabe ao certo o que é a automação de marketing e quais são as 5 vantagens que ela oferece para uma empresa? Então, confira agora mesmo o artigo que preparamos!

O que é automação de marketing?

Antes de mais nada, é importante pontuarmos o que é a automação de marketing no contexto empresarial. Basicamente, é um recurso tecnológico que possibilita integrar de forma automatizada várias funções ligadas ao relacionamento com os leads. Desse modo, entende-se que essa estratégia pode identificar qualquer ação envolvendo os recursos de controle tecnológico, a fim de melhorar a eficiência dos processos de marketing, bem como a sua escalabilidade.

A esse respeito, muitas pessoas acham que a automação de marketing é simplesmente usar mensagens eletrônicas para atender um consumidor. No entanto, esse conceito vai muito além, já que envolve vários mecanismos que são usados para gerar um atendimento personalizado ao cliente. Podemos citar, por exemplo, o disparo automático de e-mails, agendamento de posts nas redes sociais e o emprego de chatbots.

Assim, esse tema não se resume a apenas alguns recursos específicos, mas engloba todos as ferramentas de marketing que podem ser automatizadas por meio de workflows. Ou seja, que têm mecanismos de ativação de tarefas uma após a outra de modo automático, sem necessitar de intervenções manuais. Quanto à sua finalidade, podemos dizer que ela serve para gerar leads e nutri-los, garantindo satisfação e um bom relacionamento com a empresa.

Quais as principais vantagens da automação de marketing?

Agora que você tem ideia do que é a automação de marketing e qual a sua importância para um negócio, já deve deduzir que esse recurso tem o potencial de melhorar os resultados da empresa. Para que você entenda ainda mais sobre a atuação dessa ferramenta, confira agora as 5 vantagens alcançadas na organização!

1. Diminuição do retrabalho

O primeiro benefício é a diminuição do retrabalho. Isso porque, quando temos operações manuais nos processos de gerenciamento de dados e de informações sobre os consumidores, as chances de erros e confusões são maiores. Esse fato é justificado devido à “ação humana”, que pode tender a falhas de operação, causando o retrabalho.

Além disso, os gestores acabam por perder eficiência devido ao retorno negativo das atividades de marketing executadas. Por outro lado, ao implementar a automação dessas funções, todos esses problemas são minimizados, visto que os softwares são desenvolvidos para entregar o máximo de rendimento e desempenho em suas funções.

2. Aumento da produtividade

Ligado ao tópico anterior, essa estratégia também permite elevar a produtividade. Quando temos apenas um grupo de colaboradores destinados a gerenciar a demanda de atendimento e promoção de marketing de um negócio, há uma limitação de desempenho. Por se tratar de operações manuais, não é possível aumentar a demanda de tarefas, muito menos incrementar novos serviços de atendimento ao consumidor.

Por conta disso, a automação de marketing tem se tornado um diferencial. Ela permite que os gestores ampliem a sua rede de serviços, de modo a personalizar o atendimento com base no perfil de cada consumidor.

3. Escalabilidade

Não podemos deixar de citar a escalabilidade como uma das principais vantagens da automação de marketing. Esse conceito se refere ao crescimento e a expansão do negócio, de modo a aumentar as vendas e o número de clientes, mas sem necessariamente elevar o custo dos processos. Desse modo, quando seu empreendimento adota essa estratégia de marketing, há a necessidade de investir apenas na estrutura inicial do projeto, que são treinamentos de colaboradores, ferramentas tecnológicas e contratações.

Assim, depois que consolidam os planos e os projetos de automação estipulados, não é mais preciso gastar com a contratação de colaboradores ou com a adição de mais recursos digitais. O uso de softwares para gerenciar tarefas possibilita replicar os serviços para uma quantidade expressiva de pessoas e, dessa forma, proporciona a escalabilidade do negócio.

4. Aumento do ROI

Ligado à vantagem da escalabilidade, podemos considerar também o aumento do Retorno sobre o Investimento (ROI). Isso porque, como já ressaltamos, a automação de marketing possibilita alcançar um grande número de consumidores, garantir um atendimento personalizado e, com isso, gerar grandes resultados em vendas. Todos esses benefícios não requerem valores altos de investimento, o que possibilita elevar as taxas do ROI.

5. Aumento do ticket médio

Investir na automação de marketing também garante o aumento do ticket médio. Tudo acontece com base no desenvolvimento de confiança e de satisfação no consumidor. Ou seja, quando sua empresa aprimora suas ferramentas de atendimento e proporciona uma relação de confiança para com os seus leads, é fato que as vendas serão mais recorrentes.

Ao se identificar com os serviços e produtos oferecidos por sua marca, o cliente vai investir mais nas soluções da empresa, podendo adquirir um plano mais completo ou até mesmo obter serviços opcionais e complementares.

Essas foram as principais informações acerca das vantagens da automação de marketing para o seu negócio. Destacamos ainda ferramentas que podem ajudar na automação de marketing, como chatbots, sistema de Customer Relationship Manager (CRM), e-mail marketing etc. Esses e outros recursos permitem que sua empresa possa evoluir completamente os processos de vendas e garantir resultados cada vez maiores.

Se você gostou deste post, compartilhe nas redes sociais para que seus contatos também possam entender esse assunto!