Please ensure Javascript is enabled for purposes of website accessibility

Idioma

14/05/2021 | Plusoft

3 tecnologias que aumentarão o papel estratégico das redes sociais

LinkedInFacebookTwitterEmail

Em webinar, Bruno Alves, VP da Plusoft, abordou como o uso de determinadas soluções fortalecerá os canais digitais nas empresas 

Bruno Alves, vice-presidente sênior de Marketing de Inovação da Plusoft, participou de um webinar realizado na última quinta-feira (13) pela Digitalks, para falar sobre como transformar os canais sociais em pontos estratégicos de relacionamento com o cliente com o uso de novas tecnologias. 

Durante sua apresentação, Alves mencionou que a aceleração digital dos últimos meses mudou a forma como muitas pessoas buscam as marcas para tirar dúvidas ou fazer críticas. “Houve uma mudança bastante interessante. Cada vez mais as pessoas escolhem redes sociais para falar com as empresas. Independentemente do estilo de vida ou idade.”

Clique aqui para assistir ao webinar completo 

Nessa nova realidade, os negócios precisam se preparar para oferecer uma experiência de atendimento aprimorada e utilizar as redes sociais — que deverão ser o principal ponto de contato do cliente com as empresas — para buscar informações que auxiliem no entendimento do público e posterior tomada de decisão de negócios. 

Em sua apresentação, o executivo destacou três tecnologias que deverão contribuir de forma significativa para posicionar as redes sociais como um canal estratégico para o marketing de produtos e serviços: 

IA e Redes sociais 

Para o executivo, o uso da inteligência artificial (AI, na sigla em inglês) melhorará de forma significativa a maneira como as empresas interagem e atendem seus clientes no ambiente on-line.  

“O uso da inteligência artificial permitirá às marcas tomar decisões com base na análise preditiva das plataformas. Assim, será possível indicar o melhor produto ou serviço para os usuários que estão buscando por eles nos canais digitais. Sempre levando em consideração todas as regras da LGPD, claro.” 

Ciência de Dados e Rede sociais  

Falando sobre o uso de análise de dados no ambiente social, o executivo lembra que o uso dos dados já ajuda as marcas em atividades como análise de sentimento de menções e detecção precoce de crises. E que, à medida em que a coleta e análise dos dados fica mais rápida e sofisticada, esse trabalho só deve aumentar. 

“Entendemos na Plusoft que a análise de perfil e essas oportunidades [gerada pela ciência de dados] são importantes, pois ajudam bastante na definição da estratégia de marketing. Com os dados, é possível ter um entendimento maior do perfil do consumidor e trabalhar em uma personalização que aumenta a possibilidade de venda.” 

AR/VR & Redes Sociais 

Alves também acredita que teremos no futuro um grande uso das tecnologias de realidade aumentada (AR, na sigla em inglês) e realidade virtual (VR) nos canais digitais. “Presenciaremos um aumento maciço dessa tecnologia e sua utilização pelas empresas para tarefas como treinamentos, demonstração de produtos, compartilhamentos de experiência e, claro, experimentação antes da compra.” 

Por fim, o executivo ressaltou que, apesar da desconfiança natural que essas tecnologias carregam, elas ajudarão de forma significativa a melhorar o atendimento e experiência de compra das pessoas. “Vai ser interessante. Dá medo, claro, mas vai ser legal.”