Please ensure Javascript is enabled for purposes of website accessibility

Idioma

22/07/2022 | Plusoft

6 motivos para adotar uma tecnologia de automação de processos para RH

LinkedInFacebookTwitterEmail

Você sabe a importância de investir em automação para o departamento de recursos humanos da sua empresa? Separamos alguns motivos que vão dar clareza na hora de escolher o melhor workflow para RH. 

O intuito de aderir a essa tecnologia é a otimização de tempo e recursos na execução das tarefas dos diferentes profissionais desse e de outros departamentos, garantindo maior eficiência e produtividade. 

Tarefas como admissão de novos colaboradores, envio de holerites, aviso de férias, requisição de benefícios, entre outras, se tornarão mais ágeis, levando mais satisfação para o cliente e para todos os colaboradores que são atendidos com mais rapidez e resolubilidade. 

Entenda como um workflow para RH pode trazer benefícios para a rotina da sua equipe, que poderá focar em atividades estratégicas, dados mais precisos e garantir que novas metodologias tragam resultados ainda melhores para sua companhia. Confira a lista de motivos: 

  1. Dê adeus às atividades repetitivas 

Um dos principais motivos pelo qual você pode começar a pensar em uma ferramenta de workflow para RH é a automação das tarefas manuais e repetitivas. É possível programar o sistema para que ele efetue essas atividades e otimize o tempo da equipe. 

O setor se torna mais estratégico e se aproxima mais dos clientes e colaboradores, tendo tempo hábil o suficiente para entender e acompanhar de perto questões mais complexas e solucioná-las com mais precisão e atenção. 

  1. Atenção às necessidades do negócio 

A área passa a ser menos reativa para buscar entender quais são as necessidades do negócio, das áreas e dos colaboradores de forma individual, auxiliando no esclarecimento de dúvidas, agindo de forma proativa com ideias de novas metodologias e modelos de negócio. 

Dessa forma, todos se sentem mais assistidos e seguros quanto à resolução das questões que são levantadas, pois possuem um acompanhamento de perto, do início até o fim do processo

  1. Segurança  

Todos os dados tratados dentro da tecnologia de workflow para RH estão seguros e protegido pela Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD) e também pelas políticas de segurança da própria companhia.  

Garante que os processos realizados estejam em conformidade com as regras, diminuindo as chances de erros, crescendo a confiabilidade e a segurança entre colaborador-empresa, além dos profissionais da área cumprirem suas funções de maneira correta e assertiva. 

  1. Redução de custos 

A área de RH é conhecida por lidar com muitos papéis e documentos não só dos profissionais contratados, mas também de toda a empresa. Por isso, automatizar o setor reduz custos no espaço de armazenamento e nas impressões feitas, além da mão de obra e do tempo dos profissionais. 

A tecnologia permite a criação de fluxos intuitivos e didáticos para envio e recebimentos dos mais diferentes processos da área, garantindo mais segurança, efetividade e economia.  

Os colaboradores que efetuam uma solicitação de algum benefício, conseguem ter uma resposta mais rápida e os profissionais que solucionam as questões já obtém todas as informações, sem precisar prolongar o tempo de resolução. 

  1. Autonomia  

Todos as pessoas possuem maior autonomia quando a empresa opta por um workflow para RH, já que podem inserir por conta própria seus documentos nas solicitações de inclusão de benefícios, reembolsos, entre outros processos que demandam mais tempo do que o necessário. 

Tudo fica documentado em uma única plataforma, com fácil acesso para quem realizou o pedido e ao analista que vai cuidar de toda a tratativa até o fim. A ferramenta ainda gera um arquivo com todo o histórico, deixando tudo registrado para futuras consultas. 

  1. Informações centralizadas 

As solicitações, demandas e atividades passam pela ferramenta e ficam registradas, então é mais fácil controlá-las, dando atenção para os prazos e todas as etapas pelas quais é preciso passar até a finalização. 

Com os pedidos dentro da plataforma, não há desencontro de informações, já que está tudo centralizado em um único lugar, que é automatizado e auxilia no andamento da ocorrência até que tudo esteja pronto e solucionado. Evitando e-mails, telefonemas ou formulários, já que tudo será feito por um único lugar. 

É a hora de deixar os processos defasados para trás e começar a levar sua empresa rumo a um novo momento. No conteúdo disponível neste link, você poderá conferir mais motivos e a importância de dar adeus às planilhas e aderir a um workflow. Não deixe de ler!