Please ensure Javascript is enabled for purposes of website accessibility

Idioma

08/07/2022 | Plusoft

Automação de tarefas: entenda o que é e quais são seus benefícios

LinkedInFacebookTwitterEmail

Novas tendências tecnológicas surgem a todo momento e têm o poder de aumentar o desempenho das empresas com suas funcionalidades. Como é o caso da automação de tarefas, que facilita a execução das demandas, integrando áreas e sistemas. 

Esse recurso melhora a qualidade dos produtos e serviços ofertados para o público, une os setores, capta o que é preciso para suprir as suas necessidades e faz com que a companhia alcance resultados impressionantes ao otimizar as demandas das equipes. 

A automação de tarefas tem ganhado notoriedade e muitos negócios estão aderindo a essa tecnologia para garantir agilidade, eficiência e aumento na produtividade da operação. 

O que é automação de tarefas? 

Considerada uma etapa da gestão de processos de um negócio, a automação de tarefas visa trazer melhorias ao identificar processos repetitivos e manuais e implementar soluções para realizá-los de forma automática, sem a necessidade de intervenção humana. 

É importante entender se as tarefas exercidas pelos profissionais são repetitivas, se possuem regras claras e padronizadas e como isso impacta no valor final do produto ou serviço, pois é isso que determina se a automação de tarefas deve ser implementada ou não. 

Podemos exemplificar com a operação logística de uma empresa que possui muitos clientes e fornecedores. Monitorar tudo o que acontece manualmente pode ocasionar em erros e problemas de distribuição, nesse caso, a automação de tarefas possibilita o controle da operação sem que se perca a qualidade do serviço prestado. 

Qual é a importância da automação de tarefas? 

O tempo determina a performance da sua equipe e consequentemente da sua gestão, que precisa tomar decisões eficientes e precisas em pouco tempo, e a automação de tarefas dá mais autonomia para que os profissionais pensem de forma estratégica e desempenhem funções importantes. 

É importante frisar que a automação não é mais um diferencial, já que muitas empresas aderiram e fazem uso dela, o que dá destaque é a forma de como utilizá-la para atingir resultados, focando no core business do negócio sem perder a qualidade. 

A automação de tarefas mantém todas as empresas no mesmo nível para a captação do público, mas os detalhes diferenciam uma organização da outra, atraindo clientes, elevando a taxa de fidelização com estratégias únicas.  

Por isso é importante aderir a essa funcionalidade, pois garante que a sua empresa esteja equiparada com os concorrentes. 

Quais os principais benefícios? 

Realizar a automação de tarefas vai garantir muitas vantagens para o engajamento, performance e crescimento do seu negócio. Que tal descobrir algumas delas? 

  • Mensuração de resultados: automatizar as atividades possibilitará a mensuração dos resultados com mais facilidade por meio de relatórios e estatísticas do número de vendas, adesão do produto ou serviço, principais elogios e reclamações, e assim identificar o que deve ser reestruturado. 
  • Redução de erros: a automação auxilia na criação de padrões que são previamente estipulados, fazendo com que as atividades sejam executadas sem a intervenção humana, o que evita erros e problemas que causam o retrabalho. 
  • Integração dos times: o ambiente se torna mais aberto para trocas de informações e experiências, o que estreita o relacionamento entre os profissionais de diferentes áreas e ajuda na integração das equipes. 
  • Aumento nos lucros: a redução de custos, aumento na qualidade de execução e entrega, além da possibilidade de correção de erros e gargalos, auxiliam no aumento dos lucros do negócio. 
  • Cliente mais satisfeito: automatizar os processos garante mais agilidade e qualidade na entrega para o cliente, além de um alcance maior, gerando destaque para o seu negócio e mais satisfação do consumidor que tem suas necessidades supridas com eficiência. 

Mais do que deixar o cliente satisfeito, é preciso entregar uma boa experiência de compra para ele, e a automação comercial de processos pode ser um fator importante para deixar o cliente satisfeito em seu contato com a marca. Acesse nesse link um conteúdo completo sobre o assunto.