Please ensure Javascript is enabled for purposes of website accessibility

Idioma

04/05/2022 | Plusoft

RH estratégico nas organizações: o que é e como otimizar resultados?

LinkedInFacebookTwitterEmail

A visão de uma área de Recursos Humanos cheia de processos burocráticos e operacionais está dando lugar para um RH estratégico e alinhado com o uso de tecnologias para a entrega de melhores resultados.  

O foco desse novo modelo é apoiar o crescimento da empresa, com ações planejadas previamente e muito bem traçadas, baseadas nos dados coletados por meio de plataformas específicas para a área. 

Essa nova abordagem proporciona mais assertividade nas decisões, já que os processos e escolhas são executados com base em dados. Esse formato também coloca os profissionais em posições que envolvem planejamento, permitindo a realização de planos consolidados de médio e longo prazo. 

Aos poucos, é possível sentir os efeitos desse novo posicionamento da área de Recursos Humanos em uma companhia. Por exemplo: processos mais voltados para o digital, uso de tecnologias que facilitam e otimizam as funções que antes eram realizadas manualmente e a ampliação da perspectiva na execução das atividades. 

É válido lembrar que nenhuma das funções realizadas antes são deixadas de lado. Tarefas como admissão, demissão, controle da folha de ponto e até mesmo contratações seguem fazendo parte da rotina do RH, porém são feitas de forma mais automática e eficaz. 

Entenda a importância de um RH estratégico  

Esse conceito é implementado seguindo as estratégias e os objetivos já traçados para o negócio, o que significa que está alinhada com os resultados que a companhia deseja atingir e todo o setor está por dentro de quais são os passos que farão com que chegue mais próximo desse objetivo. 

O papel dessa área está na atração de profissionais que possuem competências e estejam alinhados à cultura organizacional, focados em se desenvolver e utilizar todo o seu conhecimento para alcançar as metas determinadas. 

Com bons colaboradores e tecnologias de ponta para auxiliar no processo, torna-se mais fácil se destacar no mercado e realizar entregas cada vez melhores, garantindo a satisfação do cliente e a melhora da reputação do negócio. 

O foco desse formato de trabalho na área de Recursos Humanos é, ainda, garantir a retenção e o engajamento desses profissionais, preparando treinamentos, trilhas de desenvolvimento e alinhando sempre as expectativas entre empresa-colaborador. 

Como garantir bons resultados para a empresa? 

Até aqui, deu para entender a importância da atuação do RH estratégico e porque fazer a transição é importante para manter o negócio atual.  

Para visualizar de forma mais clara como esse formato de trabalho pode auxiliar em bons resultados, trouxemos algumas dicas que vão trazer mais solidez para o negócio e engajamento por parte dos colaboradores. Confira: 

  1. Defina indicadores de desempenho e fique de olho neles 

Para saber como aprimorar os processos que estão sendo executados e medir a qualidade de uma ação implementada, é preciso ter clareza dos resultados obtidos, avaliando o desempenho dos profissionais, identificando gargalos na operação e o que pode ser corrigido. 

Portanto, determinar indicadores-chave de desempenho (KPIs) faz toda a diferença para o atingimento de novos resultados e mensurar o sucesso da empresa. A ideia é que com uma mensuração periódica novos resultados comecem a surgir. 

  1. Invista em novas tecnologias  

O mundo tecnológico não para e em pouco tempo surgem softwares, plataformas e soluções que melhoram a gestão de pessoas, passando por tarefas mais simples chegando até as mais complexas. 

Nesse tópico, é válido ressaltar a importância de analisar os prós e contras de cada uma dessas tecnologias que surgem e considerar o que vai agregar valor para o seu negócio, trazendo mais automação e otimização de tempo para os profissionais, oferecendo também bons relatórios. 

  1. Trace metas e tenha um bom planejamento 

Determinar metas para trilhar um caminho de vitórias e bons resultados é muito importante. Por isso, ter um planejamento preciso é o primeiro passo para garantir bons resultados. 

Essas pequenas metas dão mais engajamento para os profissionais, que aos poucos enxergam os resultados das suas próprias ações e se tornam cada vez mais proativos, buscando novas maneiras de alcançar o objetivo estabelecido. 

Vantagem do RH estratégico para as companhias 

Como você pode ver ao longo do conteúdo, há muitos benefícios na implementação desse novo posicionamento da área de Recursos Humanos, que alinha os interesses dos profissionais certos com os objetivos traçados pela empresa, garantindo resultados cada vez melhores. Outras vantagens são: 

  • Processos seletivos mais assertivos; 
  • Contratações eficientes e duradouras; 
  • Foco nos resultados; 
  • Tomadas de decisão mais precisas; 
  • Redução da taxa de turnover; 
  • Melhor gerenciamento do tempo e das atividades; 
  • Engajamento e produtividade dos colaboradores. 

Todos esses tópicos são ótimos para a empresa em diversos âmbitos, como uma imagem mais positiva no mercado, eleva o nível perante a concorrência, chama a atenção de talentos valiosos e bons parceiros. 

Quer ficar por dentro das tendências do mercado e receber mais conteúdos como esse? Inscreva-se em nossa newsletter e receba notícias com as novidades mais quentes do mercado da tecnologia, inovação, human experience (hx) e educação corporativa. Não perca!