Há uma grande procura no mundo corporativo por treinamento de colaboradores com foco em aprimorar as técnicas profissionais e melhorar a performance e o desempenho dos funcionários, pensando na obtenção de melhores resultados.
A dúvida que paira diz respeito à utilização do método mais eficaz para engajar os colaboradores e mantê-los interessados, absorvendo os conteúdos necessários para se desenvolverem cada vez mais.
Atualmente, as empresas apostam em duas práticas distintas para capacitar os empregados: ações de treinamento de colaboradores e iniciativas de educação corporativa.
Apesar de ambas terem o mesmo objetivo, que é aumentar o conhecimento dos funcionários, há uma diferença expressiva no método de ensino e na forma de conduzir essa experiência quando falamos em treinamento de colaboradores e educação corporativa.
Mas quais são as diferenças de cada prática? Vamos abordar esse assunto de maneira mais detalhada e explicar cada um deles. Continue a leitura e entenda!
Principais diferenças entre os conceitos
Primeiramente, precisamos destacar que o melhor entendimento dos conceitos faz com que as empresas pensem em formas mais simples e otimizadas de transmitir conhecimento para seus colaboradores.
Esse entendimento abre um leque de opções para tornar o aprendizado empresarial mais dinâmico, tornando-se um processo contínuo e experienciado de forma satisfatória, diferente do que já é conhecido.
Então, vamos aos conceitos principais:
Treinamento de colaboradores
Os treinamentos possuem a proposta de sanar dúvidas e necessidades pontuais e até mesmo temporárias dos colaboradores de forma mais objetiva e prática, mas não proporciona uma experiência contínua.
Em sua grande maioria, são ministrados por palestrantes convidados ou especialistas da área abordada, trazendo questões específicas e as principais formas de resolução.
O treinamento de colaboradores pode estar ligado a conteúdos mais técnicos ou para soft skills e comportamento, pensando também no clima organizacional e nas boas práticas dentro da empresa.
Educação corporativa
Quando falamos de educação corporativa, não está ligada apenas aos conteúdos, cursos e materiais disponibilizados, mas em práticas e ações que auxiliam no desenvolvimento continuado do negócio de forma geral.
Colaboradores, clientes e parceiros estão por dentro das estratégias e trabalham suas competências para enfrentar os principais desafios identificados pela empresa.
A ideia é criar um ambiente agradável e oferecer ferramentas necessárias que estimulam a inovação, a troca de experiências e o enriquecimento das habilidades técnicas e comportamentais, com foco no desenvolvimento da companhia.
É muito comum a utilização da tecnologia para promover a educação corporativa, pensando também no ensino a distância, no acesso a outros formatos de conteúdo e na facilidade.
Um estudo feito pela Abed, comprova o impacto dentro das companhias, dados mostram que 10% de aumento no capital investido na educação corporativa pode significar um crescimento de até 3,4% da produtividade dos colaboradores.
Treinamento de colaboradores e educação corporativa podem andar lado a lado
Dentro das inúmeras formas de apresentar novas informações e oferecer insumos para o crescimento dos colaboradores, o treinamento é uma ferramenta que também está associada à educação corporativa.
Os treinamentos de colaboradores e palestras oferecidos são de grande importância para oferecer uma experiência diferenciada e mais satisfatória, apresentando de forma mais didática o assunto tratado.
Portanto, ambos andam lado a lado e percorrem o caminho em busca de levar mais conhecimento e preparo para os profissionais que estão em busca de novos aprendizados.
O importante, ao pensar nessa união, é diversificar os tópicos abordados e as metodologias utilizadas pelos diferentes palestrantes e especialistas, pois tornam a educação corporativa ainda mais dinâmica, cumprindo seu papel.
A educação corporativa utiliza o treinamento de colaboradores para aumentar a produtividade e entrega, auxiliando no alcance das metas e objetivos traçados.
Benefícios
Com o apoio de ferramentas voltadas para a educação corporativa, o desenvolvimento da companhia acontece de forma contínua e muito bem elaborada, sendo um enorme diferencial competitivo.
Os treinamentos de colaboradores se tornam parte importante do processo, porém ficam focados de acordo com as necessidades de cada área e trazem dados importantes do mercado e das principais tendências, sendo atualizados sempre que houver necessidade.
A facilidade de levar essa aprendizagem e desenvolvimento para o on-line é a diversidade de opções de conteúdo e formatos, além de promover agilidade na entrega dos materiais para um número maior de pessoas e visualizar, por relatórios e dashboards, o aproveitamento de cada uma delas.
Esse movimento faz com que o colaborador se sinta ouvido e priorizado, melhorando o clima organizacional, a qualidade das entregas e obtenção de resultados, o aumento do engajamento e motivação também são notórios.
Esperamos que o conteúdo tenha te ajudado a entender as vantagens e diferenças entre a educação corporativa e o treinamento de colaboradores. Curta nossa página no LinkedIn e receba outros conteúdos sobre o tema!