Please ensure Javascript is enabled for purposes of website accessibility
Plusoft

08/06/2021 | Plusoft

Plusoft EdTech lança nova versão da plataforma de Learning Experience (LXP) para impulsionar a educação digital

LinkedInFacebookTwitterEmail

Tecnologia educacional usa algoritmos como base no comportamento do usuário para indicar conteúdos e auxiliar na continuidade dos estudos

A plusoft EdTech, ambiente virtual de aprendizagem social e gamificada, apresenta hoje uma nova plataforma de educação digital focada no conceito de Learning Experience (LXP), que se adapta às necessidades do aluno para otimizar a experiência de ensino e aprendizagem. Com foco em educação corporativa, a solução é uma das poucas no País a disponibilizar essa modalidade.

“O LXP respeita e se adapta ao estilo de aprendizagem de cada aluno, oferecendo conteúdos com base em suas preferências de temas e formato, além de permitir o acesso e o compartilhamento de conteúdos externos à plataforma, de forma a enriquecer o conhecimento absorvido”, explica Vinícius Arakaki, diretor da plusoft EdTech.

Um dos exemplos de recomendações de conteúdos externos está em vídeos como TED, livros e ainda cursos de outras entidades educacionais. Tudo para levar ao usuário um aprendizado holístico.

Learning Experience: evolução no formato de aprendizagem

A grande maioria das plataformas de educação e desenvolvida com base em um modelo chamado Sistema de Gerenciamento de Aprendizado (LMS, na sigla em inglês), em que o sistema se preocupa em monitorar a aprendizagem para controle de cursos completados, sem a possibilidade de customização.

Já uma plataforma LXP da plusoft EdTech conta com recursos centrados no aluno, indicando novos cursos com base nos conteúdos que o usuário já consome, em um modelo de recomendação similar ao utilizado por plataformas de streaming de vídeo e música, como o Spotify.

Além do foco na experiência do aluno, esse modelo também se destaca por ser compatível a diferentes formatos de conteúdo, como vídeos e podcasts, e pelo fomento à colaboração entre os usuários por meio de comunidades de aprendizagem nas quais os usuários comentam os temas dos cursos e sugerem outras leituras.

Diferenciais da plusoft EdTech com LXP

Com base nesse conceito, a nova plataforma da plusoft EdTech conta agora:

  • com recursos sociais para postagens, enquetes, compartilhamento de documento e timeline;
  • comunidades, que fomentam a aprendizagem. Podem ser criados grupos privados ou aberto e é possível seguir influenciadores da empresa. Membros do grupo. Grupos abertos e privados. Seguir os influenciadores;
  • se adapta aos interesses do usuário, mostrando conteúdos em trilhas de aprendizagem conforme as necessidades dele;
  • oferece uma área Wiki, com diversos formatos de conteúdo, e possibilita aos usuários integrar conteúdos externos (como vídeos e reportagens) para agregar à base de conhecimento;
  • chatbot para esclarecer dúvidas de navegação da plataforma;
  • promove a interação e a aprendizagem por meio de uma plataforma gamificada, que registra e contabiliza as interações e conteúdos consumidos.

Além desses itens, a plusoft EdTech também disponibiliza widgets, que são recursos que podem ser incluídos ou não pelo usuário em seu perfil para otimizar a experiência e facilitar a navegação. Existem widgets para facilitar tarefas como o acompanhamento de metas, acesso aos comunicados e conferência de materiais na biblioteca da plataforma.

Junto com esse novo sistema de recomendação e interação, a plusoft EdTech também reformulou toda a interface da sua plataforma, adicionando itens como visualização em modo noturno (dark mode) e acesso rápido a conteúdos anteriores.

Na percepção de Arakaki, as plataformas LXP são o futuro da educação on-line, por trazerem recursos que oferecem uma experiência otimizada de aprendizagem.

“O futuro do trabalho está no aprendizado constante, daí a necessidade de uma plataforma que se ajuste ao perfil de ensino das pessoas. Uma plataforma LXP empodera os alunos e dá a eles a possibilidade de serem protagonistas em suas jornadas de educação”, avalia.

Confira o vídeo de produto da plataforma LXP da plusoft EdTech


pt_BR