Please ensure Javascript is enabled for purposes of website accessibility

Idioma

19/01/2022 | Plusoft

Descubra como melhorar o relacionamento com o cliente utilizando a plusoft DTM

LinkedInFacebookTwitterEmail

Conheça a solução oferecida pela plusoft DTM para transformar dados em informações relevantes para melhorar as estratégias de marketing do seu negócio. 

Utilizar dados tem sido necessário para o crescimento das empresas, afinal, é a partir da extração e análise dos dados coletados que uma marca tem mais conhecimento sobre o seu público e suas necessidades. 

Por isso, campanhas e ações de marketing têm utilizado cada vez mais ferramentas, plataformas e softwares para auxiliarem nesse processo de transformação dos dados em oportunidades, que ainda é um desafio para grande parte das companhias.  

plusoft DTM surge, então, como uma grande solução para todo esse processo de uso dos dados como insumo para identificar e coletar informações que vão indicar novas oportunidades no mercado.  

Utilizando técnicas de data mining e modelagem estatística, usa as informações presentes em seu banco de dados, transformando-as em insights valiosos para oferecer serviços personalizados para as necessidades do seu público. 

A solução é voltada para criar um ambiente analítico que manipula os dados em sua forma bruta e faz um compilado para o departamento de marketing, que terá mais visão do mercado como um todo, além dos perfis dos clientes e de como usá-los no CRM. 

A solução conta ainda com equipes especializadas, que trabalham nas diferentes frentes de produtos que a plusoft DTM oferece, possibilitando maior estruturação, desenvolvimento e crescimento, atingindo novos resultados. 

Com o PeopleScope, Sistema de Recomendação e o Suite CRM, as marcas garantem as melhores práticas, otimização de contatos, e uma visão mais ampla sobre os clientes e os seus hábitos, dentro e fora dos canais digitais, promovendo uma entrega mais assertiva de produtos e ofertas. 

Por que a personalização é tão importante? 

Estamos vivendo um momento em que os consumidores querem se sentir únicos, já que durante a jornada de compra os processos são os mesmos e se tornam genéricos, sem se aprofundar no problema apresentado por cada cliente e na melhor forma de solucioná-lo. 

Segundo uma pesquisa realizada pelo Gartner, em 2020, 63% dos líderes de marketing digital tinham dificuldade em oferecer experiência personalizadas para seus clientes. E um dos desafios mais citados por esses líderes é o aproveitamento dos dados integrados para impulsionar as estratégias. 

É claro que, em muitos casos, seria impossível atender de forma individual cada cliente, mas com as tecnologias oferecidas hoje em dia, é possível segmentar os perfis dos consumidores e trazer uma abordagem mais próxima e acolhedora

Como é o caso do uso de dados, que apontam para a direção de maior interesse do público, as possíveis variações e mudanças que podem ocorrer e como segmentar uma campanha para melhorar a experiência do consumidor e, consequentemente, o relacionamento entre marca-cliente. 

Em uma pesquisa realizada pela Epsilon, foi constatado que 80% dos consumidores têm a possibilidade de adquirirem mais produtos quando a marca oferece uma experiência personalizada.  

Mas, para garantir o resultado desejado, é preciso entender onde buscar esses dados, entendê-los, para então decidir qual é a melhor forma de trabalhar com as informações obtidas. 

Suite CRM e suas funcionalidades 

A plusoft DTM possui a Suite CRM que viabiliza tomadas de decisão mais inteligentes para alavancar compra, recompra e fidelização dos clientes. 

Com os dados coletados e analisados, determina todos os momentos da jornada de compra de acordo com cada perfil, passando desde a avaliação do uso dos melhores gatilhos para atrair a atenção do cliente, até a construção das personas, o potencial de consumo e as preferências. 

É uma ferramenta que traça o perfil completo para que a abordagem seja da maneira certa, oferecendo aquilo que o consumidor precisa naquele exato momento. Ou seja, a personalização que o mercado tem buscado atualmente. 

Tenha um Sistema de Recomendação como seu aliado

Como já ressaltamos neste artigo, um grande desafio para muitas marcas é o aproveitamento inteligente e eficaz dos dados coletados para atrair o público.  

Quando o perfil do cliente é traçado, o próximo passo é pensar na estruturação das estratégias que identifiquem oportunidades, entreguem boas ofertas e chamem a atenção do perfil ideal para cada produto que está sendo anunciado. 

Com uma base de dados bem-organizada, é possível definir a melhor forma de manter a comunicação em todos os canais, de forma integrada e unificada. 

Em conjunto com o Sistema de Recomendação da plusoft DTM, há um app que exibe a localização das lojas, envia descontos personalizados e notificações de novidades. 

Tudo isso pensando na satisfação do seu cliente e na personalização da sua experiência com a marca. Entre as funções do Sistema de Recomendação destacamos as seguintes vitrines personalizadas: 

  • Produtos que o cliente gosta e tem propensão de voltar a consumir; 
  • Produtos que o cliente nunca comprou, mas tem propensão a comprar; 
  • Produtos negociados com a indústria; 
  • Tabloide personalizado; 
  • Ofertas especiais para membros do programa de relacionamento. 

Aprimore sua estratégia de marketing com o Geomarketing 

Com o uso da inteligência artificial e da análise dos dados dos clientes, é possível fazer recomendações de lojas e estabelecimentos que estão próximos da localização dos consumidores. 

Dessa forma, é possível ser mais assertivo no direcionamento das ofertas para o cliente, no lugar e no horário certo, com maiores chances de conversão. 

Essa é uma estratégia utilizada que aumenta em grande escala a relevância dos anúncios feitos pelas marcas e traz um resultado maior, pois combina os interesses e gostos do consumidor com a disponibilidade de lojas próximas que oferecem o que eles desejam. E sabe o que é mais interessante? Tudo isso unindo os dados coletados. 

Para aplicar essa estratégia de forma correta e que traga bons resultados, é importante apostar em uma ferramenta que atue com este segmento.  

A plusoft DTM oferece, dentro do seu portfólio de produtos, o PeopleScope, que auxilia na busca por novas oportunidades, mantém um time de especialistas analisando os melhores cenários para a implementação de estratégias assertivas e potencializa a expansão do negócio

Tudo isso com o cruzamento de dados sociodemográficos e hábitos de consumo, que entregam as melhores regiões para trabalhar de acordo com o potencial do mercado e o mapeamento de comportamento. 

É uma ferramenta que possibilita a criação de planos táticos baseados em dados retirados de pesquisas de mercado, que geram análises georreferenciadas e personalizadas de acordo com o seu produto, serviço e necessidade de segmentação. 

Por que contar com uma solução como a plusoft DTM como parceira? 

Encontrar profissionais qualificados no mercado é um desafio cada vez maior para as empresas, principalmente quando voltados para a área de tecnologia. Especialistas em CRM, Engenheiros e Cientistas de Dados são extremamente raros no mercado e poucos possuem a disponibilidade desejada para implementar um projeto em um longo período. 

Portanto, contar com uma solução como a plusoft DTM ajuda a eliminar preocupações quanto a qualidade do serviço que está sendo executado, já que reúne grandes especialistas do mercado para realizar uma entrega de qualidade. 

Os profissionais estão sempre à disposição para auxiliar em projetos dessa esfera, realizando uma parceria consultiva para direcionar as equipes das empresas no caminho correto. 

As soluções PeopleScope, Suíte CRM e o Sistema de Recomendação permitem que a companhia interaja de forma mais profunda com o consumidor, abordando-o em diferentes canais levando sugestões de ofertas personalizadas. 

Em paralelo, são responsáveis por automatizar os serviços realizados pela equipe de marketing, escalando o negócio sem a necessidade de aumentar o time de operações, e organizar toda a base de dados utilizada.  

As ferramentas trabalham de forma integrada, agindo de maneira conjunta para entregar a melhor experiência para o cliente final, garantindo bons resultados e um melhor relacionamento com o cliente. 

Case Cartão Cencosud e plusoft DTM

Um bom exemplo da efetividade das soluções da plusoft DTM é o case do Cartão Cencosud. O desafio era engajar os clientes e seus hábitos de consumo omnicanal, ou seja, a compra nas lojas da rede. 

Para isso, era preciso criar uma régua de relacionamento para oferecer ofertas personalizadas, com serviços e benefícios de acordo com o nível do relacionamento de cada cliente, para tornar as abordagens mais assertivas para um consumo omnicanal. 

A plusoft DTM implementou a régua de relacionamento atrelada aos outros serviços da companhia com o objetivo de gerar mais insights para alinhar os clientes e concentrar suas compras nos negócios da rede.  

Nessa régua de relacionamento, os clientes recebiam reforço das comunicações do varejo e ofertas exclusivas de acordo com o seu histórico de compras on e off-line. 

O resultado dessa ação foi a conversão em vendas de mais de 37 mil clientes, R$ 8,5 milhões de vendas dos produtos com desconto add cartão e 138 mil clientes impactados. 

Além do aumento do ticket médio on us em mais de 24%, relacionada ao arranjo de pagamento criado pela própria rede, sem precisar de intermediadores no processo, facilitando os pagamentos realizados pelo público, com menores taxas e tarifas.