Ferramentas de treinamento, como a plataforma LMS (Sistema de Gestão de Aprendizagem), estão cada vez mais famosas no mundo corporativo, pois facilitam o processo de desenvolvimento de soft e hard skills dos colaboradores e no alinhamento com as regras da empresa.
Com as necessidades dos profissionais e do negócio em constante evolução, é preciso buscar uma ferramenta que acompanhe esse progresso e ofereça novos formatos de conteúdo. Neste caso, uma solução LMS pode não ser a adequada e será preciso fazer mudanças.
Para que você possa tomar sua decisão de maneira eficiente e contrate uma ferramenta que cumpra com todos os requisitos exigidos pelo seu negócio, separamos uma lista dos principais pontos que podem indicar a necessidade de um upgrade na sua plataforma LMS:
- Problemas no gerenciamento e usabilidade da plataforma
Sistemas mais antigos podem ficar desatualizados e engessados, quando comparados às novas ferramentas disponíveis no mercado. E o que isso significa? Lentidão, pouca personalização, baixa usabilidade e dificuldade em acessar os conteúdos disponíveis.
Esses e outros casos impactam diretamente no engajamento do colaborador, que precisa ter um acesso rápido, intuitivo e prático aos conteúdos, encaixando os estudos no meio da rotina.
- Falta de suporte
Quando ocorrem dificuldades na utilização ou bugs dentro de uma plataforma, é preciso acessar o serviço de atendimento e suporte ao cliente, que deve contribuir para a solução dos problemas e do esclarecimento das dúvidas.
Um grande problema e, com certeza, um fator importante para a decisão de trocar ou realizar um upgrade da sua plataforma LMS é a falta de suporte por parte da empresa da qual você contrata o serviço.
- Pagamento em moeda estrangeira e custos elevados
Se você utiliza uma plataforma LMS internacional, com certeza tem sentido o aumento no valor da prestação dos serviços com as variáveis econômicas que estamos vivendo, certo? Esse é um fator que implica na busca por uma nova ferramenta que seja competitiva e atenda às necessidades do seu negócio, realizando a troca para uma empresa nacional.
- Plataforma não possui gamificação
Um dos fatores que elevam a taxa de engajamento por parte dos colaboradores é a gamificação, que melhora a experiência do usuário, torna o aprendizado mais dinâmico e garante maior interesse por parte dos usuários.
Essa funcionalidade permite, inclusive, uma personalização maior das trilhas indicadas de acordo com os interesses e objetivos de cada pessoa, e auxiliam na gestão dos superiores.
- Não entrega relatórios e indicadores
Os gestores e administradores da plataforma LMS necessitam de dados educacionais para acompanharem o progresso dos usuários, verificar a eficiência dos conteúdos disponibilizados na ferramenta e indicarem novas trilhas de acordo com os objetivos traçados.
Portanto, se a ferramenta com a qual você trabalha hoje não oferece relatórios e indicadores, é importante pensar em um upgrade que ofereça painéis de fácil compreensão, métricas e indicadores de desempenho.
- Plataforma não responsiva
Por último, mas não menos importante, é de extrema importância que a plataforma seja responsiva e fácil de utilizar em dispositivos móveis. Isso porque esses aparelhos fazem parte da vida de muitas pessoas e facilitam no processo de aprendizagem.
Uma ferramenta responsiva resulta em mais interação e engajamento dos usuários, que podem acessar os conteúdos em qualquer lugar e seguirem aperfeiçoando seus conhecimentos com uma boa experiência de aprendizagem.
Se após essa lista você sentiu que é o momento de buscar uma nova plataforma que atenda às necessidades do seu negócio, comece a realizar uma pesquisa de mercado e tome a decisão quando grande parte dos seus requisitos forem preenchidos.
Para auxiliar nessa pesquisa, temos um conteúdo que explica com mais detalhes o funcionamento de uma Plataforma de Experiência de Aprendizagem (LXP), que tal conferir? Está disponível neste link, aproveite!