Please ensure Javascript is enabled for purposes of website accessibility

Idioma

06/06/2022 | Plusoft

3 aspectos que auxiliam no crescimento da employee experience nas empresas

LinkedInFacebookTwitterEmail

Uma das maiores preocupações que uma empresa poderia ter era entregar uma boa experiência para o consumidor. Mas, após algumas modificações na relação entre empresa-funcionário, muito se tem falado sobre a experiência do colaborador. 

Aplicar esforços em manter um bom relacionamento com os profissionais, tornando-o cada vez mais próximo, é saudável para ambos os lados, isso porque o colaborador se sente mais valorizado e visto, e a empresa garante melhores resultados. 

Há diversas maneiras de incentivar e aumentar o impacto da employee experience nas empresas, e neste conteúdo vamos falar sobre algumas delas.; principalmente sobre importância da tecnologia nesse processo. Confira! 

Tenha a tecnologia como aliada  

Muitas novidades tecnológicas estão surgindo no mercado com o intuito de tornar a rotina das áreas e dos negócios mais prática, fácil e menos burocrática. A própria employee experience pode ser melhorada e incentivada por meio desses recursos. 

A ideia é que a tecnologia traga inovação para os processos, fazendo com que fiquem mais dinâmicos, acessíveis, interativos e personalizados para o colaborador se comprometer mais com seu desenvolvimento e aplicá-lo na empresa. 

Como incentivar a employee experience nas empresas? 

Para otimizar a experiência dos colaboradores é preciso unir três pilares importantes: o físico, tecnológico e cultural, fazendo com os colaboradores sintam-se confortáveis, tenham ferramentas cada vez melhores para desenvolver suas funções e que a empresa tenha uma cultura organizacional positiva e alinhada aos seus valores. 

Há formas distintas de começar a trabalhar cada uma dessas frentes e vamos te ajudar com algumas dicas: 

  1. Antes de mais nada, desenhe a jornada do colaborador 

Ao tirar um tempo para analisar toda a jornada do colaborador com calma, mapeando todo o ciclo de um profissional dentro da sua empresa, é possível identificar problemas e ações de melhoria internas. Dessa forma, você pode estruturar estratégias para colocá-las em prática. 

A partir desse ponto, a employee experience passa a ser construída com mais precisão e com objetivos mais claros, indo muito além de apenas deixar o colaborador confortável, mas direcionando-o para aprimorar seu desempenho, além de elevar diversas taxas importantes para o negócio. 

  1. Foque no desenvolvimento do seu time  

Esse é um dos passos mais importantes quando pensamos em motivar os profissionais, e há muitas formas de colocá-lo em prática. Uma grande aliada é a tecnologia, mais precisamente, uma plataforma de educação corporativa. 

Se você apostar em uma plataforma LXP (Learning Experience Platform), verá ainda mais engajamento e preparo dos colaboradores, já que torna todo o processo didático e interativo, preparando trilhas personalizadas para cada perfil e suas necessidades. 

Sem contar na autonomia e confiança que os profissionais terão para dar novas ideias e aplicar todo o conhecimento adquirido dentro de cursos que focam no desenvolvimento pessoal e profissional. 

  1. Diversifique a abordagem  

O mercado já mudou e as formas de lidar com os colaboradores também deve acompanhar esse cenário, já que agora não existe a necessidade de estar em um único lugar para exercer as funções, ter um bom resultado e desenvolver suas habilidades. 

Por isso, apostar em diferentes abordagens é muito interessante e garante mais envolvimento, já que cada pessoa possui um modo de absorver informações e lidar com elas. Apostar então, em ambientes virtuais, formatos diversificados de conteúdos e até mesmo os temas tratados costuma trazer os profissionais para mais perto, estreitando o relacionamento. 

LXP e o Employee Experience 

Citamos a adoção de um ambiente de experiência de aprendizagem (LXP, na sigla em inglês) como uma boa opção para incentivar o employee experience nas empresas.p or ser uma ferramenta completa, ela se torna uma grande aliada nessa jornada, pois oferece um ambiente interativo, gamificado e que atua de acordo com as necessidades de cada pessoa. 

O uso dessa plataforma é interessante porque une aqueles que possuem interesses em comum por meio de uma rede social própria e grupos de equipes, permitindo que troquem experiências, materiais nos mais diferentes formatos e se informem de novidades sobre os temas. 

Para os gestores, ela fornece relatórios de dados educacionais que auxiliam a entender as principais dificuldades dos colaboradores, seu desempenho dentro de cada trilha e permite que o direcione para assuntos complementares. 

Que tal entender como essa plataforma funciona e como personaliza a trilha de cada usuário de acordo com seus interesses? Temos um conteúdo disponível neste link que dá detalhes sobre a LXP e sua contribuição para a employee experience nas empresas. Confira!