Please ensure Javascript is enabled for purposes of website accessibility

Idioma

02/03/2022 | Plusoft

4 funcionalidades essenciais para uma ferramenta de capacitação de colaboradores

LinkedInFacebookTwitterEmail

Não tem assunto mais comentado no mundo corporativo do que a capacitação de colaboradores. Esse interesse tem motivo: as empresas estão focadas em reestruturar seus processos e precisam preparar seu quadro de funcionários para acompanhar todas essas mudanças. 

Focar no treinamento contínuo de funcionários valoriza o serviço realizado e proporciona autonomia para que eles possam colocar em prática todo o conhecimento absorvido, aprimorando sua performance e eficiência

Por isso, separamos uma lista com 4 funcionalidades que uma ferramenta de capacitação de colaboradores deve ter para gerar mais engajamento e incentivar o desenvolvimento profissional. Confira! 

  1. Oferecer conteúdos em vários formatos  

Com o isolamento social e o aprendizado a distância, os usuários foram expostos a diversos tipos de formatos de conteúdo, consumidos de acordo com a facilidade de compreensão e fixação do tema. 

Na capacitação de colaboradores por meio de ferramentas, é preciso pensar em distribuir os temas e os materiais em diferentes formatos, para otimizar o tempo de quem busca o conhecimento e tornar variada a forma de aprendizagem. 

Dessa forma, acontece uma aprendizagem contínua, pois cada pessoa pode encaixar o tempo de consumo e estudo do conteúdo dentro da sua rotina. É um processo eficiente e didático. 

  1. Gamificação 

O engajamento dos colaboradores durante todo o processo é valioso e merece uma atenção especial, toda interação com o material e a forma como o conteúdo é apresentado faz toda a diferença. 

Ter um painel interativo, proporcionar jogos, desafios e oferecer recompensas para cada trilha concluída, torna todo o processo de capacitação de colaboradores mais atrativo e, consequentemente, aumenta o engajamento

Sem contar no aumento significativo na satisfação do colaborador que tem uma experiência valiosa em busca de desenvolvimento e mais conhecimento tanto pessoal quanto profissional. 

  1. Plataforma de Experiência de Aprendizagem (LXP) 

Grande parte das ferramentas de capacitação de colaboradores disponíveis no mercado trabalham no modelo LMS, um ambiente de aprendizagem que reúne diversos conteúdos on-line em uma única plataforma. 

Já a LXP, que significa “Plataforma de Experiência de Aprendizagem”, o algoritmo é usado para aprimorar o que a LMS já oferece, proporcionando uma experiência personalizada e ainda mais satisfatória para o usuário. 

Por isso, dê preferência para as ferramentas que possuem esse modelo de ambiente de aprendizagem, pois é por meio dela que os conteúdos e trilhas de aprendizagem serão direcionados para os colaboradores de acordo com seus interesses. 

  1. Relatórios, dashboards e métricas 

Para que o desenvolvimento seja contínuo, evolua de acordo com os desafios que vão surgindo e com as necessidades identificadas, é importante que a ferramenta de capacitação de colaboradores ofereça relatórios e dashboards que apresentam de forma visual os resultados mensurados. 

Ter autonomia para definir as métricas mais importantes que auxiliam no acompanhamento da evolução da jornada de cada usuário, de acordo com os conteúdos propostos para as equipes de todos os setores da empresa é essencial para mensurar a assertividade a aproveitamento. 

Essas funcionalidades dentro de uma ferramenta garantem que os gestores tenham o controle e avaliem todo o desenvolvimento dos colaboradores. 

Atualize-se das tendências 

O desenvolvimento dos colaboradores é um processo contínuo e mutável, portanto, as ferramentas de capacitação devem ser flexíveis, permitindo a atualização dos conteúdos conforme as necessidades de cada empresa ou a inserção de novos materiais. 

Mostrar para os profissionais que a empresa está atenta e se preocupa com o aperfeiçoamento de suas técnicas gera uma sensação de reconhecimento e pertencimento, proporcionando uma experiência ainda mais valiosa e de vínculo entre marca-colaborador. 

Quer conhecer uma plataforma de capacitação de colaboradores que possui um ambiente de aprendizagem com conceito LXP? A plusoft EdTech é considerada a plataforma mais completa do mercado brasileiro de aprendizagem corporativa! Clique neste link e saiba mais detalhes.