Please ensure Javascript is enabled for purposes of website accessibility

Idioma

27/08/2021 | Plusoft

10 aspectos que você deve considerar para escolher o melhor CRM

LinkedInFacebookTwitterEmail

Quer contar com o melhor CRM (gerenciador de relacionamento com o cliente, em português) para sua empresa?

A importância de os negócios terem os dados dos clientes bem organizados impacta diretamente a qualidade do atendimento. Afinal, é a partir desses dados que é possível personalizar campanhas e criar ações que atendam às necessidades dos consumidores.

Esse sistema facilita a rotina de diversos profissionais, além de organizar as informações dos clientes para que os gestores criem estratégias que gerem resultados. Sabendo disso, é interessante usar uma plataforma de CRM (Customer Relationship Management) para auxiliar nesse processo.

Continue lendo e descubra quais aspectos considerar na hora de escolher esse software!

1. Usabilidade

São os vendedores, os gestores ou uma equipe de marketing que usarão com frequência uma ferramenta de CRM para otimizar a jornada do cliente.

Por isso, essa plataforma deve incluir uma interface simples e intuitiva, facilitando a sua usabilidade. Assim, o profissional encontrará as informações que ele precisa para desenvolver suas ações.

2. Suporte

Se você enfrentar algum problema durante o uso de um software de CRM ou caso tenha alguma dúvida, é imprescindível ter uma equipe para oferecer suporte. Nesse momento, você é o cliente que precisa ter seu problema solucionado. Então, busque por empresas que acompanham o seu uso do sistema e auxiliam em quaisquer etapas.

Por exemplo, alguns negócios oferecem atendimento 24 horas por meio de um chatbot, que responde automaticamente as suas dúvidas.

Outros contam com profissionais especializados à disposição — basta entrar em contato e conversar com eles. Além disso, dê preferência para as organizações que disponibilizam tutorias de como usar a ferramenta de CRM, FAQs, vídeos, entre outros facilitadores.

3. Custo-benefício

Outro aspecto relevante são os custos. Cada software oferecerá um tipo de plano para o usuário, como mensal, anual etc. Logo, os valores variam muito. Por isso, o primeiro ponto que a ser analisado é o orçamento disponível no caixa do seu negócio.

Depois, pense nas suas expectativas de crescimento, a partir do uso desse sistema. Assim, é possível observar as vantagens oferecidas pelo CRM. Desse modo, você avalia o seu custo-benefício, para não ter prejuízos na hora de investir seu dinheiro.

4. Mobilidade e compatibilidade com smartphones

Tenha em mente que o melhor CRM oferecerá acesso remoto para seus usuários. Em um mundo conquistado pela transformação digital e ferramentas tecnológicas, é fundamental incluir essa funcionalidade. Hoje, as pessoas estão com seus aparelhos eletrônicos em qualquer lugar.

Segundo uma pesquisa feita pelo TIC Domicílios, 58% dos brasileiros que acessam a Internet usam exclusivamente o celular. Portanto, também é interessante usar sistemas que oferecem um aplicativo para smartphone.

Essa característica é muito útil para os gestores e sua equipe comercial, pois oferece agilidade nas tarefas. Assim, eles não precisam necessariamente ir até um computador para validar certas informações.

5. Cadastro para contatos

O cadastro de contatos é relevante porque os usuários de um sistema de CRM têm todos os materiais necessários centralizados em um só lugar. Isso evita a falta de dados de clientes e demora no atendimento, devido à desorganização dessas informações.

Ainda, esse recurso garante que telefones, e-mails e outros elementos sejam atualizados em tempo real, o que facilita o trabalho da equipe.

6. Funil de vendas personalizável

Uma das principais funções de uma plataforma de CRM é o funil de vendas automatizado. Esse recurso apresenta todos os processos em andamento da empresa, de forma visual e intuitiva em um certo período.

A partir dele, é possível observar as suas negociações, contatos feitos, propostas, clientes, vendas, entre outras informações, de acordo com seu modelo de negócio.

Além disso, para classificarmos como o melhor CRM, é importante incluir a personalização do funil de vendas. Isso porque cada organização define diferentes procedimentos em cada etapa de venda.

7. Segmentação de dados

Um dos benefícios de uma ferramenta de Gestão de Relacionamento com o Cliente é o uso dos seus dados para elaborar ações de marketing, anúncios, conteúdos, ofertas, analisar os tipos de clientes e muito mais. Basicamente, isso é feito por meio da funcionalidade de segmentação de mercado, que filtra as informações por clientes, região, produtos etc.

8. Emissão de relatórios

O melhor CRM oferecerá relatórios aos seus usuários. Isso auxilia na análise e monitoramento de dados, criação de estratégias e na tomada de decisão. Além disso, ter acesso a esses documentos permite que o negócio visualize os seus pontos fracos e fortes, bem como os erros e as oportunidades.

Assim, ele consegue adaptar os seus serviços ou produtos de acordo com as pontuações do relatório, de modo a otimizar a relação com os clientes e oferecer um melhor atendimento. Como resultado, é possível aumentar suas vendas e o faturamento.

9. Armazenamento de dados

Comentamos bastante sobre o uso dos dados centralizados na plataforma de CRM. Essa é uma funcionalidade básica desse sistema. Então, caso você encontre ferramentas que não incluam o armazenamento de dados, saiba que ela não é a melhor.

Mas afinal, por que é importante guardar as informações de seus clientes e processos? De modo geral, a sua empresa tem a oportunidade de tomar decisões embasadas em dados e não em “achismos”. Ainda, é possível otimizar as suas estratégias, crescer no mercado e melhorar o gerenciamento da empresa.

10. Tecnologia omnichannel

O último aspecto para definir o melhor CRM é a possibilidade de unir diferentes canais, a fim de otimizar a experiência do cliente. Isso permite que o consumidor alterne ou mude de canal durante uma compra, por exemplo.

Um exemplo disso é a plusoft Omni CRM, uma das plataformas mais completas em relacionamento com o cliente. Por ser desenvolvida sob o conceito omnichannel, ela oferece diversas vantagens para as empresas, como aumento nas vendas, otimização da personalização do cliente e integração dos canais em um só lugar.

Agora que você conhece os principais pontos a considerar na hora de escolher o melhor CRM, não deixe de observá-los com atenção. Assim, você opta por uma plataforma eficiente, intuitiva e que atenderá às suas necessidades.

Nesse momento, também é fundamental avaliar a empresa por trás do software, a fim de averiguar o seu comprometimento com os serviços, a segurança e a qualidade.

Gostou dessas dicas? Então, entre em contato conosco e confira mais detalhes sobre as funcionalidades dos nossos sistemas!