Please ensure Javascript is enabled for purposes of website accessibility

Idioma

27/05/2021 | Plusoft

Como um chatbot ajuda a atender melhor o cliente?

LinkedInFacebookTwitterEmail

Um chatbot de atendimento é uma solução tecnológica desenvolvida para realizar tarefas como otimizar o primeiro contato de atendimento dos usuários, melhorar o relacionamento com o cliente e aumentar as vendas.

Existem diversas formas de se “criar” um chatbot. Ele pode ser desenvolvido com o uso de Inteligência Artificial ou com o auxílio de uma assistente virtual inteligente. Em ambos os casos, o trabalho é supervisionado de forma constante por uma equipe, que realiza atividades como adicionar informações na base de dados do chatbot e criar perguntas com base nas solicitações dos usuários.

Além de possibilitar que o cliente possa entrar em contato com a marca a qualquer momento — e ter sua dúvida já respondida, dependendo da pergunta — os chatbots são grandes aliados da equipe de atendimento pela possibilidade de ser integrado em diferentes canais, do perfil do WhatsApp ao site institucional, entre outras plataformas.

Continue lendo e entenda como essa ferramenta beneficia o seu negócio!

Veja as vantagens de utilizar um chatbot de atendimento

Um chatbot de atendimento pode ser usado em muitos setores de um negócio. Basicamente, suas maiores vantagens incluem a automatização dos processos e a melhora no relacionamento com seu público.

Com essa ferramenta, os colaboradores responsáveis pelo atendimento conseguem dedicar mais tempo e atenção aos casos que realmente necessitam de um cuidado mais aprofundado.

Isso faz a diferença tanto para quem precisa de um atendente humano como para quem tem dúvidas mais simples e pode recorrer ao suporte do robô, já que não precisa esperar a conclusão desse atendimento para ter sua dúvida solucionada.

Confira abaixo algumas das vantagens que uma empresa adquire ao implementar a tecnologia de chatbots no atendimento ao cliente.

Disponibilidade

Os chatbots estão disponíveis para atender seus clientes 24 horas. Portanto, mesmo que a sua organização tenha seu horário de funcionamento, essa ferramenta mantém o atendimento em operação.

Essa funcionalidade é um grande diferencial, principalmente em épocas relevantes para o comércio, como Natal, Black Friday e outras datas comemorativas.

Ninguém deseja perder um consumidor que está disposto a comprar seu produto, não é mesmo? Por isso, quando sua empresa conta com um robô inteligente para realizar o atendimento, é possível responder os clientes a qualquer momento, sem a necessidade de estar em horário comercial.

Mesmo que a dúvida do cliente seja complexa demais para o chatbot responder, ter passado pelo atendimento inicial já costuma aumentar a satisfação do usuário, já que o atendente humano terá em mãos as informações iniciais, enviadas pelo usuário ao chatbot, para dar continuidade à solicitação.

Personalização

Um sistema de chatbot permite que as organizações interajam de maneira específica com o usuário, oferecendo um atendimento mais humanizado. Com isso, se tem a possibilidade de criar uma “cara” para o seu chatbot, aumentando a sensação de proximidade com o público.

Desse modo, sua marca adquire uma personalidade, como a Lu do Magazine Luiza — um dos chatbots de sucesso que conquistou muitos admiradores e proporcionou um atendimento ágil e de grandes resultados para a empresa.

Agilidade na resolução de dúvidas mais comuns

Essa ferramenta consegue atender vários clientes simultaneamente, o que evita demora no atendimento e na resolução de problemas. Esse fato é uma grande vantagem, principalmente porque, segundo um estudo, houve um aumento de 24,3% nas reclamações dos consumidores em relação à demora no atendimento das empresas.

Portanto, como esse recurso funciona de forma automática e o cliente não precisa esperar ser atendido por um atendente humano, ele responderá os indivíduos que precisam resolver seus problemas.

Além disso, um chatbot de atendimento realiza diferentes tarefas que conferem agilidade para uma empresa, como:

  • emissão de segunda via de boletos;
  • agendamento de consultas;
  • comparação de preços;
  • vendas;
  • tira dúvidas de clientes, entre outras.

Melhora do relacionamento

O uso de uma ferramenta de chatbot no atendimento permite que uma empresa envie mensagens diretamente para seus clientes por diversos canais de comunicação, o que melhora o relacionamento com o consumidor.

No marketing, os chatbots são utilizados para fechar uma venda, gerar novos leads e até dar uma atenção especial ao cliente no pós-venda. Dessa forma, é possível criar um relacionamento próximo da pessoa com a marca e, também, fidelizá-la.

Como esse sistema “aprende” com as interações e com os usuários, ele pode estabelecer respostas mais eficazes, além de processar automaticamente solicitações que ainda não estavam programadas. Isso gera uma melhor comunicação com os clientes.

Redução de custos

Como o chatbot de atendimento pode atender vários consumidores, ele reduz os gastos com contratação ou treinamento de funcionários. Segundo a IBM, esse recurso reduz em até 30% os custos de relacionamento com o cliente.

Assim, é possível otimizar o trabalho da equipe para questões mais estratégicas ou para o suporte de atendimentos mais complexos.

Evita erros no atendimento

Usar essa ferramenta na sua empresa significa que você contará com um atendente que não comete erros por distração ou que não cansa de realizar essa tarefa. Em certas atividades, isso é essencial para garantir um atendimento rápido e eficiente.

Portanto, se o chatbot é bem programado, ele sempre saberá qual direcionamento seguir e o que responder ao usuário. Porém, caso ele não consiga solucionar determinado problema, os profissionais da sua empresa estarão à disposição para resolver a situação.

Conheça os chatbots que usam assistente virtual inteligente

Hoje, existem chatbots que são desenvolvidos por meio de uma assistente virtual inteligente, que tem sua base de conhecimento alimentada constantemente por uma equipe de especialistas, melhorando sua eficiência e aprimorando a experiência do cliente.

Um exemplo de plataforma que utiliza essa tecnologia é a plusoft AI, que tem como característica o desenvolvimento de uma solução 100% feita em português, que se adequa de forma natural ao padrão de escrita dos consumidores brasileiros.

Com ela, você consegue estabelecer interações de maneira mais simples responder dúvidas mais complexas e oferecer um atendimento mais ágil. Além disso, essa ferramenta permite a gestão e a construção de chatbots integrados ao Facebook, SMS, WhatsApp, landing pages, site e outros canais.

Portanto, não deixe de contar com um chatbot para atender melhor seus clientes e garantir mais produtividade aos colaboradores. Com ele, você consegue obter as vantagens citadas e otimizar os resultados da sua empresa.

Gostou deste conteúdo e quer garantir os benefícios citados no seu negócio? Saiba mais sobre a plusoft AI e tire suas dúvidas com a gente!