Please ensure Javascript is enabled for purposes of website accessibility

Idioma

20/07/2022 | Plusoft

3 ferramentas para melhorar a eficiência operacional de um departamento

LinkedInFacebookTwitterEmail

Com o processo de crescimento de uma empresa, manter a eficiência operacional dos departamentos se torna um desafio cada vez maior. Para manter a produtividade dos profissionais, é preciso pensar em novas técnicas que vão auxiliar na execução das tarefas cotidianas. 

Existem muitas tecnologias disponíveis no mercado que garantem eficiência e otimização do tempo das equipes, além de gerar maior segurança na manipulação dos dados, redução de custos e muitos outros benefícios. Que tal conhecê-las? 

Preparamos um conteúdo que vai te ajudar a dar o primeiro passo na direção da eficiência operacional, acompanhando o crescimento do seu negócio e trazendo cada vez mais resultados. Fique de olho e boa leitura! 

Entenda a importância de escolher uma boa ferramenta para eficiência operacional 

Ficar muitas horas trabalhando em suas tarefas não é um indicativo de produtividade, principalmente se uma única atividade demanda um tempo muito maior do que o necessário para ser finalizada. 

As ferramentas que proporcionam eficiência operacional auxiliam em questões como: produtividade baixa, problemas não solucionados e recursos ultrapassados para realizar as atividades.  

Para a rotina se tornar cada vez mais alinhada ao crescimento do negócio, trazer bons resultados e melhorar o desempenho do departamento, uma boa ferramenta pode ser uma boa solução. Dessa forma, é possível evitar que toda a rotina da área vire um problema mais difícil de ser resolvido. 

Conheça algumas dessas ferramentas: 

Software de gerenciamento de tarefas 

Essa é uma das ferramentas mais importantes quando falamos em eficiência operacional, já que proporciona uma visão mais ampla de tudo o que deve ser feito, os responsáveis por cada tarefa e a organização de recursos e tempo fica muito mais fácil de administrar

Grande parte desses softwares ainda permite adicionar anexos e arquivos que tornam a execução da tarefa ainda mais intuitiva e didática, e ainda garante que todos estejam informados e em dia com suas pendências. 

Esse recurso é excelente para ajudar com a gestão do tempo, automação das tarefas, melhorar a qualidade das entregas e o bem-estar da equipe como um todo, que terá mais organização em seu dia a dia. 

CRM 

O CRM é uma ferramenta excelente para auxiliar no relacionamento com clientes e prospects, pois organiza os contatos, as informações coletadas e faz uma análise dos dados, garantindo um melhor direcionamento para os atendentes humanos. 

O sistema pode ser uma vantagem competitiva quando utilizado de forma alinhada com os objetivos do seu negócio, pois pode deixar sua equipe por dentro do perfil e das necessidades das pessoas, garantindo maior assertividade na tratativa e eficiência operacional. 

Chatbot ou Assistente Virtual 

Capaz de atender diferentes pessoas ao mesmo tempo, sendo elas clientes ou prospects, o chatbot ou assistente virtual, otimiza o atendimento ao solucionar dúvidas, responder a questionamentos e enviar informações de forma rápida. 

Por ficar disponível 24 horas por dia e 7 dias na semana, é o primeiro contato das pessoas com a marca e, quando configurado da maneira correta, pode garantir o início de uma relação saudável e muito valiosa com o futuro cliente. 

A ideia aqui é aumentar a satisfação do consumidor com mais rapidez e dinamismo no contato com a marca, sem que precise acionar um atendente humano a todo instante. 

Gostou das dicas e quer saber mais sobre as tendências e tecnologias do mercado? Acesse esse link e cadastre-se na nossa newsletter. Por lá, você fica por dentro de todas as novidades não só do mercado corporativo, mas também das soluções da Plusoft. Não perca!