Please ensure Javascript is enabled for purposes of website accessibility

Idioma

14/10/2021 | Plusoft

Facebook Audience Insights: dicas para incrementar sua estratégia

LinkedInFacebookTwitterEmail

Uma das maiores vantagens do marketing digital, principalmente se comparado ao tradicional, é a possibilidade de desenvolver campanhas com o máximo de alinhamento com o público-alvo e mensurar em tempo real os resultados da estratégia. Quanto a isso, a ferramenta Facebook Audience Insights é uma aliada nesta tarefa.

Presente no Facebook, rede social que conta com aproximadamente 2,32 bilhões de usuários, a solução fornece inúmeras e detalhadas informações sobre o público, como faixa etária, dispositivo utilizado, localização, taxa de compartilhamento, taxa de curtida e muitos outros dados.

O fornecimento e acesso desse tipo de conhecimento permite que uma empresa tenha maior vantagem competitiva, desde que isso seja usado estrategicamente.

Mas você sabe como utilizar esses dados a favor do seu negócio? Pensando em ajudar na formulação de estratégias adequadas quanto ao uso do Facebook Audience Insights, preparamos este post. Acompanhe!

Como acessar as informações do Facebook Audience Insights e quais são os dados que ele mostra?

Agora que você entendeu a importância do Facebook Audience Insights, é preciso aprender como ter acesso às informações disponibilizadas. Para isso, siga os passos a seguir:

  • primeiro, entre no Gerenciador de Anúncios, dentro do Facebook, e clique em Ir para Página;
  • selecione na sequência Mais e Informações, ao lado de Ferramentas;
  • posteriormente, pode-se analisar os dados gerais e mais relevantes sobre o seu perfil em Visão Geral.

Visão Geral

Nesta aba, é possível configurar as datas a partir de um período específico, de acordo com a sua preferência e objetivo da campanha desenvolvida.

Essa janela de tempo pode incluir os últimos 7 dias ou um período de tempo personalizado, por exemplo. Além disso, a Visão Geral também mostra de forma genérica o Alcance, Número de Curtidas na Página, Envolvimento, Número de Visualizações etc.

Para ter acesso a esses dados de forma mais completa, basta clicar em cada uma dessas informações ou passar o mouse por cima dos números.

Além desses dados, o Facebook Audience Insights também mostra o Envolvimento, Alcance e Direcionamento, que são métricas relacionadas ao desempenho das suas publicações perante o público. Acompanhá-las é indispensável para avaliar se as estratégias desenvolvidas estão tendo efeitos positivos ou se é necessário uma reformulação.

E ainda, na aba de Visão Geral, o Facebook conta com o botão Turbinar ao lado de cada publicação, para quem deseja impulsionar e alcançar um número ainda maior especialmente de alcance e seguidores.

Porém, diferentemente da opção de anúncios, o impulsionamento não permite uma segmentação de público tão alta.

Seguidores

A aba nomeada Seguidores possibilita o monitoramento por meio de gráficos interativos de quem segue a sua página no Facebook. Esse grupo pode se diferenciar entre:

  • seguidores pagos;
  • seguidores orgânicos;
  • pessoas que deixaram de seguir a página.

Além disso, também é possível saber qual caminho esses seguidores percorreram para conhecer e passar a seguir sua página, o que inclui:

  • dispositivo utilizado: desktop ou smartphone;
  • pesquisas nos buscadores da internet;
  • pesquisas dentro da própria página do Facebook;
  • etc.

Alcance

A aba de alcance corresponde a quantidade de pessoas alcançadas em um período de tempo específico, que pode ser personalizado de acordo com o seu interesse. O alcance aparece dividido em orgânico e pago.

Dentro dessa métrica, a ferramenta separa o alcance de acordo com o número de curtidas, reações, compartilhamentos e comentários. Além disso, também existe o indicador que mostra a quantidade de recomendações que a sua página recebeu.

Curtidas

Trata-se de uma aba similar a do número de seguidores, já que mostra o total de curtidas na página em um período de tempo personalizado e um grupo que evidencia o número de descurtidas, curtidas orgânicas e pagas, o que diz respeito ao desempenho do seu perfil. 

Para um melhor acompanhamento e formulação estratégica, essas curtidas são mapeadas para entender de quais locais elas partiram, o que pode ser:

  • sua página;
  • pesquisa;
  • curtidas restauradas de contas reativadas;
  • sugestões de páginas.

Considere que, no Facebook, um usuário pode curtir um post ou uma página sem necessariamente seguir o perfil, o que impede a visualização dos conteúdos atualizados no feed. Assim, é recomendado o acompanhamento em conjunto do número de seguidores e curtidas.

Visualização da página

A métrica de visualizações, também disponível na ferramenta, analisa as pessoas que encaram as campanhas divulgadas e qual setor da página foi visualizado, o que pode ser o Sobre, Publicações, Fotos etc. É possível, ainda, rastrear de onde esses acessos chegaram.

Pessoas

A aba de Pessoas permite um maior conhecimento sobre a idade, gênero, localização geográfica e diversas outras informações importantes que ajudam a traçar o perfil dos seus seguidores para a formulação de campanhas mais segmentadas. 

Como o Facebook Audience Insights pode ajudar nas estratégias?

Entender quais conteúdos mais agradam a audiência 

Jogar com a sorte e com o achismos não são estratégias recomendadas em um mercado tão competitivo e com consumidores cada vez mais exigentes. Assim, contar com dados que ajudam a entender os gostos e necessidades da audiência é uma forma de embasar as decisões estratégias para reduzir as chances de erro.

Conhecer melhor o público-alvo

Imagina a perda de recursos financeiros e de tempo se a sua empresa no Facebook faz uma campanha voltada para o público jovem, quando quem mais se interessa pelos produtos/serviços e conteúdos da página são os mais velhos. Por esse motivo, conhecer o público-alvo e ter mais propriedade no assunto é tão importante.

Ter informações essenciais para desenvolver campanhas

Os dados com informação sobre o público é um dos recursos mais valiosos que uma empresa pode ter atualmente. Não à toa, parte significativa do sucesso da campanha de Donald Trump para presidência dos EUA em 2016, envolveu a análise de dados dos eleitores. Afinal, isso ajuda no melhor entendimento e alinhamento das necessidades e desejos de cada um.

Como você pode notar, o Facebook Audience Insights é uma ferramenta valiosa para o desenvolvimento de estratégias com mais chances de acerto, o que reduz as chances de enviar campanhas para pessoas que não sejam o público-alvo do seu negócio, aumentando as chances de sucesso e adesão.

Gostou do nosso post e quer continuar acompanhando nossas atualizações de conteúdo? Continue acompanhando as postagens do nosso blog!