Please ensure Javascript is enabled for purposes of website accessibility
Plusoft

24/06/2021 | Plusoft

Ferramentas de monitoramento de redes sociais: 6 vantagens da plusoft Social

LinkedInFacebookTwitterEmail

As mídias sociais fazem parte da rotina das pessoas, sendo utilizadas por motivos que vão desde entretenimento até para pesquisar e consumir produtos. Nesse sentido, é fundamental que as empresas contem com ferramentas de monitoramento de redes sociais, o que as ajuda a entender o que o seu público está falando sobre a marca e, assim, entender qual a melhor forma de construir uma presença on-line.

Essas ferramentas se caracterizam por atuarem no acompanhamento das atividades realizadas nas plataformas digitais, além de mensurar métricas e os resultados das estratégias aplicadas dentro de um período determinado. Tudo isso é feito com base nos dados de tráfego, indicadores de performance e engajamento, e permite melhorias contínuas no seu negócio.

Neste post, conversamos com Bruno Alves, Vice-presidente de Inovação e Marketing da Plusoft, para explicar as principais vantagens de investir no uso dessa plataforma. Confira!

Por que é importante monitorar as redes sociais?

Na última década, os consumidores ampliaram o relacionamento com as redes sociais, utilizando as plataformas para buscar ajuda, recomendações, avaliações de produtos ou serviços e entender como as marcas se relacionam com o seu público no ambiente virtual.

Diante disso, as mídias sociais se tornaram de suma importância para as empresas, já que permitem uma maior proximidade com o público-alvo. Ao monitorá-las, é possível verificar a saudabilidade das estratégias e campanhas executadas, como o consumidor está percebendo a marca e identificar possíveis crises que estejam ocorrendo nos canais oficiais ou não oficiais.

‘’As redes sociais são importantes canais de relacionamento e no período pandêmico é nesses canais que as pessoas procuram informações. O monitoramento dessas redes é a principal forma de enxergar o que está acontecendo no meio digital’’, afirma Bruno Alves.

Para tanto, é necessário usar ferramentas que levem em consideração os canais oficiais da marca. Ou seja, aqueles de propriedade da empresa em plataformas como YouTube e Twitter, e também os canais não-oficiais, aqueles nos quais o consumidor grava os seus pontos de satisfação ou insatisfação com o produto adquirido.

Assim, você consegue colher o máximo de dados, tendo condições de transformá-los em relatórios que ajudam a tomar as melhores decisões em relação ao atendimento ao cliente.

Quais são as funcionalidades da plusoft Social?

A plusoft Social é uma plataforma de gerenciamento de relacionamento com o cliente de redes sociais que pertence à Plusoft. Com essa solução, a empresa captura os principais canais sociais em que o consumidor está, monitora e emite alertas ao perceber possíveis crises.

Por definição, a plataforma funciona como um SAC 4.0, que possui integração nativa com mais de 14 redes sociais, como Facebook, Instagram, YouTube, Twitter (de quem a Plusoft é cliente Enterprise e tem uma parceria sólida) e LinkedIn, além de sites importantes para as empresas, como Reclame Aqui, Google e Consumidor.gov.br.

Além desse serviço, há também a função de social listening, que faz a análise de todas as menções, conversações e tendências que envolvem a marca nas redes sociais. O listening não abrange somente o entorno da marca, mas tudo o que acontece em outras páginas que a citam.

A partir do atendimento direto no YouTube, pode-se efetuar uma varredura específica nessa rede social para encontrar comentários que estejam falando da sua marca, tanto elogios quanto reclamações. Isso possibilita à companhia agir com antecedência e procurar o consumidor para atender a sua demanda.

Quais são as vantagens da plusoft Social?

Para o vice-presidente de Inovação e Marketing da Plusoft, ter um software de monitoramento de redes sociais ajuda é benéfico aos negócios porque a ferramenta trabalha 24 horas, sete dias por semana. E, com o uso da inteligência artificial, pode-se identificar e alertar crises mesmo em momentos em que o time da empresa não está disponível, como de madrugada ou aos finais de semana.

‘’A plusoft Social também mostra o fluxo de mensagens assíncronas em uma única timeline, que pode ser categorizada por rede social ou especialidade, fazendo com que você tenha equipe de especialistas atuando nas respostas, e tenha a possibilidade de escalonamento dentro da empresa. Com isso, auxilia a entender como está a imagem da empresa dentro dos canais de redes sociais’’, acrescenta.

Acompanhe outras vantagens da implantação da ferramenta nas empresas.

1. Aprimora a estratégia de conteúdo e produto

Uma vez que gera um grande volume de dados sobre o comportamento dos clientes nas redes sociais e o que eles pensam sobre a marca, os gestores podem analisar o desempenho das estratégias de conteúdo e produtos, e aperfeiçoá-las continuamente para que se tornem ainda mais eficientes.

2. Auxilia na produção de campanhas específicas para redes sociais

Apesar da relevância das redes sociais, ainda existem empresas que não fazem campanhas específicas para esses canais, o que se deve à dificuldade de mensurar os seus resultados. A adoção de uma plataforma como a plusoft Social estimula o desenvolvimento de campanhas para esse ambiente, pois oferece mecanismos que ajudam a analisar a aceitação e interação do público com a marca.

3. Fornece subsídios para a tomada de decisão

Ter um embasamento aprofundado é fundamental para tomar boas decisões. É exatamente isso que a ferramenta proporciona, haja vista que dá acesso a dados importantes, que orientam os gestores e sua equipe sobre quais são os melhores caminhos a serem seguidos para impulsionar os seus resultados na esfera online.

4. Proporciona insights

A observação do comportamento do cliente pode dar origem a diversos insights. Ao notar uma dúvida recorrente, a empresa pode criar conteúdos específicos para esclarecimentos ou até mesmo ter ideias para novos produtos, ou serviços que contemplem as necessidades dos seus consumidores, por exemplo.

5. Aprimora a gestão de crises

Nas redes sociais, as informações se espalham rapidamente. Caso um cliente não tenha o seu problema resolvido pela empresa e decida fazer reclamações nas mídias sociais, isso pode se tornar uma avalanche de reclamações que refletem negativamente na marca.

A ferramenta de monitoramento de redes sociais emite alertas diante de comportamentos que tendem a gerar crises para a companhia. Dessa forma, você pode sair na frente e criar uma estratégia de atendimento para contornar a questão e evitar maiores impactos.

6. Melhora a experiência do cliente com a marca

Sem dúvidas, todos os pontos citados acima ajudam a melhorar a experiência do cliente com a marca. Afinal, a organização se baseia em informações precisas para fazer ajustes que vão de encontro aos interesses dos seus clientes, incentivá-los a efetuar compras e mantê-los satisfeitos e fiéis à marca.

De acordo com um levantamento da Hootsuite, 140 milhões de brasileiros utilizam as redes sociais pelo menos três horas por dia. Nesse cenário, investir em ferramentas de monitoramento de redes sociais é uma estratégia indispensável para construir um relacionamento sólido com os clientes e criar oportunidades de vendas.

‘’Na hora de pesquisar por uma solução para cuidar da sua marca digitalmente, o ideal é buscar uma empresa que te ajude construir a jornada do consumidor nas redes sociais, que preste consultoria, indique os melhores profissionais da área e já esteja adequada à LGPD’’, ressalta Bruno Alves.

Esse é o caso da plusoft Social, cuja implantação é feita com o suporte de especialistas e considerando as especificidades de cada cliente.

Quer saber mais sobre a nossa ferramenta? Entre em contato com a equipe da plusoft Social e conheça os nossos benefícios na prática!


pt_BR