| Blog

Publicado em 28/03/2022

• Plusoft

2 minutos

Assistente virtual para empresas de utilities: 3 aspectos para ter atenção ao escolher uma ferramenta

O setor de utilities sempre teve o grande desafio de oferecer uma boa experiência do cliente apesar de sua alta de demanda de atendimento. Felizmente, a tecnologia vem ajudando os negócios do segmento a oferecer um suporte cada vez mais rápido e personalizado. E o uso de uma assistente virtual para empresas é uma grande aliada para a melhoria do relacionamento com as pessoas. 

O atendimento ao cliente e os serviços prestados por empresas de utilities estão recebendo exigências cada vez maiores por parte do público, que deseja maior qualidade e agilidade nas respostas. 

Já para as companhias, esse processo se torna uma jornada contínua de melhorias e inovações, de acordo com o que é exigido e esperado pelo público e pelos governos, que desenvolvem novas regulações para acompanhar o crescimento do suporte digital. Aderir a um serviço de assistente virtual para empresas de utilities envolve tempo e muitos testes. 

Para garantir que a decisão que está prestes a tomar é a mais adequada, preparamos uma lista de pontos que devem ser considerados ao escolher a ferramenta perfeita para o seu desafio de negócio. 

  1. Certifique-se de que a ferramenta escolhida oferece treinamentos 

Para que as equipes de TI e negócios se familiarizem com a ferramenta, saibam utilizar a assistente virtual e entendam os principais pontos para usá-la no dia a dia, é preciso ter boa compreensão da arquitetura e dos conceitos, para isso servem os treinamentos. 

A companhia que oferece a ferramenta de conversação, seja do específica para o setor de utilities ou com desenvolvimento mais flexível, deve oferecer todo esse suporte para os profissionais. 

O intuito é que todos criem confiança para manusear a plataforma de forma correta e entendam tudo o que a solução pode fazer para aprimorar a jornada do cliente. 

  1. Alinhamento com o objetivo do negócio 

Busque avaliar se a plataforma possui aderência com o objetivo do negócio. 

É válido ressaltar que as empresas de utilities, principalmente em situações de emergência, como quedas de energia, vazamento de gás, dentre outros casos, o número de atendimento e solicitações se elevam. A plataforma garante uma boa performance nesse pico de acessos? 

Considere também a experiência oferecida e a construção da jornada do cliente dentro da plataforma, se o bot é eficiente e atende as necessidades e exigências do público. 

  1. Tecnologias e metodologias utilizadas  

Esse é um tópico extremamente importante quando se está avaliando a contratação de uma assistente virtual para empresas de utilities. Isso porque, o intuito é que essa ferramenta traga mais agilidade e praticidade. 

Portanto, a tecnologia e a metodologia ditam a performance e o alcance dessa funcionalidade, buscando atualização e inovação no tratamento com o cliente, nas técnicas para realizar as tarefas e responder as dúvidas mais frequentes. 

Além da inteligência artificial, é muito comum que esses software utilizem machine learning e processamento de linguagem natural (NLP), trazendo mais assertividade e uma comunicação cada vez mais humana. 

Benefícios de uma assistente virtual para empresas de utilities 

Além da interação com o público, a implementação dessa tecnologia traz diversas vantagens para os processos internos, como a otimização de tempo na execução das atividades, redução de custos na operação, disponibilidade 24 horas por dia e automação dos processos repetitivos. 

A definição de um tom de voz também é um ponto muito positivo, que garante mais eficiência na comunicação e no entendimento do cliente, personalizando o contato de acordo com a dúvida ou necessidade que ele deseja sanar. 

Qual é a importância de implementar uma assistente virtual? 

Ao aderir a um software com uma boa tecnologia, abre-se uma nova oportunidade de manter o contato com o cliente, trazendo a possibilidade de interações mais rápidas e objetivas, sem precisar de um contato humano de forma imediata. 

Uma assistente virtual para empresas de utilities pode auxiliar na identificação das mudanças no perfil do cliente e das emoções, sabendo trabalhá-las da forma mais agradável e eficaz possível, aproximando e agradando cada vez mais esse consumidor. 

Com isso, a relação entre marca-cliente se torna mais sólida, fazendo com que ele sempre volte a buscar essa empresa por gostar de como os processos são conduzidos e a forma como é tratado, sendo até mais tolerante em casos de problemas ou má atendimento

Assistentes virtuais para empresas de utilities são importantes para darem mais autonomia para o cliente, que decidem quando entrar em contato com a empresa, quanto tempo vai durar a interação e se essa é a melhor maneira de fazê-lo. 

E para as empresas, é um canal que possibilita movimentar e inovar sua comunicação, adicionando detalhes que chamem a atenção e tragam uma experiência cada vez mais satisfatória para o consumidor. 

Conhecer mais a fundo a programação e os tipos de assistentes virtuais que podem ser utilizadas para trazer o resultado esperado para o seu negócio faz toda a diferença. Confira, neste conteúdo, mais detalhes sobre as tendências e esse mercado no geral. 

Analisando a “fidelidade” do cooperado através de dados

Automação Hospitalar: Quando ela cria barreiras ao invés de pontes