Please ensure Javascript is enabled for purposes of website accessibility

Idioma

09/12/2021 | Plusoft

7 tipos de inovação para manter a competitividade no mercado

LinkedInFacebookTwitterEmail

A inovação caracteriza-se pela alteração de processos ou serviços. Ou seja, uma iniciativa inovadora modifica o fluxo natural de trabalho em uma organização para obter melhores resultados.

Essa melhoria significativa torna-se fundamental para o desenvolvimento do negócio e de pessoas, podendo ser aplicada aos mais diversos tipos de empreendimento. Dessa forma, existem alguns tipos de inovação que podem ser utilizados conforme as necessidades da sua organização.

Neste artigo, falaremos 7 tipos de inovação para que sua empresa mantenha a competitividade no mercado. Continue com a gente e confira!

A importância de investir em inovação

A atuação em um mercado cuja principal característica é a alta competitividade exige que sua empresa não se acomode e busque sempre ações inovadoras para se destacar. Abaixo, listaremos os principais benefícios que a inovação pode trazer para o seu empreendimento.

Geração de vantagem competitiva

A inovação promove vantagem no mercado em relação a seus concorrentes. Ao investir em novas técnicas para produzir ou comercializar produtos ou serviços, você terá mais chances permanecer em destaque no mercado e se diferenciar das organizações que atuam no mesmo ramo.

Permite o desenvolvimento e crescimento empresarial

Ao se sobressair em relação às demais empresas do seu segmento, necessariamente a sua organização se desenvolverá e crescerá de modo significativo. Portanto, havendo aumento expressivo de faturamento, sua empresa poderá alcançar o tão almejado sucesso.

Gera emprego, renda e movimenta a economia

A permanência de uma empresa no mercado em que atua cria empregos e renda aos colaboradores que compõe seu quadro de funcionários, contribuindo diretamente para o cenário econômico do seu país.

É, então, um efeito dominó que causa efeitos não apenas na realidade do negócio, mas do local onde ela está inserida.

A seguir, falaremos sobre alguns tipos de inovação e como você pode executá-los.

Tipos de inovação

Agora que já sabemos do conceito de inovação e seus inúmeros benefícios, é importante ressaltar que existem diferentes tipos de inovação e que cada um pode ser aplicado no negócio em um momento diferente. A seguir, abordaremos 7 dos seus tipos:

1. Inovação de produtos e serviços

Esse tipo de inovação permitirá que melhorias significativas sejam realizadas no produto que sua empresa oferece. Assim, é possível oferecer uma solução que seja, além de inovadora, prática e com uma longa vida útil.

Nesse sentido, caso a sua empresa seja do ramo da tecnologia, por exemplo, você deve desenvolver ideias que não apenas compreendam a modernização do produto ou serviço ofertado, mas também que possibilitem atualização contínua, fazendo crescer sua durabilidade.

2. Inovação em marketing

Manter a atenção no crescimento das vendas é essencial para o sucesso da sua organização. Assim, é preciso buscar soluções inovadoras na hora de comercializar sua marca e saber se posicionar e se diferenciar dos concorrentes.

Tratando-se de marketing, você não precisa criar estratégias mirabolantes. Com o advento das mídias digitais, as ações desse segmento tendem a serem voltadas mais para o universo tecnológico. Entretanto, os métodos tradicionais não devem ser esquecidos e a busca por soluções simples pode ajudar você a se destacar.

Um exemplo que podemos destacar é a reformulação da sua logo. A famosa marca de refrigerante de cola modificou, recentemente, o seu rótulo, trazendo o seu logotipo antigo, o que fez muita gente se identificar com a estética vintage. É uma estratégia simples, mas de grande sucesso.

3. Inovação organizacional

Para que os produtos e processos sejam transformados, é necessário, muitas vezes, promover mudanças na equipe. É válido ressaltar, nesse sentido, que o sucesso de uma organização é promovido pelas pessoas que fazem parte dela.

Os processos internos realizados de modo eficaz são cruciais para o bom funcionamento de uma empresa. E a possibilidade de identificar fraquezas, para traçar as melhores soluções, gera a oportunidade de criar uma estrutura ainda mais forte e, portanto, mais produtiva.

Assim, a inovação organizacional baseia-se em alguns princípios, como:

  • Desbloqueio do potencial criativo, a fim de que cada um dos colaboradores possam expressar suas opiniões e contribuir com o negócio a partir delas;
  • Geração de valor e qualidade nos processos, com o intuito de construir fortes laços de compromisso e identidade com sua equipe;
  • Criação e compartilhamento de informações, instruindo o seu time para que o campo das ideias possa ser estimulado.

4. Engajamento do consumidor

Uma forma criativa e eficiente de conquistar clientes é investindo na experiência durante as suas jornadas de compras. Em outras palavras, possibilitar um processo único e personalidade pode ser a base para construir uma relação de confiança.

Uma das formas de fazer isso, é obter um conhecimento aprofundado do seu público-alvo, oferecendo a eles justamente o que é necessário para que suas expectativas sejam supridas.

5. Inovação de processos

Muitas vezes, uma solução pode ser proveniente de um fracasso. Diversas marcas de sucesso surgem dessa dinâmica de tentativa e erro, uma vez que a falha possibilita a revisão de um processo e a identificação dos seus pontos fracos. Isso também é inovação.

Muitos melhoramentos ocorrem a partir de uma falha, sendo uma oportunidade de patente e introdução no mercado. Ao se deparar com uma ideia que não funciona, você deve se perguntar como transformar esse resultado em algo benéfico. Assim, alguns pontos merecem atenção, tais quais:

  • Investimento em melhorias do produto;
  • Inspirar-se em marcas tradicionais com histórico de sucesso;
  • Melhoria do seu produto conforme as exigências e necessidades do consumidor.

6. Inovação de Rede

Aqui, trazemos o conceito de rede como um conjunto de apoiadores, de ramos diversos, que se auxiliam e colaboram visando o sucesso de todos.

São os famosos parceiros de negócio, que possibilitam o aproveitamento de tecnologias, métodos e até mesmo o público de outras marcas. Investir nessa estratégia pode ser excelente para o crescimento e aumento da eficiência de uma organização.

7. Inovação de Estrutura

A inovação da estrutura de um negócio aponta para a revisão na gerência de pessoas e outros ativos. Dessa maneira, pode-se atrair mais talentos para dentro do seu empreendimento, possibilitando o seu crescimento. Ou seja, a oportunidade de expansão reside dentro da própria empresa e no que ela irá oferecer ao seu público.

Assim, ofereça possibilidade de crescimento aos funcionários, montando um plano de carreira e cursos para que eles aprimorem suas habilidades, renovando seu conhecimento para atuarem em um mercado que está em constante transformação.

Investir em inovação em diversos âmbitos pode ser determinante para que sua empresa se sobressaia e conquiste o sucesso. Agora já sabemos que a dinâmica mercadológica exige ações inovadoras para manter os clientes sempre interessados na prestação dos seus serviços, ou nos seus produtos. Traçar estratégias para conquista-los é fundamental para tornar a sua marca uma referência.

Gostou do nosso artigo? Então, assine nossa newsletter para não perder nenhuma novidade!