Em um mundo corporativo repleto de inovação, tecnologias e softwares que simplificam e automatizam o dia a dia dos setores, a área de compras ainda está em busca de tecnologias que facilitem a vida dos profissionais.
E-procurement, como são chamadas as tecnologias na área de compras, ainda são difíceis de serem encontradas e pouco utilizadas, pois possuem um alto custo de implantação e utilização.
Algumas companhias utilizam o sistema de ERP, que é voltado para solucionar processos financeiros e não supre as demandas do dia a dia dos profissionais da área de compras. A ideia das novas tecnologias na área de compras que vem surgindo é para complementar o serviço do ERP.
Com o intuito de tornar a rotina da área de compras mais estratégica, produtiva e alinhada aos objetivos do negócio, conheça algumas ferramentas que podem impulsionar os resultados:
Robotic Process Automation (RPA)
Conhecida em português como “Robôs de Automação de Processo”, a solução vem para auxiliar diversos setores da empresa, inclusive a área de compras.
A ideia é que a ferramenta realize as tarefas repetitivas e manuais por meio de comandos que serão “repetidos” pelo robô de forma independente.
Com isso, a equipe pode focar em outras tarefas que demandam mais tempo e concentração, exigindo um olhar mais estratégico e decisões assertivas e complexas.
Internet das Coisas (IoT)
Essa é uma tecnologia que permite o rastreamento mais preciso e claro de qualquer processo realizado pelas áreas de compras, suprimentos e logística, permitindo que os profissionais identifiquem com mais rapidez os gargalos e erros operacionais, podendo consertá-los a tempo.
Além de reduzir custos, aumenta a produtividade das equipes, conseguem agir para aprimorar os processos e garantir efetividade nas entregas, garantindo não só a satisfação do cliente como o bom andamento da operação interna.
Marketplace corporativo
Para que a área de compras ganhe agilidade nas transações e requisições da compra de itens como materiais de limpeza, de escritório, entre outros, o marketplace corporativo pode ser muito útil para lidar com os parceiros já homologados.
Com essa ferramenta, a requisição pode ser feita pelos setores que desejam realizar a compra de acordo com as regras estabelecidas, possibilitando mais rapidez e dinamismo no dia a dia e expandindo a base de fornecedores e parceiros, além de abrir novas opções de pagamento.
Todas as transações e seus dados ficam registrados na plataforma e garante mais segurança para as áreas que precisam realizar compra de materiais com frequência e a rotina da equipe de compras, que tem as informações salvas em um único lugar.
Um workflow de processos pode tornar a rotina de trabalho mais ágil e produtiva dividindo as tarefas entre os profissionais, integrando os setores responsáveis pela execução e entrega e acompanhando as etapas de perto. Veja mais sobre essa tecnologia neste conteúdo.
Softwares de homologação
Para as empresas que desejam manter a mesma base de fornecedores e parceiros, os softwares de homologação realizam essa demanda de forma automática, garantindo o cumprimento dos prazos de vencimento, documentação e atualização de cadastro.
Geralmente essas plataformas podem ser integradas com outras ferramentas e até com órgãos públicos, para que todos os processos estejam dentro das normas e leis para cada tipo de serviço contratado.
Outros benefícios de aderir a uma tecnologia de automação na área de compras
Muitas plataformas já podem ser integradas aos sistemas utilizados por sua empresa, complementando as funções e levando mais produtividade e eficiência para que os profissionais executem suas tarefas.
As tecnologias em nuvem e em modelo Software as a Service (SaaS), as ferramentas conseguem ainda mais flexibilidade e autonomia para realizar pagamentos e diminuir custos. Garantem também um melhor controle dos fornecedores e parceiros e a atualização de seus cadastros.
Ainda é possível citar outros benefícios na implantação dessas ferramentas:
- Melhorar o relacionamento com os fornecedores e parceiros;
- Conseguir novas formas de pagamento que sejam benéficas para o negócio;
- Manter o cadastro e as documentações sempre em dia e dentro das normas;
- Criação de fluxos para acompanhamento;
- Relatórios customizados, com dados atualizados.
O intuito é de que a companhia melhore os processos internos, utilizando uma tecnologia de ponta, que vai levar muito além de automação para a rotina da área de compras, garantindo mais segurança e organização para a execução das tarefas.
Que tal conhecer outras ferramentas que podem melhorar a eficiência operacional do seu departamento e se integram com os sistemas já utilizados? Acesse esse link e leia o conteúdo completo que preparamos sobre o assunto.