Please ensure Javascript is enabled for purposes of website accessibility
Plusoft

Idioma

01/04/2022 | Plusoft

Automação comercial de processos: como impacta a experiência de compra do cliente?

LinkedInFacebookTwitterEmail

A automação comercial tem o poder de transformar o objetivo e o foco do negócio, garantindo com que os colaboradores invistam seu tempo mais em tarefas estratégicas e menos em atividades repetitivas. 

Aumento de vendas, redução de custos e retenção de clientes são alguns dos resultados proporcionados pela diminuição de trabalhos manuais. Desenvolver um lado mais estratégico na produção também influencia diretamente no processo de desenvolvimento e crescimento do negócio

Muito além do ganho de agilidade e eficiência nas atividades, a automação comercial de processos é uma solução que tem um amplo efeito na percepção externa da marca e no nível competitivo da empresa com relação ao mercado. 

Quer entender melhor sobre as vantagens de se implementar esse conceito no ambiente de trabalho? Continue conosco na leitura desse conteúdo! 

O que motiva as empresas a buscar a automação comercial de processos? 

Existem diversas razões que despertam a necessidade das companhias de se movimentarem e buscarem inovação. Uma delas é a transformação digital, que visa alinhar soluções tecnológicas com os processos já executados, para que se tornem mais aderentes aos desejos do público. 

O que leva a outro motivo muito importante: fortalecer o relacionamento com o cliente com o uso de plataformas que integram as atividades, fornecem suporte e garantem uma entrega eficiente. 

Desse modo, clientes já fidelizados e novos consumidores sentem-se atendidos de forma personalizada garantindo maior satisfação e identificação com a marca. 

A ideia é que a simplificação do dia a dia proporcione para empresas e negócio dos mais diversos setores mais assertividade, otimização de tempo e recursos e, principalmente, agilidade. Desde as tarefas mais simples às mais complexas, facilitando toda a operação. 

Como a automação comercial proporciona uma boa experiência de compra para o cliente? 

A automação comercial de processos vinculada a tecnologias como Inteligência Artificial e análise de dados pode gerar estudos preditivos sobre os comportamentos dos clientes e apontar melhorias para os canais digitais ou pontos de vendas (PDV), tornando-os mais eficientes. 

É uma maneira de agilizar etapas, melhorar o contato com o cliente, mas sem que ele perca a autonomia na construção da sua própria jornada. 

Com o fornecimento de informações em forma de insumos, a marca consegue encontrar a melhor abordagem e entrar em contato com o público de maneira transparente e objetiva. 

A automação comercial de processos garante que os dados coletados sejam trabalhados para que a empresa saiba como lidar cada vez melhor com o seu consumidor, alinhando expectativas em ambos os lados. 

Portanto, através desses dados e do trabalho feito em cima de tudo o que foi analisado é que a experiência de compra do cliente se torna mais satisfatória. 

Processos que podem ser otimizados pela automação comercial 

Existem tarefas e equipamentos que não nos damos conta, mas podem ser automatizados e otimizados, trazendo mais simplicidade e praticidade para o dia a dia corporativo. Veja dois deles: 

Leitores de código de barra 

Muito utilizado em estabelecimentos como supermercado e farmácia, esse equipamento pode ser aplicado também no controle de estoque, trazendo maior precisão na quantidade e no controle de produtos que ainda estão disponíveis. 

Além disso, com a automação comercial, é possível integrar o sistema de leitura de código de barras ao e-commerce, por exemplo, dando baixa e acrescentando produtos diretamente nos sistemas. Tudo de forma rápida e otimizada.  

Esse processo evita erros na contagem e garante maior segurança para o consumidor, que não encontrará divergências em seu pedido, evitando problemas e insatisfações. E, para a empresa, o controle de mercadorias se torna mais eficaz. 

Emissão de documentos fiscais 

Para o setor do varejo, a emissão do documento fiscal, seja ele a nota fiscal (NFC-e), cupom fiscal eletrônico (emitido pelo Sistema Autenticador e Transmissor de Cupons Fiscais Eletrônicos – SAT) ou cupom fiscal (emitido pela Escrituração Contábil Fiscal – ECF), faz parte do processo da venda para o consumidor final. Sendo que todas as informações que constam ali são muito importantes para o controle do negócio. 

Com os dados dos documentos fiscais é possível fazer controle de caixa, identificar qual é o método de pagamento mais utilizado, mensurar a procura por produtos e giro de mercadorias, entre muitas outras vantagens

A automação comercial de processos fiscais auxilia na gestão e armazenamento de todas essas informações, que ficarão armazenados na nuvem, de forma mais segura e eficiente, com fácil acesso. 

Existem outras tarefas que podem ser automatizadas e garantir mais eficiência para o seu negócio, que tal descobri-las? Em um e-book gratuito, você poderá conferir como a automação de processos melhora o dia a dia corporativo e garante a transformação digital de forma simples. Acesse o link e baixe!