| Blog

Publicado em 07/10/2022

• Plusoft

2 minutos

Social learning: o que é e quais são os benefícios?

Os métodos de ensino vêm sendo modificados ao longo do tempo e, influenciadas pelo uso de redes sociais, muitas plataformas de aprendizagem incorporaram em seus ambientes o recurso de social learning. 

Essa abordagem traz uma outra visão, diferente a do ensino tradicional, e é baseada na teoria de que 70% do que as pessoas absorvem de conhecimento vem através de experiências, 20% da interação com outros profissionais e apenas 10% seja relacionado ao método comum de aprendizagem em sala de aula. 

O social learning traz, portanto, uma nova maneira de reter conhecimento e aplicá-lo no dia a dia corporativo. Essa é uma técnica que tem sido bastante utilizada por empresas que estão investindo cada vez mais no desenvolvimento das habilidades de seus colaboradores. 

Como incentivar o social learning? 

Ao pensar em aderir ao social learning, é preciso incentivar a interação dos colaboradores além dos horários de pausas e descanso. Então, formular uma agenda de reuniões, encontros e troca de ideias pode trazer bons resultados. 

A tecnologia pode – e deve – ser sua aliada nessa implementação, já que a sua empresa pode ter sedes em outros lugares e colaboradores que residem em um lugar que não proporcione acesso a empresa diariamente.  

Para isso, uma ferramenta de aprendizagem digital pode auxiliar a manter o alinhamento entre todos os colaboradores, promovendo não só o social learning mas levando insumo para novas descobertas, sempre direcionando-os de acordo com o objetivo que deseja atingir. 

Principais benefícios 

Ao propor uma nova maneira de se comunicar e levantar novas pautas e insights dentro da empresa, o social learning possui outros benefícios que podem expandir a visão dos colaboradores e trazer um bom retorno nos resultados: 

  • Eleva o conhecimento sobre outras áreas: um colega de trabalho de outro departamento pode contribuir para expandir o seu conhecimento sobre uma área que você tem pouco contato no dia a dia, mostrando como funcionam os processos e a melhor maneira de executá-los. Essa é uma forma de trazer novas ideias e maneiras de como conduzir determinadas atividades e otimizá-las em outros departamentos. 
  • Aprendizagem além do teórico: com as ferramentas de aprendizagem, os colaboradores garantem o conhecimento teórico sobre determinada área ou função. Com o social learning e o contato com outros profissionais, a pessoa coloca em prática o que aprendeu e descobre outras formas de atingir bons resultados com técnicas transmitidas por profissionais experientes
  • Maior envolvimento com as metas da empresa: a comunicação promovida pelo social learning faz com que os profissionais compreendam e se envolvam com seu processo de aprendizagem para atingirem bons resultados, pois passam a entender a importância das tarefas executadas e ampliam a visão sobre o negócio como um todo. 
  • Aumenta o envolvimento social: essa abordagem aprimora a comunicação entre os setores, garantindo uma execução de processos fluida e coerente, com conversas mais abertas e a busca pela resolução de algum desafio se torna mais assertiva. 

Além do social learning, outras técnicas podem ser aplicadas para aprimorar o desenvolvimento e a experiência de aprendizagem dos colaboradores, como é o caso do microlearning, que disponibiliza materiais mais suscintos e diretos, como se fossem pílulas. 

Essas pílulas tornam o estudo mais focado em cada assunto e garante um aprofundamento no tema em poucos minutos, elevando o engajamento do usuário e proporcionando facilidade no processo de aprendizagem. 

Que tal conhecer um pouco mais sobre essa abordagem? Preparamos um conteúdo completo sobre o tema e está disponível neste link. Boa leitura! 

Analisando a “fidelidade” do cooperado através de dados

Automação Hospitalar: Quando ela cria barreiras ao invés de pontes