Please ensure Javascript is enabled for purposes of website accessibility
Plusoft

Idioma

06/05/2022 | Plusoft

Vantagens do microlearning: descubra os benefícios dessa abordagem

LinkedInFacebookTwitterEmail

As pessoas estão vivendo em uma época de excesso de informações e responsabilidades, em que desejam dar conta de tudo ao mesmo tempo e encontrar o caminho mais fácil para executar cada tarefa. E é aqui que as vantagens do microlearning aparecem. 

Quando falamos do ambiente corporativo principalmente, as pessoas estão enfrentando mudanças e grandes disrupções em sua vida profissional, que atingiram a sua forma de trabalhar e realizar entregas. Por isso, as vantagens do microlearning podem incentivá-los e trazer mais engajamento para os times dentro da empresa. Acompanhe o conteúdo e fique por dentro, boa leitura! 

O que é microlearning? 

Microlearning é um modelo de aprendizagem voltado para o ambiente on-line, baseado em transmitir conhecimento em pequenos blocos de informação e em um curto espaço de tempo.  

Por ser um conteúdo em formato mais rápido, as aulas, atividades ou sessões de aprendizagem são realizadas em um curto espaço de tempo, com uma linguagem simples e disponibilizada em diferentes formatos, como áudio e vídeo. 

As aulas são disponibilizadas de forma virtual, normalmente em plataformas EAD, que garantem para o usuário flexibilidade no horário e na maneira de assistir aos conteúdos. 

A ideia é transmitir a informação de forma clara e objetiva, mantendo o foco em um assunto por vez, garantindo assim a absorção mais rápida do que está sendo estudado. 

Por que o microlearning é importante na educação corporativa? 

Oferecer doses pequenas de conteúdo permite que o colaborador se concentre em assuntos específicos, que são de extrema importância e vão agregar em sua jornada corporativa. 

Uma aula comum, que aborda diferentes temas de uma vez e em um tempo maior, na metodologia microlearning é dividida em pequenas aulas focadas em um único tema por vez.  

Dessa forma, esse modelo dá liberdade para que o colaborador encontre os temas que mais se adequam as suas necessidades no momento e aperfeiçoem suas habilidades. Por isso, o microlearning é tão eficiente no modelo de educação corporativa

Ao fazer uso de diferentes formatos, comunicar de forma direta e oferecer atividades focadas de curto prazo, o microlearning facilita o processo de memorização e na aplicação do conteúdo estudado no dia a dia. 

Conheças as vantagens do microlearning 

Ao utilizar esse método na educação corporativa e os colaboradores começam a aderir a essa técnica, é possível observar as vantagens do microlearning em diferentes aspectos, veja quais: 

Eleva a produtividade 

O conhecimento adquirido com os cursos e materiais é aplicado no dia a dia e na execução de tarefas, elevando a produtividade e a agilidade da equipe. Além, é claro, de poder dedicar mais tempo para outras atividades, já que os cursos demandam menos do aluno. 

Materiais fáceis de produzir e realizar manutenção 

Por serem materiais menores, são mais fáceis de produzir e de mantê-los atualizados, de acordo com novidades sobre o tema e novas tendências que surgem no mercado. 

Adicionar, substituir ou retirar informações se torna mais fácil por ser um conteúdo enxuto, além de poder ser produzido em diferentes formatos, o que agiliza no processo de produção e entrega. 

Conteúdo personalizado  

Uma das vantagens do microlearning é a personalização do material, que é voltado totalmente para as necessidades do aluno. Por isso, é um dos pontos principais desse método, principalmente quando aplicado na educação corporativa. 

Conforme os colaboradores avançam em suas descobertas, apresentam feedbacks de assuntos que sentem necessidade de se aprofundar e entender mais detalhes para utilizar nas tarefas do dia a dia, então novos materiais são confeccionados, para atender a esses pedidos e auxiliar ainda mais no desenvolvimento de cada um. 

Além dessas, há outras vantagens do microlearning que podem ser observadas durante a sua utilização. Na educação corporativa traz bons resultados, como mais engajamento por parte dos colaboradores e comprometimento com sua própria evolução. 

A ideia é que seja funcional e ofereça facilidade para uma rotina cheia e com um fluxo de trabalho intenso, em que é preciso encontrar tempo entre uma atividade e outra para absorver novos conhecimentos. 

Que tal ter acesso a mais conteúdos como esse? Siga o perfil da Plusoft no LinkedIn, por lá você acompanha as principais tendências sobre human experience (hx), tecnologia, inovação, educação corporativa e outros assuntos comentados no mercado corporativo. Não deixe para depois!