| Blog

Publicado em 30/11/2021

• Plusoft

2 minutos

Porque monitorar notícias deve fazer parte da sua estratégia

A alta competitividade, marca registrada do mercado atual, exige que os empreendedores possuam conhecimento sobre o ramo em que atuam e estejam informados das notícias que rondam o mercado e o cenário econômico em que estão inseridos.

Nesse sentido, monitorar notícias deve fazer parte da estratégia de crescimento da sua empresa, pois o advento das novas tecnologias propiciou um acúmulo muito grande de informações e de canais de comunicação que podem falar tanto sobre o segmento de atuação do seu negócio como abordar o mercado de forma mais ampla.

Acompanhar essas informações aumenta o seu conhecimento sobre o mercado no qual o seu negócio está envolvido, melhora a detecção de oportunidades e diminui as chances de consumir ou compartilhar notícias falsas.

Este artigo falará sobre as vantagens que monitorar as notícias podem trazer para o seu negócio, indicando algumas dicas para que você insira essa estratégia no cotidiano da sua empresa. Confira!

Para que monitorar as notícias?

Como já foi mencionado, acessar de forma diária informações sobre o segmento de atuação do seu negócio ou dados mais abrangentes do mercado contribuiu para uma visão mais realista do cenário atual, o que pode auxiliar na detecção de oportunidades como na prevenção de consumir ou compartilhar notícias falsas, já que será mais difícil acreditar em notícias que tragam um contexto completamente diferente daquele acompanhado diariamente.

Além disso, é essencial acompanhar as publicações favoráveis sobre o seu empreendimento, como notícias positivas e elogios do público nas redes sociais. Isso direcionará estratégias de comunicação e interação com as pessoas, visando o fortalecimento da marca.

Quais as vantagens de monitorar as notícias?

Agora que sabemos a importância de preservar a imagem de uma organização a partir do monitoramento das notícias, falaremos algumas vantagens que esse método pode trazer. Veja!

1. Identificar possíveis problemas por meio de notícias negativas

Uma das vantagens de se utilizar essa estratégia é a possibilidade de monitorar notícias e selecionar aquelas matérias cujo conteúdo pode ser considerado negativo. Apesar das notícias com teor positivo serem mais valorizadas, por fortalecer a reputação de pessoas e empresas, os conteúdos negativos podem revelar alguma falha interna da organização.

Olhar de modo analítico para esse tipo de conteúdo pode ser muito benéfico ao seu negócio. Desse modo, podemos aproveitar a estratégia de análise de sentimento, uma vez que ela nos auxilia a separar as notícias pelo seu teor. Quais sejam: neutro, negativo e positivo.

A partir desse monitoramento, é possível focar em ações de contingência para solucionar o que acabou gerando a possível instabilidade.

2. Antecipar situações de crise

A análise de notícias também ajuda a antecipar situações de crise. Afinal, quando identificamos os conteúdos negativos, podemos verificar o que gerou a possível instabilidade. Verificando se haverá uma crise significativa referente à imagem da organização, ou se e é apenas uma situação facilmente contornável.

Dessa forma, o monitoramento de notícias em tempo real é muito importante para a preservação da imagem de um empreendimento, que poderá saber se o “terreno” no qual está pisando é frágil.

Quando é possível antecipar situações de crise, mais eficazes são as estratégias para contornar esses contratempos. A informação tem o poder de gerar dados capazes de ajudar os negócios a fazer projeções e planejamentos que guiarão a marca pelos cenários mais diversos.

3. Detectar informações falsas

Com o avanço das novas tecnologias e a popularização das mídias digitais, qualquer pessoa pode produzir conteúdo e, muitas vezes, compartilhar informações falsas, distorcidas ou isentas de fundamentação. O fenômeno das fake news (notícias falsas) já chegou a decidir eleições presidenciais ao redor do mundo.

Segundo um estudo do MIT (Massachusetts Institute of Technology), esse tipo de notícia se dissemina 70% mais rápido do que as notícias verdadeiras. Uma vez que elas possuem um a tendência a serem mais alarmistas e utilizam do emocional do receptor para fazê-lo sentir medo, insegurança, esperança, entre outros sentimentos.

Portanto, torna-se essencial monitorar as notícias para separar o que é verdade do que é boato, impedindo que a imagem da organização seja afetada de forma significativa. Essa estratégia é sua aliada para que sejam tomadas decisões ágeis e desmistificar as inverdades.

4. Acompanhar movimentações políticas e econômicas

Outra vantagem do monitoramento de notícias é acompanhar os cenários políticos e econômicos em que estamos inseridos, para nos mantermos informados das decisões que impactarão a realidade do segmento em que atuamos. Uma vez que essas conjunturas se modificam rapidamente, informar-se do que acontece é indispensável.

Estar a par do que acontece no local em que sua organização está inserida ajudará você a antever situações, provendo suporte nas tomadas de decisões mais cruciais e complexas que rondam a realidade do seu negócio. Isso tem a ver também com preservação de imagem, pois auxilia na elaboração de conteúdos assertivos, e evita deslizes em comentários nas redes sociais, por exemplo.

new RDStationForms(‘ebook_gestao-crises-redes-sociais-23c029871d69c265d59a’, ‘UA-12966166-1’).createForm();

Cuidados necessários com as fontes de informação

Com um fluxo de informação tão intenso fica um pouco difícil saber no que e em quem confiar. A seguir, listaremos algumas dicas para que você possa checar se uma informação é ou não verdadeira. Veja:

Confira as datas das notícias

Ao receber uma notícia, confira qual a data de publicação e/ou atualização das matérias. Pois, mesmo que sejam verdadeiras, podem ter sido publicadas há muito tempo e não ter mais validade para a situação atual. Essa dica é muito importante, pois as páginas antigas da internet têm a mesma cara das novas.

Olhe o outro lado

Sair da zona de conforto e não parar em uma notícia que condiz exatamente com a sua visão de mundo é fundamental. Leia sobre outras perspectivas e considere os contrapontos para, a partir daí, tirar as suas próprias conclusões.

Fique atento à ortografia

Dica básica: conteúdos inventados podem conter erros ortográficos. Deslizes desse tipo, geralmente não são cometidos por agências de comunicação sérias, pois contam com um arsenal de profissionais que revisarão não apenas o conteúdo, mas a gramática do texto.

A empresa deve estar sempre atenta ao que acontece no mundo, principalmente no que se refere ao seu ramo de atuação. Observar o que acontece no cenário político e econômico em que está inserida é fundamental para que tome decisões de maneira assertiva e fundamentada. Isso impactará de modo significativo na imagem da sua organização frente ao mercado.

Gostou do nosso artigo? Então, compartilhe este post nas suas redes sociais!

Analisando a “fidelidade” do cooperado através de dados

Automação Hospitalar: Quando ela cria barreiras ao invés de pontes