Please ensure Javascript is enabled for purposes of website accessibility

Idioma

06/07/2021 | Plusoft

5 canais recomendados para fazer vendas on-line

LinkedInFacebookTwitterEmail

No passado, as estratégias de vendas e comercialização de produtos e serviços eram feitas de forma limitada, dispondo apenas de recursos físicos de marketing e atendimento ao cliente. Por conta disso, o rendimento e retorno desse modo de atividade empresarial não eram tão efetivos, já que a atuação de uma marca ficava restrita apenas à região onde se encontrava a loja física. 

No entanto, esse cenário sofreu grandes mudanças. Em especial, com o crescimento da influência digital nos processos de negócios, as vendas on-line ganharam total relevância para a expansão de uma marca. Ao implementar serviços nesse ambiente, os gestores conseguem desfrutar inúmeras vantagens, como visualização de seus produtos, menos despesas com marketing e mais lucratividade nas vendas. 

É fato que, para ter bons resultados no mercado, o empreendedor deve conhecer as novas formas de comercialização e saber como trabalhá-las em benefício do produto ou serviço que comercializa.

Para ajudar quem deseja criar uma plataforma de vendas on-line, preparamos este artigo contendo os 5 principais meios para fazer transações por meios digitais. Acompanhe!

O que são vendas on-line?

Esse termo se refere a uma modalidade de comércio em que as estratégias de atendimento, vendas e atração de novos clientes são feitas utilizando canais de comunicação digitais. Por conta das suas vantagens, é um formato que está em crescimento no Brasil e tem evoluído bastante em pouquíssimo tempo. 

O uso da internet para vendas está longe de ser uma novidade: a tendência teve origem por volta de 1995, devido ao lançamento do site da Amazon. No início, quando esse tema ainda era bastante desconhecido no comércio, muitos consumidores tinham receio de adquirir produtos e serviços utilizando os canais on-line. Por conta disso, os empreendedores optavam por estratégias tradicionais de vendas, realizadas em lojas físicas. 

Com o aumento do uso das redes sociais e a transformação digital dentro das relações sociais, a tecnologia passou a ser parte integrada do dia a dia das pessoas. Com isso, as compras on-line se tornaram algo comum. Na visão de um consumidor, essa é uma forma mais prática, conveniente e, muitas vezes, barata de adquirir uma mercadoria.

Já na visão de um vendedor, é possível usufruir vários benefícios, como redução de custos, potencialização dos resultados de vendas e alcance de novos clientes. Por conta de otimizar a relação de compra e venda, o mercado de vendas on-line vêm dominando muitos segmentos. E conhecer cada ferramenta de comunicação pode fazer a sua empresa crescer de forma exponencial. 

Quais são os principais meios para fazer vendas on-line?

Nos dias atuais, é comum ouvir que “o mundo virou digital”. Essa expressão se refere às diversas transformações no comportamento do público, sobretudo a forma como elas interagem com o meio on-line. Para as estratégias de vendas, já é possível encontrar vários canais que possibilitam uma boa relação entre empresa e cliente:

1. Redes sociais

O primeiro meio de fazer vendas on-line que tem bastante potencial para vendas são as redes sociais. A principal função dessa ferramenta que é relevante para as empresas está ligada ao poder de visualização de campanhas de marketing e demonstração de serviços. 

No Facebook é possível, por exemplo, utilizar recursos como o marketplace, além de criar páginas exclusivas para realizar divulgações, turbinando as vendas dos seus produtos e serviços. Vale pontuar que, dentro desse meio, as estratégias de publicidade devem seguir as características do perfil de consumidor do seu público-alvo. 

2. Sites

Os sites podem ser considerados uma das ferramentas mais antigas de interação on-line. Neles, é possível criar vários tipos de templates, que podem seguir a linha de comércio da empresa, sendo configurados no estilo que mais se aproxima do público consumidor.

Dessa forma, esse meio tem potencial de gerar para a empresa grandes oportunidades de vendas, bem como a expansão das atividades do negócio.

3. Marketplace

Essa opção de local para venda está crescendo nos últimos tempos, devido aos seus resultados positivos na comercialização de serviços on-line.

Basicamente, o marketplace funciona como um shopping digital, que integra várias marcas diferentes em um único ambiente. Por meio dessa plataforma é possível encontrar vários serviços disponíveis, o que gera maior atração entre públicos com diferentes perfis. Isso permite aumentar bastante o comércio das empresas, já que o alcance da marca é maior. 

Por conta disso, essa opção é bastante recomendada para aquelas empresas que estão em sua fase inicial de implementação e que não têm grande visibilidade. Com um custo bem pequeno, o marketplace é capaz de melhorar bastante os resultados da sua empresa.

4. E-commerce

Diferentemente do marketplace, o e-commerce comercializa produtos de uma única empresa. Desse modo, são canais de venda que apresentam um alto potencial de crescimento, tendo exemplos de sucesso em muitas empresas no Brasil.

Na prática, investir em um e-commerce individual garante que a marca tenha liberdade para personalizar o site, criar suas próprias formas de pagamento, demonstração de produtos e adequação do perfil da empresa ao público consumidor. 

Devemos pontuar que, nesse tipo de ferramenta on-line, há uma maior necessidade de esforços para gerenciar a plataforma e conseguir escalar o negócio. Mesmo assim, a vantagem é que esses trabalhos iniciais podem ser direcionados de forma estratégica, possibilitando resultados mais efetivos em pouco tempo. 

5. Programa de afiliados

Também é possível aumentar sua presença no meio on-line para vender produtos e serviços de terceiros, procedimento conhecido como programa de afiliados.

Você também pode usar esse serviço para disponibilizar os seus serviços em plataformas que trabalham com essa finalidade. Nesse caso, é vantajoso quando a empresa não tem como ponto forte estratégias de marketing e divulgação de sua marca.

Essas foram as principais informações acerca dos meios existentes para realizar vendas on-line de um produto ou serviço. Vale ressaltar que o uso das soluções certas pode melhorar os resultados das suas estratégias. Empresas como a Plusoft oferecem ferramentas adequadas ao programa de vendas, podendo aumentar totalmente os resultados do seu negócio por meio estratégias que ajudem as marcas a enviar a campanha certo para o público certo.

Gostou do artigo? Então, assine a nossa newsletter e fique por dentro de todas as nossas atualizações!