Please ensure Javascript is enabled for purposes of website accessibility

Idioma

17/09/2021 | Plusoft

Processo de onboarding: como ele auxilia o departamento de RH?

LinkedInFacebookTwitterEmail

O processo de onboarding é o conjunto de ações desenvolvidas para facilitar a integração de um novo colaborador na cultura, valores e procedimentos existentes na empresa. Da mesma maneira que é desconfortável ir para uma festa à fantasia e não se vestir a caráter, desconhecer processos internos e clima organizacional tornam mais complicados os primeiros dias de um novo emprego.

Quando o processo de onboarding não ocorre, aumentam-se as chances de ruídos de comunicação que podem acarretar problemas e até mesmo demissões. Conforme estudo da Sociedade de Gestão em Recursos Humanos (SHRM), quase 60% dos colaboradores que passam por um processo estruturado de onboarding têm mais chances de permanecer no time por mais tempo.

Quer saber mais sobre o processo de onboarding e como ele pode ajudar na empresa? Continue conosco e se aprofunde no assunto!

O que é um processo de onboarding?

A tradução literal para o português do termo onboarding quer dizer embarcar. No contexto de contratação empresarial, isso se refere à necessidade de preparar adequadamente os novos colaboradores para a cultura, procedimentos e regras de uma corporação, de maneira que eles fiquem cada vez mais alinhados com o negócio.

Quando alguém “embarca em uma viagem”, o mais recomendado é que a pessoa se prepare o suficiente para o momento a ser vivido. Isso inclui a compra de passagens, organização da mala e do roteiro, reserva de hospedagens etc.

Esses pontos precisam ser bem definidos para evitar imprevistos e frustrações na viagem. Já que, dependendo do trajeto a ser feito, nem sempre é suficiente receber orientações simples e faladas já quando você e está dentro do avião.

Transportando essa analogia para o contexto empresarial, novos colaboradores precisam ser preparados para embarcar no novo emprego, para que a adaptação seja mais rápida, organizada e com poucas estranhezas entre ambas as partes envolvidas.

Para isso, o processo de onboarding, que consiste na aplicação de uma série de ações de integração organizadas pela empresa, é uma iniciativa que pode dobrar as chances de sucesso na ambientação de novos colegas de trabalho.

Quais são as vantagens do processo de onboarding para a empresa?

Conforme mencionado, investir no processo de onboarding é uma das estratégias mais eficientes para uma corporação ter mais chances de sucesso ao contratar um novo integrante para compor o time. A seguir, você entenderá melhor as vantagens proporcionadas.

Retenção de talentos

Segundo uma pesquisa realizada pela empresa Glassdoor, quando o processo de onboarding é aplicado de forma eficiente, a retenção de talentos pode ser ampliada em mais de 80%.

Isso acontece porque o tempo de adaptação dos colaboradores dentro de uma corporação é reduzido e eles já iniciam o trabalho alinhados com os aspectos macro da companhia, o que eleva a produtividade e, consequentemente, a motivação para ambos os lados, o empregado e o empregador.

Além disso, tenha em mente que o processo de onboarding aumenta a sensação de pertencimento aos métodos de trabalho existentes e as chances de construção de ambientes de trabalho mais alinhados, devido à transmissão de conhecimentos. 

Todos esses fatores são benéficos e aumentam os níveis de felicidade no trabalho, o que é refletido na retenção de talentos, já que satisfazer os profissionais a ponto de reter talentos e motivá-los a permanecer é um benefício que precisa ser considerado.

Agilidade nos processos internos

É natural que, no início da contratação, o novo colaborador leve um certo tempo para entender as regras e métodos da corporação, mesmo que ele já tenha exercido a mesma função em um outro ambiente. A partir das ações de onboarding, esse período de adaptação é encurtado, o que torna os processos internos mais ágeis e reflete numa maior sequência de qualidade entre os setores.

O tempo com que os processos internos são realizados pode gerar mais ou menos custos para a corporação. Em um mercado competitivo, como é o atual, cada segundo a mais para ações como processo de decisão, entendimento dos métodos etc. pode refletir no menor volume de vendas e perda de oportunidades para satisfazer os clientes.

Melhor relacionamento com os clientes

É comum dizer que os clientes são a parte mais relevante de uma empresa, já que eles podem levar ao lucro por aumentarem o volume de vendas. Isso também está ligado à fidelização e recomendação dos produtos e serviços oferecidos para outras pessoas. Mas, para atingir todos esses pontos e melhorar o relacionamento com os clientes, é indispensável que a relação com os clientes internos, que são os colaboradores, esteja funcionando adequadamente.

Porém, quando um profissional se sente deslocado no local de trabalho e não encontra todas as possibilidades para resolução dessa questão, é natural ele se sentir insatisfeito e infeliz, o que se reflete na redução da produtividade e motivação com o trabalho. Consequentemente, o objetivo de satisfazer os clientes externos se torna mais distante.

Alinhamento de expectativas

Existem diferentes perfis de empresas: das mais descoladas como os negócios que adotam um padrão mais burocrático na realização de atividades.

A contratação de colaboradores em cada um desses espaços exige o alinhamento de expectativas entre empregado e empregador, para que não haja frustrações em ambos os lados e seja possível trabalhar com satisfação, motivação e produtividade por muito tempo. Para isso, os processos de onboarding, que ajustam as expectativas entre todos os envolvidos, têm papel fundamental. 

Conseguiu entender a importância da adequada aplicação das práticas de socialização do profissional?

Quanto a isso, o plusoft Edtech é uma ferramenta que pode auxiliar o RH na inserção do colaborador na cultura empresarial e, ainda, pode ser aplicada de forma remota e gamificada. A plataforma conta com uma ferramenta Wiki, que facilita o armazenamento de informações, melhora o fluxo de comunicação interna e otimiza o trabalho do time.

Gostou dos benefícios da plusoft Edtech e quer saber mais sobre ela? Entre em contato conosco agora mesmo!