Please ensure Javascript is enabled for purposes of website accessibility

Idioma

28/11/2022 | Plusoft

Indicadores de treinamento e desenvolvimento: quais são os principais? 

LinkedInFacebookTwitterEmail

A área de treinamento e desenvolvimento é considerada uma das principais responsáveis pela evolução do negócio. Até por esse motivo, o uso de indicadores é um caminho natural, já que a empresa necessita entender se as estratégias aplicadas estão dando resultado. 

Estabelecer indicadores adequados auxilia na mensuração dos resultados e no acompanhamento da efetividade das ações colocadas em prática, facilitando o entendimento sobre quais iniciativas valem ser mantidas e quais necessitam de ajustes. 

Com esse conhecimento, é possível direcionar de forma personalizada a educação corporativa e os treinamentos para aproveitar o todo potencial identificado nos perfis profissionais. 

Qual é a importância dos indicadores no desenvolvimento dos colaboradores? 

A melhoria no desempenho dos colaboradores está ligada a escolha correta dos indicadores para fazer a mensuração dos números obtidos. São eles que vão mostrar o retorno do investimento, se os conteúdos e os materiais aplicados fazem sentido e qual é a direção para seguir. 

Esse processo de manipulação dos números comprova que para a conquista de novas habilidades é preciso entender a importância dos indicadores e que trilhas de conteúdos bem elaboradas nem sempre vão garantir o alcance do resultado estipulado. 

Cabe ao time de treinamento e desenvolvimento analisar todo o contexto, as informações coletadas a partir das análises, para então direcionar os recursos pensando sempre no custo-benefício e no aproveitamento dos colaboradores. 

Conheça os indicadores utilizados em Treinamento e Desenvolvimento e como usá-los 

Para auxiliar nessa jornada de melhorias e na definição dos indicadores corretos para o objetivo a ser conquistado, separamos uma lista das métricas mais utilizadas e dicas de como utilizá-las para obter o resultado esperado. Confira: 

Taxa de adesão  

Na escala de importância dos indicadores, essa métrica é uma das essenciais quando o desejo é descobrir a efetividade dos treinamentos ministrados.  

A taxa de adesão traz o número de pessoas presentes comparado ao número total de convidados que confirmaram presença. Com base na resposta é possível descobrir qual é o nível de interesse pelo assunto abordado ou pela didática aplicada no treinamento, e identificar melhorias necessárias para despertar a atenção e o desejo de quem não compareceu. 

Esse indicador também determina o aproveitamento dos participantes com relação ao conteúdo ensinado e se todos os temas abordados são realmente pertinentes e de fácil absorção. 

Média de tempo e busca por treinamentos 

Esse indicador ajuda a entender o interesse e a procura dos colaboradores por capacitação, e se o que é ofertado pela empresa está correspondendo às expectativas.  

A importância dos indicadores da média de treinamentos realizados e do tempo dispendido em cada um deles levanta informações importantes para fazer um comparativo entre tempo x desempenho. 

Com essas métricas bem estabelecidas fica claro que quanto mais o colaborador realiza treinamentos mais qualificado ele está para enfrentar os desafios do mercado com soluções eficientes e de qualidade, contribuindo diretamente para o crescimento do negócio. 

Valor investido  

Se o desejo é descobrir se a área de treinamento e desenvolvimento está realmente colocando em prática estratégias que proporcionam bons resultados para o negócio, esse é um dos indicadores mais importantes. 

A comparação dos resultados obtidos com o valor investido anualmente facilitará na hora de estabelecer um número real do que está sendo gasto e provisionar orçamentos futuros com mais assertividade, garantindo mais economia e uma redução de custos desnecessários. 

ROI 

Para descobrir se as ações da área de treinamento e desenvolvimento estão realmente trazendo lucro e deixando o saldo positivo, o ROI é a métrica essencial. 

Esse indicador determina se a capacitação e o investimento em treinamentos voltados para a capacitação dos profissionais estão sendo efetivos, garantindo retorno financeiro para a empresa. Uma fórmula específica é utilizada para construir essa métrica. 

Que tal receber esses e outros conteúdos sobre human experience, tecnologia, inovação, educação corporativa e as tendências do mercado? Assine a newsletter da Plusoft e não perca!