Please ensure Javascript is enabled for purposes of website accessibility

Idioma

01/07/2021 | Plusoft

3 ferramentas que ajudam a fortalecer a sua estratégia de vendas online

LinkedInFacebookTwitterEmail

Nunca se comprou tanto pela internet quanto nos dias atuais. Com a pandemia, o e-commerce ganhou ainda mais força no mercado, obrigando até mesmo as empresas mais conservadoras a adotar essa prática. Porém, apenas estar na internet não é suficiente para obter sucesso, pois é preciso adotar uma estratégia de vendas online capaz de impulsionar os seus resultados.

O trabalho de uma loja não começa nem termina no momento em que a venda é fechada. Antes da compra, é fundamental utilizar recursos que ajudem na atração do cliente e, no pós-venda, a marca deve continuar zelando pela satisfação do seu público.

Nesse sentido, a tecnologia é uma importante aliada dar marcas para melhorar a relação com os consumidores. Conversamos com Henrique Pinheiro, diretor comercial da Plusoft, para explicar a importância de criar a sua estratégia de venda e apresentar quais são as melhores ferramentas para o seu negócio. Confira!

Qual a importância de ter uma estratégia de vendas online?

Nas últimas décadas, vender online se tornou uma importante estratégia para praticamente todos os tipos de negócio, uma vez que a transformação digital vem modificando o comportamento do consumidor brasileiro ao criar ferramentas e plataformas que facilitam negociações pela internet. A chegada da pandemia, em 2020, fez com que essa modalidade se tornasse indispensável para a sobrevivência das empresas, pois a maioria delas precisou fechar as portas das lojas físicas temporariamente.

De acordo com um levantamento da Mastercard SpendingPulse, o e-commerce teve um crescimento de 75% no Brasil no último ano. ‘’Quem já era maduro nesse aspecto aproveitou a oportunidade e conseguiu vender de forma exponencial. E quem estava atrasado, teve que correr atrás do prejuízo e fazer o possível para se adequar rapidamente, e ir melhorando no decorrer do tempo’’, ressalta Pinheiro.

No cenário atual, vender online significa manter a sua fonte de receita e não perder competitividade no mercado. Sem falar que a modalidade de vendas pela internet tende a se solidificar cada vez mais e quanto antes você aderi-la, mais bem preparado estará para lidar com impactos futuros.

Como ter uma estratégia de vendas online eficiente?

Para o diretor comercial da Plusoft, uma estratégia de vendas eficiente é aquela que promove uma boa experiência de compra para o consumidor, facilitando desde o atendimento até a entrega do produto. ‘’Não adianta ter uma estratégia que simplifique a compra se a loja não estiver preparada para atender às suas demandas com agilidade’’, acrescenta.

Considerando isso, se faz necessário contar com ferramentas que conectem os processos de vendas de ponta a ponta, ajudando as empresas em todos os pontos de contato com o cliente. É preciso implementar mecanismos que informem o consumidor sobre todos os processos da mercadoria, se ela já foi faturada e encaminhada para entrega, por exemplo.

Algumas das principais iniciativas para uma estratégia de vendas eficiente são:

  • estudar o público-alvo e entender o que ele quer, o que ajuda na divulgação e abordagem ao cliente;
  • implementar métodos e ferramentas de segurança que façam com o cliente se sinta seguro no seu site;
  • criar um layout simples e intuitivo para evitar que as pessoas desistam de comprar porque não sabem como mexer no site;
  • melhorar o SEO para que a sua página seja encontrada na internet com maior facilidade;
  • investir em anúncios pagos para atingir o público-alvo desejado;
  • realizar testes A/B para compreender a experiência no cliente na prática e efetuar ajustes;
  • utilizar as redes sociais para se manter próximo dos clientes e colher dados, além de alimentá-los com conteúdos que informem e estimulem novas compras.

Quais ferramentas ajudam a fortalecer as estratégias de vendas?

Em se tratando de estratégias de vendas online, tudo está relacionado às ferramentas que promovam esse processo, visto que elas agregam eficiência, fortalecem a presença na internet, ajudam na versatilidade e escalabilidade do negócio.

Há diversos recursos voltados para vendas online, mas a sua escolha deve se basear naqueles que são completos e consigam dar suporte para o crescimento da empresa. ‘’A tecnologia é um meio, mas esse meio precisa ser de soluções que possam acompanhar a sua necessidade de negócio em performance, escalabilidade, custo e versatilidade’’, afirma Henrique Pinheiro. Acompanhe, a seguir, quais são as ferramentas mais indicadas para exponenciar as suas vendas.

1. plusoft Omni CRM

A plusoft Omni CRMt caracteriza-se como uma solução de Customer Relationship Management (CRM), que oferece o ecossistema de relacionamento com o cliente mais amplo e completo do mercado. Ela integra em uma única plataforma o histórico de interação do consumidor com a marca, de modo a otimizar as rotinas de processos das equipes de vendas, atendimento e marketing.

Se trata de uma ferramenta multicanal, que promove uma experiência única e integrada. ‘’O cliente pode interagir com a empresa por qualquer canal, como WhatsApp, Facebook e Instagram. A plataforma rastreia e administra o que está acontecendo com o consumidor, permitindo que ele tenha uma experiência fluída, e não descentralizada’’, diz o diretor comercial da Plusoft.

2. plusoft Social

As redes sociais fazem parte da vida das pessoas, sendo utilizadas desde para se comunicar com os amigos até para consumir produtos e serviços. Ao sofrer uma frustração com uma marca, é comum que os usuários façam publicações nessas plataformas para externar a sua decepção, o que repercute negativamente para as empresas citadas.

Por meio da plusoft Social, você consegue gerenciar e monitorar em tempo real todas as interações dos usuários com o perfil da sua marca. A solução pode monitorar mais de 14 redes sociais simultaneamente, além de estar integrada com sites importantes como ‘’Reclame Aqui’’ e ‘’Consumidor.gov.br’’, nos quais é possível acompanhar eventuais reclamações e solucioná-las quanto antes.

O recurso ainda conta com o SAC 4.0 e a maior consultoria de social buzz intelligence da atualidade. Assim, a empresa conta com o auxílio de especialistas para gerenciar qualquer situação negativa nas redes sociais, evitando que se tornem problemas concretos.

3. plusoft AI

A agilidade no atendimento ao consumidor é um ponto crucial para o sucesso das vendas online. Se uma pessoa não consegue tirar uma dúvida durante o processo de compra, é bem provável que ela o interrompa e busque os produtos do concorrente que ofereça mais praticidade.

Nesse contexto, a melhor solução é a plusoft AI, que possibilita a construção e gestão de voicebots, chatbots e assistentes virtuais integrados ao WhatsApp, SMS, Facebook, Telegram, websites e landing pages. Com a implementação da inteligência artificial, a empresa assegura que o cliente receba o suporte do qual necessita a qualquer hora.

Segundo Pinheiro, ter produtos com AI, que interajam com o cliente de forma fluída, sem que ele tenha que ligar e falar com uma pessoa para tirar uma dúvida simples é imprescindível para criar uma camada de engajamento digital, que melhora o relacionamento e satisfação dos consumidores.

A experiência que uma pessoa tem com uma marca é determinante para que ela volte a fazer novas compras ou nunca mais a procure. Diante disso, as soluções da Plusoft têm como foco promover as melhores experiências, disponibilizando mecanismos para que a comunicação e processos da estratégia de vendas online sejam eficientes, rápidos e fáceis de interagir.

Empresa nacional e com amplo conhecimento do mercado brasileiro, a Plusoft se destaca pela sua expertise em soluções para vendas. ‘’Temos a capacidade de integrar e customizar as ferramentas de acordo com a necessidade do cliente, ajudando-o a descobrir a melhor forma de resolver as suas demandas. Ao contrário do que acontece muitas vezes, as nossas plataformas de adequam ao negócio, não é o negócio que tem que se encaixar nelas’’, finaliza o diretor comercial.

Quer aperfeiçoar as suas vendas? Entre em contato com a Plusoft agora mesmo e conheça as nossas soluções e os seus benefícios!