Please ensure Javascript is enabled for purposes of website accessibility
Plusoft

23/03/2021 | Plusoft

O que é educação corporativa a distância e quais recursos podem ajudar?

LinkedInFacebookTwitterEmail

Para alcançar bons resultados no mercado e assegurar o crescimento constante do negócio, os líderes precisam a todo momento buscar novas formas de aperfeiçoar suas atividades. Seguindo essa ideia, a gestão de pessoas é um dos setores principais de qualquer empresa, seja ela de médio ou grande porte. Isso porque essa esfera é responsável por desenvolver estratégias para melhorar o engajamento da equipe e promover a qualificação dos colaboradores.

E quando se fala em qualificação de colaboradores, a educação corporativa a distância tem se mostrado uma excelente alternativa em meio às demandas presentes nos negócios. Ela garante que o time possa ser treinado com material de qualidade e de maneira remota. Essa prática permite alcançar maior agilidade nos trabalhos de qualificação, bem como otimizar o tempo de serviço e de estudo. No mercado corporativo, já existem vários meios de implementar essa atividade no negócio.

Caso você ainda esteja por fora desse tema, preparamos este artigo contendo as principais informações. Continue a leitura e fique por dentro!

O que é educação corporativa a distância?

Antes de mais nada, é importante salientar o que é uma plataforma de ensino a distância (EAD). Basicamente essa ferramenta consiste em um ambiente virtual de aprendizado, no qual são oferecidos vários recursos didáticos para aumentar a qualidade do ensino. Podemos citar, como exemplo, a presença de videoaulas, biblioteca online, espaço para anexar arquivos, materiais extras relativos ao curso, fóruns de debate entre alunos e docentes entre outros recursos.

O principal espaço da plataforma é a sala de aula digital. Nela, os alunos podem acessar todos os conteúdos de forma remota, o que permite maior conforto e resultado quanto à qualificação do colaborador. Essa modalidade de aprendizado tem somado pontos positivos, pois garante inúmeros benefícios para a empresa. Um deles é que essa estratégia permite atender aqueles profissionais que estão com a carga horária bastante ocupada.

Por ser a distância, o indivíduo é capaz de acompanhar os cursos no momento em que estiver disponível. Com essa vantagem, os empreendedores podem facilmente investir na capacitação do seu pessoal de forma efetiva, permitindo treinamentos e assistência teórica em horários diversos.

Quais os recursos tecnológicos que ajudam a dar suporte a essa modalidade?

Atualmente, podemos encontrar inúmeros recursos tecnológicos que servem como suporte para a implementação de uma plataforma de educação a distância. Confira agora os principais!

Ferramentas de auditoria

Devemos citar as ferramentas de auditoria como recurso essencial, já que elas servem para examinar sistematicamente o desenvolvimento das atividades do EAD. É possível encontrar vários mecanismos integrados à plataforma de ensino a distância que permitem criar reuniões e salas de debates e auditorias, o que contribui para uma melhor interpretação sobre o andamento das atividades de educação e os resultados colhidos ao longo do processo.

Compartilhamento nas redes sociais

As redes sociais podem ser consideradas como ferramentas de grande importância para diversas funcionalidades no meio empresarial. No caso do sistema de educação a distância, é possível usar recursos, como Facebook, WhatsApp e Instagram, para compartilhar materiais relacionados com a temática do curso, como PDFs informativos e podcasts. Isso permite que os usuários tenham acesso facilitado aos conteúdos de forma interativa e espontânea.

Gerenciamento de relatórios

Softwares que fazem o gerenciamento de relatórios podem ser bastante úteis junto à uma plataforma EAD. Isso porque geram uma maior facilidade em interpretar o desempenho das aulas e a evolução dos colaboradores quanto aos conhecimentos técnicos adquiridos. Logo, é possível modelar a dinâmica educacional de modo a obter o máximo de rendimento dos usuários.

Mobile learning

Ao se tratar de educação corporativa, vale salientar que as empresas que trabalham apenas com o desktop, ou computador de mesa, operam de forma limitada. Isso porque a tendência é que os recursos de fornecimento dos conteúdos remotos sejam disponibilizados de forma cada vez mais acessível para o colaborador.

Assim, consegue-se entrar em contato com as aulas a distância por meio de dispositivos usuais do dia a dia, como os smartphones. A esse respeito, o mobile learning, associado ao microlearning, garante várias vantagens para o sistema EAD. Entre as vantagens, é possível dar ao usuário o poder de escolha sobre o dispositivo no qual ele se sente mais confortável para aprender. Além do fato de que o suporte a smartphones possibilita estudar em momentos como o trajeto casa/trabalho ou após o horário do almoço.

O que é microaprendizagem?

A microaprendizagem é um modelo de ensino no qual um tema específico é ministrado em um intervalo de tempo bem menor que o normal. Como o próprio nome sugere, trata-se de uma forma mais rápida de aprendizado, seja por meio da divisão de assuntos ou do resumo de um determinado tema. Um módulo pode, por exemplo, durar cinco minutos. Mesmo assim, vale ressaltar que não existem regras rígidas sobre o tempo de duração.

Dentro desse formato de aula, podemos encontrar tutoriais em vídeo, avaliações, materiais complementares, podcasts etc. Todas essas ferramentas garantem uma maior efetividade no aprendizado, já que pelo fato de serem de curta duração, há uma maior facilidade em prender a atenção do usuário. Dessa forma, o indivíduo é capaz de memorizar partes importantes sobre um conteúdo ou compreender informações complexas por meio de aulas de resumos.

Em se tratando do meio corporativo, devido à grande demanda de serviços e afazeres dos profissionais, às vezes, a tarefa de qualificar o time pode parecer bastante desafiadora, já que necessita da atenção e do engajamento de toda a equipe. Sendo assim, ao usar a estratégia de microaprendizagem ligada ao sistema de educação a distância, é possível interagir com os colaboradores de forma produtiva e obter a efetividade na capacitação de todos os funcionários. Como resultado, sua empresa sempre estará por dentro das novidades e serviços presentes no seu nicho de mercado.

Essas foram as principais informações acerca do que é educação corporativa a distância e quais mecanismos podem auxiliar nesse processo de ensino. Percebe-se que o uso de uma plataforma EAD tem se mostrado uma tendência bastante promissora nos dias atuais, já que permite aos negócios obter inúmeros benefícios e vantagens, se comparado aos sistemas tradicionais de educação.

Gostou do artigo e deseja acrescentar alguma informação ou saber mais sobre um ponto abordado no texto? Deixe seu comentário no post!


pt_BR