Please ensure Javascript is enabled for purposes of website accessibility

Idioma

16/01/2023 | Plusoft

Como implementar um novo processo na empresa: 4 dicas para uma transição bem-sucedida

LinkedInFacebookTwitterEmail

Uma empresa conquista seus resultados por meio da aplicação de processos, responsáveis por fazer toda a engrenagem corporativa funcionar para que as entregas aconteçam dentro do prazo estabelecido.  

Esses processos devem ser revisados de tempos em tempos para possíveis adaptações e mudanças que se fazem necessárias, trazendo mais eficiência para o time. Mas como implementar um novo processo de forma bem-sucedida? 

Para garantir que os resultados continuem aumentando e que a equipe esteja alinhada com os objetivos do negócio, é preciso revisitar o que foi feito para entender o que pode ser melhorado e como os gestores lidam com as tarefas que precisam desses ajustes. 

Afinal, para manter a inovação acontecendo, é preciso otimizar tempo, elevar o desempenho dos profissionais e acabar com burocracias desnecessárias. 

Por que melhorar os processos internos? 

Mesmo com uma entrega eficiente, existem processos que podem ser simplificados ou até mesmo passarem por uma reestruturação para se adequarem melhor aos objetivos atuais da empresa. 

É comum criar hábitos ou ter resistência a mudança quando tudo parece funcionar de forma perfeita. Mas basta revisitar as etapas para encontrar pontos de melhoria que podem trazer uma nova perspectiva para a execução das demandas do dia a dia. 

Mapear os processos, definir uma escala de prioridade para a resolução dos problemas e trabalhar para expandir a mentalidade dos colaboradores para encontrar essas melhorias e apontá-las é um bom começo. 

A gestão também é uma parte importante desse processo e deve entender o seu papel para fomentar essa cultura dentro da empresa, mostrando como um novo processo pode trazer muitos benefícios para diferentes áreas, simplificando a rotina. 

Implemente um novo processo com eficiência 

Ao realizar o mapeamento dos processos, identificar quais devem ser priorizados e definir como serão aprimorados, é a hora de iniciar a implementação das melhorias. 

Essa é uma tarefa que requer tempo e paciência para fazer possíveis ajustes até chegar no resultado desejado. Exige a adaptação de diferentes áreas do negócio, a inserção dele na rotina e outras possíveis dificuldades que podem surgir. 

Mesmo com esses desafios no caminho, essas mudanças são necessárias para gerar um impacto positivo na entrega final e mantém a empresa no movimento do mercado, tornando-a mais inovadora. 

Para que essa tarefa se torne mais tranquila, separamos algumas dicas que podem ser úteis: 

  1. Defina o objetivo 

Quando um novo processo é implementado à rotina de trabalho, ele pode ter diferentes objetivos. Mas, é preciso definir um objetivo principal, que guiará a escolha dos profissionais que ficarão responsáveis por essa demanda e os resultados que devem atingir. 

  1. Recrute os profissionais necessários 

Ao ter o objetivo principal definido, é preciso definir as pessoas que ficarão à frente dessa melhoria, não só de implementá-la, mas também monitorá-la. 

Essa é uma parte crucial e extremamente estratégica, pois é a partir dos profissionais selecionados que o tempo de implementação será definido e as soluções dos possíveis desafios serão traçadas. 

Nesta etapa também são definidas as atividades que cada um ficará responsável por executar até o final desse projeto. É importante que fique claro o papel que cada um vai desempenhar. 

  1. Apresente a ideia  

A ideia dessa melhoria deve ser “vendida” para todos, explicando os principais benefícios e como trará melhores resultados e otimização de tempo para as áreas envolvidas com a demanda. 

Os gestores são peças fundamentais para repassar a ideia adiante e envolver todos os profissionais para essa mudança positiva. 

  1. Acompanhe o cronograma 

Com todas as definições feitas, é a hora de acompanhar o cronograma de entrega e implementação. Para que tudo ocorra como o planejado, o ideal é que uma atividade comece quando a anterior já esteja finalizada, tornando o processo mais fluido

A comunicação é uma parte fundamental para que todo novo processo tenha êxito em sua implementação, garantindo os melhores resultados no tempo planejado. 

Criar o hábito de revisar todos os processos executados dentro do negócio e otimizá-los traz muito aprendizado para a equipe, que lidará com novos desafios com maior preparo e ainda garante um aumento significativo nos resultados conquistados, como é possível conferir neste conteúdo sobre os benefícios da otimização de processos. Boa leitura!