Please ensure Javascript is enabled for purposes of website accessibility

Idioma

08/07/2021 | Plusoft

Como criar um chatbot no Messenger do Facebook? Venha descobrir!

LinkedInFacebookTwitterEmail

Com um público consumidor cada vez mais conectado, os usuários tornaram-se mais exigentes e atentos sobre a forma como as empresas atuam. Em um mercado tão concorrido como o atual, independentemente do seu segmento, isso significa que é necessário estar antenado e receptivo aos avanços tecnológicos, a fim de garantir a satisfação dos seus consumidores — e não há dúvidas de que isso passa pelo atendimento oferecido.

Por exemplo, você já ouviu falar do uso de chatbots no Messenger? A essa altura, nem mesmo é preciso tratar da essencialidade de trabalhar a sua presença digital nos mais diversos canais do universo virtual. No entanto, a questão é: de que forma você os utiliza como um veículo de comunicação efetivo com o seu cliente?

Uma pesquisa realizada pela Nice InContact constatou que, em se tratando dos indivíduos das gerações Z e Y, há uma inclinação significativa de concordância com a ideia de que os chatbots são capazes de agilizar e de facilitar a solução de inconvenientes.

Além disso, já não é novidade que esse recurso são empregados por companhias de grande porte em diversos ramos, como finanças e telefonia, como uma solução para descomplicar o atendimento. Elevando, inclusive, a capacidade de fechar vendas 24 horas por dia, sete dias por semana.

Se você quer ganhar mais destaque no seu setor, considerando o cenário tecnológico que vivenciamos, continue a leitura e entenda mais sobre os chatbots no Messenger e como criá-los!

Quais são as vantagens de utilizar um chatbot no Messenger?

Antes de tratarmos dos benefícios desse recurso, vale a pena entendermos por que sua utilização faz tanto sentido na estratégia de negócios. Basicamente, um chatbot no Messenger auxilia no atendimento ao cliente, melhora o engajamento e, claro, a conversão de usuários. 

Eles são capazes de auxiliar as empresas nas mais distintas frentes — do marketing às vendas, por exemplo. A sua utilização possibilita que sejam enviadas mensagens em sequência aos usuários, além de anexar conteúdos como e-books, imagens e até gifs.

Outro ponto interessante é que, dependendo da forma como o software foi desenvolvido, é possível utilizá-lo como canal para que os leads sejam nutridos (por exemplo, com a entrega de materiais pelo próprio bot), auxiliando nas vendas, entre outras ações.

Como é possível criar chatbots para o Facebook Messenger?

Até aqui, você pôde entender a importância da adoção dos bots para otimizar a interação com o seu público e os benefícios que eles podem proporcionar para a empresa, impactando os seus resultados. Mas como criar uma solução que seja benéfica à sua empresa?

A seguir, você poderá conferir algumas dicas básicas que o nortearão na criação de um chatbot no Messenger, te ajudando a trabalhar as estratégias e elaboração de fluxos de diálogo com os usuários. Vamos lá?

1. Estabeleça o seu propósito

Como toda solução que se cogita implementar, a criação de um chatbot no Messenger também demanda planejamento e requer que você defina o objetivo a ser alcançado com esse movimento.

Comece refletindo sobre o propósito do seu bot, questionando-se, por exemplo, se há, hoje, um departamento sobrecarregado na empresa e qual setor seria mais beneficiado com a adoção dessa solução. Isso ajudará a identificar qual tipo de bot faz mais sentido para as suas necessidades.

É possível, por exemplo, criar um chatbot com a finalidade de auxiliar o setor de vendas, o departamento de marketing ou a área de atendimento ao cliente (lembra-se de que falamos sobre como eles podem atuar em inúmeras frentes?).

Inclusive, se você estiver em busca de uma solução para atender a diversos objetivos, será viável criar um bot “principal”, que poderá direcionar o usuário para outros mais especializados, de modo que ele nem mesmo perceba essa “transição”.

2. Elabore um fluxo de interação

Observe os principais questionamentos que são levantados pelos seus clientes e elabore respostas ou fluxos de atendimento que ajudem a resolver a dúvida levantada ou serviço solicitado.

Neste ponto, é importante pedir o apoio dos especialistas de cada um dos setores da corporação para respondê-los e, a seguir, iniciar a elaboração dos fluxos de conversação mais adequados para a interação com o público. 

3. Dê uma personalidade ao seu bot alinhada à imagem da empresa

Independentemente da plataforma em que ele será utilizado, tenha em mente que o seu chatbot precisa ter uma personalidade. Ou seja um tom de voz específico no atendimento, que pode ser mais ou menos formal, alegre ou sóbrio etc.

Esse aspecto é importante porque, ao desenvolver um chatbot cuja personalidade reflita a forma como o seu negócio se apresenta, a experiência dos seus consumidores mais humanizada. Para isso, considere que ele precisa estar alinhado ao modo como a sua companhia se comunica nos demais canais e crie uma linha de comunicação similar

4. Escolha a plataforma ideal de forma consciente

Segundo o Gartner, a AI (Inteligência Artificial) será um tipo de investimento usual visando à experiência do cliente nos anos que virão. Inclusive, é esperado que, pelo menos, 47% das organizações façam uso de chatbots para o atendimento ao público. 

Esse é mais um dado que demonstra, além da importância da adoção da solução, o quão essencial é fazer uma escolha consciente da plataforma que será responsável pelo desenvolvimento da ferramenta.

A plusoft AI, por exemplo, garante interações com os chatbots de um modo inteligente e bastante natural, com um hub de soluções disponibilizado no modelo SaaS (Software as a Service), que oferta uma solução alocada 100% na computação em nuvem e que, por isso, pode ser acessada em qualquer lugar com conexão via internet.

A plusoft AI realiza desenvolvimento e gestão de chatbots (também de voicebots e de assistentes virtuais) que podem ser integrados aos mais diversos meios de comunicação, como SMS, Telegram, WhatsApp, Facebook, entre outros.

Como você pôde ver, a utilização de um chatbot no Messenger pode representar um diferencial no mercado concorrido dos dias de hoje.

Em vista disso, que tal aproveitar para conhecer um pouco mais da nossa solução para o desenvolvimento de chatbots e entender o que podemos fazer pela sua organização? Fique por dentro da plusoft AI e descubra os nossos diferenciais!